O dinheiro que você recebe no mês “desaparece” como em um passe de mágica? Para melhorar isso e fazê-lo render mais é preciso ter educação financeira.
Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e publicada em um texto aqui da Alelo, mostra que cerca de 46% dos brasileiros dizem não conseguir controlar o orçamento. O levantamento ainda revela que 29% fazem essa gestão “de cabeça” ou recorrem a outros métodos pouco confiáveis.
Então a gente vai te explicar por que a educação financeira é tão importante pra você não ficar no sufoco todo mês. Bora lá entender?
O que é educação financeira?
De modo geral, educação financeira é saber administrar o dinheiro que se recebe pelo trabalho e como gastá-lo.
Segundo o e-book do Sebrae, Educação Financeira para Pessoa Física, “ a base
da educação financeira para pessoas físicas é o desenvolvimento do conhecimento das melhores formas de ganhar, gastar, economizar e aplicar dinheiro”.
Quando se tem um bom conhecimento financeiro, você é capaz de contabilizar recursos e criar reservas. Tudo com um bom planejamento e organização, a fim de evitar grandes endividamentos.
O Sebrae diz ainda que é importante desenvolver critérios que definam as compras. “Antes de qualquer gasto, é importante identificar a compra como um desejo ou como uma necessidade. Caso a compra ou aquisição que você esteja pensando em fazer seja uma necessidade, não há por que evitá-la, embora, em muitos casos, ainda seja possível planejar e procurar melhores condições”.
Objetivos da educação financeira
Mais do que poupar dinheiro, o objetivo maior de uma educação financeira é conseguir segurança e qualidade de vida no futuro.
Quando há planejamento financeiro, que é um braço da educação financeira, é possível conseguir, por exemplo:
- Uma boa aposentadoria;
- Comprar uma casa própria;
- Fazer uma grande viagem quando se aposentar;
- Abrir um negócio para a família;
- Investir em educação etc.
Ao aprender sobre educação financeira, as pessoas podem tomar melhores decisões com o dinheiro, economizar, atingir metas pessoais e ter uma maior segurança em relação às contas.
Dicas de educação financeira para cumprir objetivos
É preciso estabelecer metas, pois elas ajudam a entender o motivo de guardar dinheiro para um objetivo maior.
Mantenha-se dentro do orçamento estabelecido. Gastar além do que se ganha não é recomendado, pois isso irá contribuir para o endividamento.
Mantenha um diálogo com sua família. Todos devem estar a par das contas domésticas e do orçamento da família. Os membros precisam entender o objetivo maior, como a compra da casa própria, a troca do carro ou uma viagem, por exemplo.
Dê preferência para compras à vista. Assim fica muito mais fácil entender quanto se tem e quanto se gasta. Compras a prazo podem comprometer o orçamento.
Por fim, negocie preços, dívidas e pague adiantado sempre que possível. Isso ajuda a conseguir descontos.
Neste texto aqui do blog, tem várias dicas de como começar a poupar dinheiro por mês.
Educação financeira e o FGTS
Depois de aprender para que serve a educação financeira é hora de colocar em prática. Pagar contas e talvez até fazer um investimento.
Se você tem dinheiro do FGTS para receber no saque-aniversário, saiba que essa grana extra pode ajudar a organizar as contas e dar início a um objetivo maior.
Utilizando o Meu Alelo, é possível antecipar o seu saque-aniversário do FGTS, podendo receber no banco que preferir, com taxa de juros bem baixinha e com contratação 100% digital. Bom, né?
Continue navegando aqui no blog da Alelo e veja muito mais dicas para organizar sua vida financeira.
Se tiver alguma dúvida, fale com a Digio pelo WhatsApp. A gente tem uma equipe pronta pra te ajudar!