Vale a pena investir em franquias?

Ouça a matéria sobre investir em franquias clicando no player:

Abrir seu próprio negócio é o sonho de muita gente. Uma pesquisa inédita sobre hábitos do trabalho, encomendada pela Alelo e realizada pelo Instituto Ipsos, revelou que 50% das pessoas (de um total de 2333 entrevistados) com empregos fixos pretendem abrir uma empresa própria em até cinco anos. Muitas vezes, investir em franquias é um caminho para iniciar a sua jornada do empreendedorismo do próprio negócio.

Entre as diversas possibilidades de investimento as franquias se destacam.

De segmentos tão variados quanto roupas, alimentação, idiomas e até farmácias, as franquias estão espalhadas Brasil afora e chamam a atenção de empreendedores tentados a entrar nesse ramo em busca de menores riscos.

Especialistas ressaltam, porém, que é preciso conhecer bem o sistema de franchising antes de investir nele.

A pesquisa trimestral de desempenho das franquias, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que este mercado registrou um crescimento nominal de 6,1% no terceiro trimestre deste ano no Brasil, em relação ao mesmo período de 2018. O faturamento passou de R$ 44,479 bilhões para R$ 47,203 bilhões.

O índice de abertura de lojas no terceiro trimestre foi de 4,3%, contra o fechamento de 1,4% das unidades. Com isso, o total de unidades de franquia em operação no país chegou a 160.553, de acordo com a ABF. Com este desempenho, a associação projeta que o crescimento do setor em 2019 deve ser de cerca de 7% em faturamento e de 5% em unidades franqueadas e empregos gerados.

A pesquisa indicou ainda os segmentos com maior crescimento em receita no período:

Investir em Franquias: dados pesquisa franquias no brasil 2019 casa e construção 9,1%, Moda 8,6%, Comunicação informática e eletrônicos 8,3%, Hotelaria e turismo 7,2%

Investir em Franquias: dados pesquisa franquias no brasil 2019 casa e construção 9,1%, Moda 8,6%, Comunicação informática e eletrônicos 8,3%, Hotelaria e turismo 7,2%

Embora o cenário econômico seja favorável e as franquias tragam vantagens como a de adquirir o direito de uso de uma marca já conhecida, com portfólio e processos testados, por outro lado, exigem uma série de obrigações do franqueado.

Veja as dicas apontadas por especialistas antes de investir em franquias.

1. Estude o mercado do segmento

Em primeiro lugar, para diminuir os riscos, antes de investir em franquias, a dica de Roberto Falcão, coordenador de pós-graduação em marketing da Fundação Álvares Penteado (FECAP), é fazer uma análise de mercado e buscar segmentos que ainda não foram atendidos.

“Alguns setores apresentam um volume considerável de participantes, mas isso não significa que não existem oportunidades. Mercados mais populares como o de salões de beleza, escolas de idioma, academias de ginástica e alimentação, por exemplo, por possuírem menores barreiras de entrada, tendem a ter um volume maior de empresas”, diz Falcão.

2. Escolha uma área com a qual tenha um mínimo de afinidade:

Marcelo Maia, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), reforça que também é necessário que o investidor tenha alguma identidade com o ramo da franquia que quer abrir. “Afinal, como posso ter um restaurante, por exemplo, se não aprecio, minimamente, a manipulação de alimentos?”

3. Converse com franqueados e entenda os desafios:

Além disso, uma outra dica importante é conversar com atuais franqueados e entender quais são os desafios, as rotinas e problemas do negócio.  Além disso, especialistas reforçam que é imprescindível ter claro qual é o papel do franqueador, entendendo exatamente como ele vai atuar em todos os passos do processo: análise do ponto comercial, treinamento de funcionários e gestão da loja.

“Também é necessário verificar se o franqueador tem estrutura gerencial para cuidar de todos os franqueados, entre outros aspectos. Não adianta apenas um bom contrato”, reforça Roberto Falcão, referindo-se ao suporte que a matriz dará a suas filiais.

4. Leve o contrato para um advogado especializado, antes de investir em franquias:

Concluindo e falando em contrato, antes de fechar qualquer negócio, lembre-se: “leve o contrato de franquias para a análise de um advogado especializado, uma vez que este instrumento irá reger a relação pelos próximos anos”, finaliza Maia.

Gostou do texto? Levar informação aos estabelecimentos credenciados a nossa rede de aceitação é uma das iniciativas do programa Alelo Mais Valor. Saiba mais

Aproveite também para ler outras matérias que já produzimos aqui no Blog da Alelo.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.