Quem nunca passou a vista em um cardápio e, só de olhar para as fotos coloridas dos pratos, ficou com ainda mais fome?
Mais do que informar a lista de pratos ou lanches servidos, o cardápio precisa instigar o cliente a ficar com vontade de comer tudo que tem por ali, além de deixar de cara a personalidade do lugar, seja ele descontraído, acolhedor, sofisticado ou elegante.
Abra esse menu de opções com a gente e veja como montar o cardápio perfeito para o sucesso do seu restaurante. Vamos nessa?
O que é um cardápio?
Mais do que uma lista que apresenta os pratos e bebidas disponíveis aos clientes, o cardápio é onde o restaurante manifesta suas ideias gastronômicas.
Nele, estão inclusas informações variadas , como:
- Descrições dos pratos;
- Preço;
- Opções de bebidas;
- Promoções especiais.
Também deve estar presente a possibilidade de opções diferentes, como: vegetarianas, veganas, sem glúten ou alergênicas.
Origem do cardápio
É da chique cozinha francesa que surgiu a ideia de colocar o nome dos pratos servidos em um papel em cima das mesas.
Antes disso, o que acontecia era um costume que, na verdade, dura até hoje: escrever os “pratos do dia” em placas ou quadros colocados na entrada do restaurante e chamar a atenção de quem circula pelo lugar.
Aliás, o tamanho reduzido do cardápio em relação ao quadro – sua principal vantagem – deu origem ao termo “menu”, que é uma variação do termo “minutu”, do latim “diminuto”.
Formato do cardápio
O cardápio impresso ainda é o preferido em bares, restaurantes e lanchonetes. Ele pode variar de uma folha simples até algo mais elegante, encadernado e com uma diagramação impactante.
Hoje em dia, com o maior acesso à internet, os menus digitais têm ganhado enorme espaço. Tablets, monitores e aplicativos no celular são cada vez mais comuns.
O uso dos menus digitais tem vantagens como a personalização e integração com o sistema de pedidos, permitindo um feedback instantâneo por parte da clientela, além de serem sustentáveis pela economia do uso de papel.
Como planejar o cardápio?
Planejar o cardápio é tão importante quanto planejar os pratos deliciosos que serão preparados em sua cozinha.
Seguir essas dicas pode ser muito valioso para o seu negócio.
Considere a capacidade da sua cozinha
De nada adianta colocar inúmeros itens no seu cardápio se sua cozinha não tem capacidade de armazenamento e de produção.
Na verdade, não respeitar esse critério, fatalmente, vai atrapalhar o desenrolar do dia a dia do restaurante, e a falta dos pratos prometidos no cardápio deixará os clientes chateados.
Os pratos precisam combinar com a proposta do restaurante
A proposta gastronômica e o que está no menu precisam andar juntos.
Se o restaurante é de comida caseira, por exemplo, é necessário que os pratos servidos tenham aquele jeitinho de comida feita em casa, com simplicidade e ingredientes frescos.
Cardápio e ambiente precisam estar em sintonia
Seria estranho sentar na mesa de um estabelecimento, olhar o cardápio, ver opções de hambúrgueres e hot dogs, mas em seguida observar que o ambiente tem decoração japonesa.
Não combina nem um pouco, né? Por isso, o cardápio e o ambiente precisam “conversar” na mesma língua, e uma cantina italiana não deve servir tacos mexicanos.
Outras dicas sobre o como preparar o local para receber o público são:
- Crie um ambiente aconchegante, afinal o momento da refeição tem que ser prazeroso e tranquilo;
- Pratos muito grandes podem incomodar pessoas sentadas em mesas pequenas, então é preciso simplificar;
- O respeito à identidade visual do restaurante precisa estar no design do cardápio, pois senão o cliente se perderá na proposta do lugar.
Utilize fotos reais
As fotos são grandes aliadas e a imagem certa consegue despertar o apetite. Por isso, a ideia de contratar um fotógrafo profissional para fotografar os pratos deve ser levada em consideração.
Ao olharem as fotos, os clientes vão ter a fome despertada pela aparência, além de compreender a proporção do que será servido.
Já uma imagem retirada da internet pode causar confusão e não explicar corretamente a proposta do prato servido.
Pense na estrutura do cardápio
A composição do cardápio vai variar conforme o estilo de serviço do seu restaurante. Veja um exemplo:
- Entrada e petiscos;
- Saladas e sanduíches;
- Pratos principais e, se houverem muitos, vale dividir em subgrupos (peixe, massas e carne);
- Sobremesa;
- Bebidas.
Precifique corretamente
A busca pelo valor ideal a ser repassado deve ser feita da seguinte maneira:
- Estude a realidade financeira de seus clientes;
- Conheça o preço praticado pelos concorrentes;
- Avalie a reação do público e mude os preços caso entenda isso como necessário, inclusive por causa das mudanças de valores dos fornecedores;
- Considere a despesa com os ingredientes para a produção e os custos administrativos (equipe de funcionários, luz, água, internet etc.);
Uma fórmula comum utilizada por estabelecimentos gastronômicos para fazer o cálculo do preço de um prato é a de triplicar o valor de custo.
A divisão é feita em três: custo real da receita, despesas do restaurante e a margem de lucro.
Sobre a margem de lucro, ela tem questões como serviço e o público do restaurante em sua variação. É estimado que o preço dos insumos não deva passar de 35% do valor de venda. Em um prato vendido a R$ 25, os insumos não podem custar mais de R$ 8,75.
Outras dicas são:
- Apresente duas faixas de preço distintas, com meia porção e porção inteira, sendo essa uma condição que traz mais alternativas;
- Um truque bem-vindo é o de evitar números redondos, pois um prato de R$ 19,90 parece ser muito mais atraente do que R$ 20;
- Escolha alguns pratos para que sejam mais baratos e coloque isso em destaque no cardápio. Novidades e lançamentos do restaurante também devem ganhar fotos maiores e que chamem a atenção;
Tenha cuidado com a montagem do cardápio
Além de selecionar os pratos, é preciso ter os seguintes cuidados:
- Evite repetições de pratos com ingredientes iguais, dê opções aos frequentadores;
- O contrário também não é interessante, pois exagerar nas opções pode confundir o público e sobrecarregar sua cozinha;
- Rasurar o cardápio prejudica a estética do material e não passa uma imagem profissional do restaurante.
Atualize o menu e invista em novidades
Ficar sempre na mesma variedade de pratos pode fazer o público se cansar do seu restaurante. Por isso, atualize o menu de tempos em tempos.
Uma boa ideia é colocar promoções em um certo momento do dia, como um prato executivo com preço mais acessível no almoço.
Determinadas sazonalidades, como Dia dos Namorados e Dia das Mães, e eventos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, são ótimas oportunidades para adicionar opções diferentes ao menu.
Digitalize seu cardápio com a Pede Pronto
Credencie o seu estabelecimento no app da Pede Pronto e permita aos seus clientes acessar o seu cardápio digital e fazer os pedidos direto pelo celular. Sem papel, sem filas, tudo a poucos toques de distância.
Vale tanto para retirada no local, quanto delivery. Conheça: pedepronto.com.br