Dia 18 de agosto é o Dia do Estagiário. Que tal aproveitar esta data para compreender como este profissional (em construção) pode contribuir para sua empresa?

O estagiário é uma pessoa no início de sua carreira. Para ser admitido em um programa de estágio, é preciso estar cursando o ensino superior, curso técnico ou ensino médio. O objetivo final é entrar em contato com a profissão e desenvolver as competências técnicas que o permitirão exercer a carreira escolhida.

Contudo, muito antes do diploma chegar, suas habilidades já são colocadas em teste, garantindo experiência e conhecimento de causa.

Isto porque, é fazendo na prática que se conhece as possíveis áreas de atuação, identifica-se as verdadeiras vocações e oportunidades. Sem contar a possibilidade de erro e acerto, tão importante no início de qualquer nova atividade.

É inegável que existem muitos benefícios para os estagiários. Mas e para as empresas?

Muito além de custos mais baixos, contratar estagiários pode trazer muitas vantagens para os negócios, como veremos a seguir.

Por que criar um programa de estágio?

Contratar profissionais que ainda estão em formação pode contribuir de muitas formas ao seu negócio. Uma delas é criando um ambiente propício à inovação.

Por estarem no início da carreira e ainda estudando os aspectos da profissão que querem exercer, os estagiários tendem a ter mais ideias inovadoras, o que pode contribuir para o desenvolvimento de métodos de trabalho e de novos produtos na empresa.

Nati, Lucas e Ale, Estags da Alelo S2 Conheça os outros depoimentos aqui.

Outra contribuição pode ser vista no engajamento. Normalmente, os estagiários possuem vontade de aprender e trabalhar, até mesmo para tentar garantir uma possível efetivação ao fim do estágio. Dessa forma, eles contribuem para o alcance de metas e aumento da produtividade da companhia.

Além disso, por representar uma experiência inicial no mercado de trabalho, estagiários não possuem vícios e conseguem se adaptar à cultura do negócio de forma mais rápida. Uma ótima oportunidade para formar excelentes colaboradores, e de quebra, dar aquele empurrãozinho inicial que todos precisam no início da carreira.

E falando em empurrãozinho, um programa de estágios também é uma boa oportunidade de promover diversidade, responsabilidade da empresa com a sociedade, e uma excelente forma de criar um ambiente fértil para a criatividade.

Afinal, para sair do lugar comum é preciso a contribuição de pessoas plurais, com diferentes vivências, origens, idades e desafios.

Mas para que todo esse potencial seja atingido, é preciso garantir um programa de estágios eficiente.

Como ter um programa de estagio efetivo?

Pode parecer óbvio, mas é bom reforçar. Para que a contratação de estagiários realmente traga benefícios para a empresa, é preciso compreender que, apesar de serem profissionais em formação, são pessoas com sonhos, necessidades e competências únicas, e que portanto, precisam ser respeitadas e acolhidas como qualquer outro profissional.

Com isso em mente, confira abaixo um checklist com os principais pontos para ter um programa de estágio efetivo:

  • É preciso que o RH e os gestores estejam dispostos a ensinar;
  • Designar tarefas que realmente contribuam para a formação desse profissional e que tenham relação com seu campo de atuação;
  • Na hora do recrutamento é importante não focar apenas em estudantes de faculdades famosas. Esteja aberto a entrevistar e conhecer possíveis estagiários de diferentes instituições. Os mais engajados e motivados a aprender podem estar em qualquer universidade;
  • Outro ponto importante é manter a comunicação sempre aberta com os estagiários, oferecendo feedbacks para que eles possam entender o que a empresa espera deles, seus pontos fortes e os pontos a melhorar.

Fique atento com as exigências legais

Por fim, para ter um bom programa de estágio, também é preciso estar atento às exigências legais. Embora esses profissionais não sigam as mesmas regras da CLT, há leis específicas que as empresas devem observar.

Os contratos são regidos pela Lei 11.788/2008 que determina, entre outras coisas, que a carga horária não deve ultrapassar as seis horas diárias e 30 horas semanais, ou ainda, que há direito de 30 dias de recesso após um ano de estágio.

Estar atento a essas e outras regras é fundamental para garantir que sua empresa tenha um programa de estágio efetivo e com bom reconhecimento no mercado. Além das vantagens já citadas sobre engajamento e inovação, o programa pode ajudar na construção da marca do seu negócio e na atração e formação de bons profissionais.

Afinal, aprendizes hoje, líderes no futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.