Você conhece mulheres empreendedoras? Mesmo com as dificuldades, como a desigualdade salarial (ou por causa dela), o empreendedorismo feminino tem crescido significativamente no Brasil!

Segundo um estudo feito pelo Sebrae, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, no 3º trimestre de 2022, havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país

Mulherada dominando!

O número representa o maior contingente de empreendedoras da história.

Pensando sobre o tema e o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado no dia 19 de novembro, preparamos um texto completo sobre a crescente do empreendedorismo feminino.

Ao final, você encontra a história da chef Cafira, à frente do restaurante Fitó, em São Paulo! <3

Vamos nessa?

Marca histórica do empreendedorismo feminino

Antes da marca histórica em 2022, uma pesquisa realizada pelo LinkedIn e 2020, já havia revelado um aumento de 41% em novos empreendimentos liderados por mulheres, contra 22% daqueles liderados por homens.  

A pesquisa do Sebrae também mostrou que grande parte das mulheres abriu seu negócio por necessidade.

É em um cenário “de inspiração, conquistas e desafios, que o empreendedorismo feminino se desenvolve no país”, afirma o estudo. 

Os dados de uma pesquisa do Sebrae Pará, publicada em 2023, também revelaram que “ter independência financeira é o principal fator de encorajamento para 40% das brasileiras que querem empreender”.

Empreendedorismo feminino no setor de alimentação

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), baseado em dados da Receita Federal, revelou que o setor de alimentação tem forte participação feminina. O que se confirmou em 2020, em outra pesquisa da Abrasel, em parceria com o Sebrae, que identificou que este número chega a 46%. 

De acordo com o estudo, são mais de 1,6 milhão de trabalhadoras no setor de alimentação fora do lar.

Como aponta a Assossiação, no universo de bares e restaurantes, grandes chefs de cozinha são exemplo disso, incluindo nomes como Paola Carosella, Helena Rizzo ou Janaína Rueda

Destaque do empreendedorismo feminino no setor de alimentação

“A força feminina é evidente entre os bares e restaurantes. Aos poucos vamos equilibrando o jogo entre quem empreende, ampliando nossa presença e mostrando que nosso setor está à frente desta transformação”, afirmou Rosane Oliveira, líder do Conselho Nacional da Abrasel, acerca da pesquisa.

Na ocasião, Rosane também salientou: “Entre a força de trabalho já somos maioria. Isso é mais uma prova de como a alimentação fora do lar é cada vez mais inclusiva e diversa”.

Um cenário de dificuldades

Apesar das conquistas, o cenário das mulheres empreendedoras ainda enfrenta muitas dificuldades. Um estudo do Sebrae Pará, “Homenagem ao Empreendedorismo Feminino”, publicado em 2023, identificou algumas das principais adversidades.

Em relação às barreiras financeiras, os homens pagam 31,1% de juros ao ano, enquanto as mulheres pagam 34,6%, segundo apontou a pesquisa.

Apesar desta discrepância, a inadimplência é de 4,2% entre homens e de 3,7% entre mulheres.

Ainda analisando o âmbito financeiro, a pesquisa identificou que as mulheres empreendedoras também lidam com a desigualdade salarial

De acordo com o estudo, embora tenham um nível de escolaridade em média 16% superior ao dos homens, as mulheres donas de negócios ganham 22% a menos.

Outro dado que chama atenção nesse sentido é que, enquanto 49% das mulheres empreendedoras têm rendimento mensal de até um salário mínimo, o percentual dos homens nessa faixa de remuneração é de 35%, ou seja, os homens ganham mais.

Liderança feminina pelo Brasil

Mesmo com as adversidades, as mulheres continuam apostando no negócio próprio e se destacando em todo o território brasileiro.

Em alguns estados, a força feminina no âmbito do empreendedorismo já é um destaque nacional. 

Rio de Janeiro e Ceará, por exemplo, são os estados que lideram na proporção de mulheres donas de negócios. Em ambos, as mulheres representam 38% do universo de empreendedores, contra 34,4% da média nacional

Já considerando as regiões brasileiras, o Sudeste lidera, com uma participação de 44% de mulheres. 

Setores com predomínio de mulheres empreendedoras

Uma pesquisa do Sebrae identificou os setores em que as mulheres já dominam. São eles:

  • 1. Cabeleireiros e tratamento de beleza
  • 2. Comércio de vestuário (complementos)
  • 3. Serviços de catering, bufê e serviços de comida preparada
  • 4. Comércio de produtos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria
  • 5. Confecção sob medida
  • 6. Profissionais de saúde, exceto médicos e odontólogos
  • 7. Confecção (vestuário)
  • 8. Outras atividades de serviços pessoais
  • 9. Outras atividades de ensino
  • 10. Fabricação de artefatos têxteis

Empreendedora para se inspirar

Para comemorar o Dia do Empreendedorismo Feminino, o Alelando no Rolê, quadro queridíssimo das nossas redes sociais, foi conhecer o Fitó, um restaurante em Pinheiros, São Paulo.

Idealizado pela chef Cafira (@cafira), nascida em Fortaleza e criada em Teresina, o restaurante oferece uma cozinha popular do dia a dia, com essência nordestina e temperos do mundo.

São seis anos de história e uma equipe composta por 36 mulheres! O Fitó valoriza a inclusão na cozinha.

Em uma entrevista à Vogue, publicada em 2019, Cafira afirmou: “Meu sonho é que outros negócios e empresários olhem mais para a igualdade de gênero e coloquem mais mulheres em posições de poder”.

@alelobrasil

Bora conhecer um restaurante 100% feminino? Bora! ✨ No Dia do Empreendedorismo Feminino viemos conhecer o Fitó, o restaurante idealizado pela chef Cafira, que possui essência nordestina e uma equipe toda composta por mulheres. Já chama as amigas pra marcar o próximo almoço por aqui. E não esquece de levar o seu verdinho! 💳 💚 #empreendedorismofeminino #fy #viral @Fitocozinha

♬ sonido original – Alelo Brasil

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.