Em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), desenvolvemos indicadores inéditos sobre os impactos da COVID-19 na atividade econômica do Brasil, com foco no consumo em supermercados e restaurantes.

Os dados analisados foram coletados a partir da utilização dos cartões Alelo Refeição e Alelo Alimentação, correlacionando volume, valor e frequência de uso dos benefícios em estabelecimentos comerciais credenciados. O levantamento, realizado em todo o território nacional, compara as transações diárias de 6 de janeiro a 31 de maio de 2020.

De acordo com critérios para classificação dos estabelecimentos comerciais por categoria ou tipo de bens e serviços oferecidos, foram desenvolvidos dois índices: ICS e ICR.

  • ICS Índices de Consumo em Supermercados: acompanha o volume e o valor de transações realizadas com benefício Alimentação, além da quantidade de estabelecimentos comerciais que receberam tais pagamentos.
    Em sua composição, foram incluídos os estabelecimentos: Mercearias e Supermercados; Comidas Congeladas; Padarias; Atacadistas; Miscelâneas – Conveniência e Delicatessens.
  • ICRÍndices de Consumo em Restaurantes: acompanha volume e o valor das transações realizadas com o com benefício Refeição, bem como o número de estabelecimentos comerciais que receberam essa modalidade de pagamento. Para tanto, foram considerados os estabelecimentos: Restaurantes; Lanchonetes; Padarias; Miscelâneas – Conveniência e Delicatessens; Postos de Gasolina; Bares, Discotecas e Casas Noturnas.

“Esses dados são importantes para a sociedade brasileira entender parte dos reflexos do atual momento na economia brasileira e ajudará o varejo a se preparar para a retomada, visto que o volume movimentado de voucher representa receita expressiva nesses dois segmentos. Ao entender esse movimento de mercado, buscamos alternativas, por meio dos produtos e serviços, para apoiar nossos parceiros”, explica Cesario Nakamura, presidente da Alelo.

A versão mais recente do arquivo do estudo, com os índices periodicamente atualizados, está disponível para download em nosso site    

A Alelo está sempre investindo em pesquisas para entender o comportamento dos brasileiros, usando a inteligência para conectar pessoas e negócios. Esperamos que as informações dos índices sejam úteis para você e sua empresa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.