A sustentabilidade tem se tornado uma palavra cada vez mais comum nos negócios ao redor do mundo, e, no setor gastronômico, os restaurantes também têm sido cobrados pelos consumidores para minimizar seus impactos ao meio ambiente.

Essa tarefa, porém, não é simples e exige muita dedicação dos estabelecimentos. Mas, o esforço pode trazer resultados positivos. Adotar medidas sustentáveis pode, além de contribuir com o meio ambiente, aumentar a visibilidade do seu restaurante e se tornar um diferencial em relação aos concorrentes.

Para ajudar quem busca se tornar mais sustentável, listamos abaixo 5 dicas que podem auxiliar os restaurantes nessa tarefa:

1 – Invista na economia de água

Realize treinamentos com a equipe para conscientizar a todos sobre a importância de não desperdiçar esse recurso de extrema importância para o mundo. Além disso, busque resolver possíveis vazamentos e outros problemas de encanamento assim que detectá-los.

Se possível, invista também em equipamentos para reuso de água, como cisternas. Dessa forma, você consegue reaproveitar a água da chuva para fazer a limpeza das áreas externas do estabelecimento, por exemplo.

2 – Economize energia

Essa medida está em linha com a anterior. Caso ainda não utilize lâmpadas mais ecológicas, como o LED, que consomem menos energia e duram mais, faça a troca. Se for comprar novos eletrodomésticos, como geladeiras e freezers, fique atento à indicação de consumo e busque os mais eficientes.

Além disso, caso o orçamento permita, considere investir em um sistema de energia solar. Embora a instalação de painéis de célula fotovoltaica no seu restaurante represente um investimento alto, a economia que isso irá gerar pode valer a pena.

3 – Delivery ecológico

Na hora de fazer o delivery de pedidos, considere usar bicicletas para as entregas mais próximas ao restaurante, de forma a reduzir as emissões de carbono.

Já para embalar os alimentos, considere usar as embalagens recicláveis ou de materiais biodegradáveis, como os feitos a partir de fécula de mandioca ou bagaço da cana. Outra alternativa é adotar o uso de embalagens de vidro, incentivando os clientes a devolvê-las vazias nos pedidos seguintes. Assim, é possível reutilizá-las, após a devida limpeza.

4 – Separe o lixo

Essa dica parece básica, mas, não custa repetir. Recolha os produtos recicláveis, passe uma água para não atrair bichos e descarte no local adequado para, assim, contribuir com a redução do volume nos aterros sanitários do país. É uma pequena atitude que pode ter um grande impacto na sociedade.

5 – Controle o seu estoque

Essa medida é importante para evitar desperdícios de alimentos e, também, dos gastos do seu restaurante. Adote uma ficha ou algum sistema de controle que seja melhor para você de forma a controlar a quantidade disponível de cada produto e do quanto é necessário comprar para reposição. Dessa forma, a compra dos insumos se tornará mais eficiente financeira e ambientalmente.

Assim, é possível começar o caminho em direção à sustentabilidade do seu negócio e à colaboração com a preservação do meio ambiente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.