Você já deve estar cansado de ouvir falar sobre a importância da água. Nos tempos difíceis que estamos vivendo hoje, com a pandemia coronavírus atingindo o mundo todo, o líquido torna-se ainda mais importante.
Se você estiver gripado ou resfriado, precisa de mais hidratação. A água ajuda a regular a temperatura central do corpo e a diminuir as dores de cabeças gripais.
O líquido também é fundamental para a hidratação das mucosas do nariz e da boca, que são essenciais para combater infecções e barrar a invasão de bactérias.
Para ajudar, vamos te dar algumas dicas para que você não esqueça de tomar esse líquido essencial à nossa saúde:
1 – Tome um copo assim que acordar para que se torne um hábito como escovar os dentes.
2 – Compre copos ou garrafas que combinem com o seu estilo para deixar ao seu alcance. Sempre que você olhar para o objeto, sentirá vontade de repor a água.
3 – Aromatize a água com frutas. Fica uma delícia e superrefrescante!
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, devemos tomar, no mínimo, 2 litros de água por dia, o que representa 6 a 8 copos. Sucos de frutas frescas ou polpa congelada (sem açúcar), chás (sem açúcar) e água de coco também contém uma boa quantidade de água em sua composição, mas sempre que possível, recomenda-se o consumo desta quantidade de água pura.
Apesar dessa recomendação, a quantidade de água a ser consumida pode variar de indivíduo para indivíduo, e conforme a temperatura do ambiente. Deve-se tomar cuidado redobrado com a hidratação em climas muito quentes e secos .
Todas as células, órgãos e sistema nervoso do nosso corpo precisam do líquido para funcionar. Sem água, nosso organismo não conseguiria transportar nutrientes, realizar os processos digestivos, respiratórios e nem eliminar substâncias tóxicas ou que não serão mais utilizadas pelo corpo. Tudo isso, pode refletir em nosso grau de imunidade.
Beber a quantidade necessária de água todos os dias pode parecer uma tarefa difícil, mas é apenas uma questão de hábito. Não deixe a sede chegar para se hidratar. A dica é estar com uma garrafinha cheia sempre às mãos. Assim fica fácil, experimente!