No poema “Ser Gentil”, do autor Bráulio Bessa, ele diz que ser gentil “é ser os olhos do outro, é ver o que o outro vê. Sentir a dor da ferida que nem está em você. Ser gentil é ser semente, regada na correnteza de um grande rio de amor, pela lei da natureza. Quem brota dessa semente, vira um pé de gentileza”.
Imagine se todas as empresas fossem um “pé de gentileza”. Seria excelente, afinal, as pessoas passam boa parte do dia no ambiente corporativo.
Mas, o report anual “Saúde mental e bem-estar do trabalhador brasileiro”, feito pela Zenklub revela que o bem-estar do trabalhador brasileiro está longe do ideal. A média geral é de 65,4, quando o ideal é pelo menos 78 pontos de uma escala que vai de 0 a 100.
A pesquisa diz ainda que “dados do Ministério da Previdência Social mostraram que o número de benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais cresceram 38% em 2023 em relação aos números de 2022. Foram 288.865 no último ano frente a 209.124 no ano anterior”.
Tá vendo que gentileza e bem-estar são bem importantes no trabalho, né? Então dá só uma olhada nesses outros dados da mesma pesquisa.
No recorte por faixas etárias, os dados sugerem que Millennials são a geração com a saúde mental mais afetada. Essa é uma geração que tem por característica atrelar o sucesso da vida profissional com a realização pessoal.
A Geração Z, em contrapartida, pode estar sendo afetada por outro aspecto. Conhecida por sua conexão com um senso de propósito, essa geração pode ter seu bem-estar afetado em trabalhos que não se conectam com ela nesse nível.
Neste texto, a gente vai te mostrar como e por que ser gentil no ambiente de trabalho faz a diferença (para melhor) no ambiente corporativo. Bora lá?
Gentileza no ambiente de trabalho
Segundo o dicionário brasileiro da Língua Portuguesa, Michaelis, gentileza é um substantivo feminino que significa qualidade de gentil, ato de delicadeza ou ato de grande distinção.
Na prática, gentileza é um misto de educação, empatia, convívio social e mais um monte de ações que tornam o ambiente onde se está agradável, aquele lugar onde a gente gosta de estar.
Mas quais as vantagens, tanto para o colaborador quanto para a empresa, em ter um ambiente com mais gentileza? A gente te mostra no próximo tópico!
Vantagens da gentileza no ambiente de trabalho
São muitas as vantagens, tanto para colaborador quanto para o empregador.
No ambiente de trabalho, quando se tem um local menos “hostil” e mais “gentil”, fica mais fácil, por exemplo, solucionar problemas e favorecer as conciliações.
Ao compreender que a gentileza pode fazer parte do dia a dia laboral, o colaborador consegue também traçar um plano de autodesenvolvimento, melhorando cada vez mais o seu bem-estar no trabalho.
As empresas, ao motivarem os colaboradores, conseguem criar estratégias de gestão com números mais reais e alcançáveis, além de serem capazes de identificar e extinguir perdas de performances causadas por adoecimento emocional, melhorando os resultados de forma mais sustentável.
Um negócio que incentiva a gentileza no ambiente de trabalho ainda pode ser reconhecido na sociedade como um local positivo e que promove o bem-estar entre os colaboradores, tornando-se referência para outras instituições.
Como incentivar a gentileza no trabalho
A gente sabe que em muitas empresas a tecnologia está presente, auxiliando e facilitando o dia a dia.
Contudo, as instituições ainda precisam de pessoas para continuarem em operação. Pode ser um número modesto ou uma quantidade expressiva de colaboradores. Mas, as pessoas ainda são a principal peça da “engrenagem” chamada negócio.
E o primeiro passo é que todos os envolvidos façam o que precisa ser feito, da melhor forma possível, dentro dos prazos estabelecidos. Dessa forma, a rotina de trabalho fica mais leve e prazerosa, sem tumultos e estresse gerado por um pequeno grupo que descumpre o combinado.
Ser gentil na empresa é ter empatia, ter um espírito colaborativo entre as pessoas que dividem o mesmo espaço diariamente.
Dicas para melhorar a gentileza na empresa
Dia da gentileza
Que tal criar o dia da gentileza na sua empresa? É só escolher uma data que se repetirá todos os meses. Por exemplo: toda primeira sexta-feira do mês ou a última segunda-feira de cada mês.
E o que fazer nesse dia? Será um dia no qual a empresa irá estimular os colaboradores a fazerem algum ato de gentileza dentro da empresa mesmo. Pode ser dar um abraço nos colegas, levar um chocolate como agradecimento por alguma ajuda, uma cartinha, um almoço juntos e por aí vai.
E por falar em cartinha, olha só o próximo item!
Mural da gentileza
No mural, os colaboradores podem deixar recadinhos para os colegas de trabalho como um ato de gentileza. Pode ser um agradecimento pela amizade que nasceu dentro da empresa.
As mensagens podem ser ainda fotografadas e compartilhadas nas redes sociais da empresa ou dos colaboradores. É como um “carinho na alma”, sabe?
Descontração com afeto
A gente sabe que na empresa existem prazos e muito trabalho para serem cumpridos. Mas que tal na hora do almoço chamar um colega para almoçarem juntos?
Pode ser também um lanche ou um cafezinho. O que vale aqui é estreitar os laços que podem evoluir de meros colegas de trabalho para uma amizade sincera e verdadeira.
Atestado de gentileza
Outra forma de estimular a gentileza na empresa é entregar o “Atestado de Gentileza”. Ele é uma folha entregue aos colaboradores para que eles preencham e entregue a algum colega.
Por exemplo: ele preenche o nome dele, o nome de quem irá receber e o motivo pelo qual está atestando a gentileza. Tudo de forma bem simples!
A ideia é estimular a convivência entre as pessoas e fazê-las perceber que existem vários motivos pelos quais podem agradecer ao colega de trabalho.
E se o trabalho é home office?
O “Atestado de Gentileza” ou o “Mural da Gentileza” podem ser de forma virtual.
E que tal um amigo oculto por delivery? Pode não ser a opção mais calorosa, mas com certeza, a empatia será a mesma.
E como cantou Leoni: “Quem sou eu pra julgar? / É normal que a gente esqueça / Só passei pra lembrar / Gentileza gera gentileza”.
Continue navegando pelo blog da Alelo e descubra várias ações que podem ser colocadas em prática na sua empresa e melhorar o ambiente de trabalho.