Para ser um bom líder é preciso saber como incentivar, motivar e engajar a equipe. E dentre todo os diferentes tipos de liderança, a carismática é uma das mais populares. Como o nome diz, este líder tem alta capacidade de influência, boa comunicação e muito mais.

Para ajudar você a entender melhor sobre esse tipo de líder, o blog da Alelo preparou um conteúdo com todas as características e vantagens dessa liderança. Bora saber mais?

Como funciona a liderança carismática?

Em períodos de muitas mudanças e incertezas, como os que encaramos durante a pandemia de Covid-19, o líder carismático ganhou um espaço significativo por seu perfil motivador e instigante.

Isso acontece porque esse tipo de gestor sabe como ser empático, ouvir os colaboradores e encontrar soluções que sejam benéficas e eficazes para toda a equipe – sem deixar sua postura de autoridade de lado.

Em primeiro lugar, o líder carismático é um ótimo ouvinte. Esse tipo de gestor sabe que seus colaboradores são aqueles que vão saber dizer quais são os problemas da rotina e o que deve ser feito para melhorar os resultados. Desse modo, essa liderança vai ouvir as expectativas e sugestões, dando espaço para todos.

A liderança carismática, portanto, inspira, motiva, transmite confiança e influencia a equipe em relação às responsabilidades e ações. A peça-chave aqui é a comunicação, visto que o líder com carisma consegue persuadir, instigar e influenciar os que estão ao seu redor.

As pessoas são o foco, além do equilíbrio de demandas pessoais e das necessidades do negócio.

Como se tornar um líder carismático

Compreender as necessidades e os interesses dos liderados e manter uma postura empática faz com que estes gestores consigam motivar a equipe para que ela tenha um ótimo desempenho, e, com isso, a empresa alcance bons resultados.

Para ser um líder carismático, algumas características precisam ser observadas:

  1. empatia: saber se colocar no lugar do outro;
  2. acessibilidade e boa comunicação: saber como se comunicar com o restante da equipe e deixar um espaço para diálogos;
  3. motivação: saber como empolgar sua equipe e fazer com que todos trabalhem abracem as causas;
  4. confiança: mostrar para a equipe que ela pode confiar em você e que você confia na equipe;
  5. proximidade: deixar de lado a formalidade para manter mais perto as pessoas da equipe;
  6. transparência e inclusão: ser transparente com a equipe e incluí-la nas principais movimentações;
  7. estímulo à inovação: inspirar e instigar os colaboradores a buscarem novos caminhos para as tarefas e projetos.

Como saber se tenho carisma? Como praticar?

Segundo um estudo do BPS Research Digest, grande parte do carisma é resultado da adoção de técnicas transferíveis. Ou seja, nada que um bom treinamento não faça.

Para praticar, é preciso apostar no desenvolvimento de algumas competências, como: autoconfiança, comunicação, inteligência emocional, escuta ativa, otimismo e capacidade de influenciar.

Exemplos de líderes carismáticos

Steve Jobs, Martin Luther King Jr. e o Papa Francisco são grandes exemplos de liderança carismática. Essas três figuras foram essenciais para convencer pessoas a acreditarem nos seus objetivos – nos diferentes ramos em que estiveram/estão.

Vantagens e desvantagens da liderança carismática

Dentre os prós desse modelo, têm-se:

  • fácil resolução de conflitos devido à boa comunicação;
  • fidelidade da equipe;
  • maior engajamento dos colaboradores;
  • ambiente mais democrático;
  • bons resultados.

Já as desvantagens são:

  • o líder pode se tornar muito permissivo e tolerante, fazendo com que alguns erros passem despercebidos;
  • o líder tem que tomar cuidado para não fazer com que a equipe abuse da boa vontade e, consequentemente, a produtividade diminua.

A Alelo te ajuda a ser um bom líder

A liderança de qualidade demanda tempo para se dedicar às pessoas. E para ter tempo, é importante automatizar tarefas operacionais para que você possa focar naquilo que mais te trará resultados: uma equipe motivada e produtiva.

Para isso, a Alelo tem ferramentas que podem te ajudar. Confira:

Se você tem um estabelecimento comercial:

Com o Painel Meu Negócio, você acompanha o movimento do seu estabelecimento, a frequência da clientela e o desempenho da concorrência. Nada de controle em papéis ou planilhas complicadas. Faça o teste.

Se você é um gestor de RH:

Agora, se você precisa cuidar dos benefícios dos colaboradores da sua empresa, com a Alelo você consegue contratar novos cartões pelo e-commerce, fazer novos pedidos e gerir o quadro de funcionários pelo site, sem contar as soluções de gestão de vale-transporte que facilitam seu dia a dia e ainda geram economia.

Acesse o nosso portal e conheça todas as soluções para ser um líder de mãos cheias!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.