Ser líder é muito mais do que ser chefe. É inspirar, motivar e influenciar positivamente as pessoas. E para isso, existem diversos tipos de liderança.

Então se você pensa em ser líder ou se quer conhecer melhor seus gestores, o blog da Alelo preparou um conteúdo completo sobre as responsabilidades deste profissional, os tipos de liderança e mais. Vamos nessa?

Sem tempo para ler? Então dá o play para ouvir:

O que é liderança?

Segundo o Dicionário Michaelis, liderança significa “função de líder”; “[aquele] que revela autoridade”; “pessoa com espírito de ascendência”; “líder”. Mas, assim como tudo na vida, o conceito segue em constante evolução.

Liderança é a habilidade de influenciar, inspirar e motivar pessoas. Por isso, o líder é um agente de mudanças, isto é, o protagonista responsável por impactar a própria realidade e a vivência dos que estão ao seu redor, visando um objetivo em comum – seja nas tarefas do dia a dia ou na empresa como um todo.

Qual a função de um líder?

Nesta posição, o profissional deve distribuir as responsabilidades entre a equipe e estar atento às possibilidades de aprendizado e crescimento dos liderados. Assim, o time se manterá motivado e, consequentemente, produtivo.

Contudo, uma pesquisa realizada com mais de 95 mil líderes, de 49 países, realizada pelo Hay Group em parceria com a Universidade de Harvard, mostrou que quase 50% desses agentes criam um ambiente desmotivador na empresa. E apenas 19% causam um impacto positivo.

O que nos leva ao próximo tópico.

Importância da liderança

O papel do líder é fundamental, visto que sua principal função é representar a empresa na gestão de pessoas e ser o condutor de metas e objetivos.

Por estar responsável pela orientação e motivação de toda a equipe, o líder tem a importantíssima função de incentivar que seus colaboradores se envolvam nos projetos e evoluam profissionalmente.

Uma boa atuação da liderança garante bons resultados não só pelas estratégias que executa, mas pela transformação que promove nas pessoas.

E para isso, o líder precisa ter algumas habilidades específicas que veremos a seguir.

Qual é a diferença entre líder e chefe?

Antes de entender como garantir uma boa liderança, é preciso compreender a diferença entre líder e chefe.

  • O líder: guia a equipe, divide responsabilidades, tem boa relação interpessoal, é parceiro dos colaboradores, garante autonomia à equipe, incentiva e orienta os profissionais.
  • O chefe: dá ordens, tem um posicionamento centralizador e autoritário, normalmente está mais distante do restante da equipe, trabalha mais sozinho, não oferece autonomia aos colaboradores.

Como se tornar um bom líder?

Para se tornar um bom líder, antes de mais nada, é necessário ter em mente qual o principal papel da liderança na empresa, seja com relação aos objetivos estratégicos, seja quanto à manutenção do clima organizacional. Além disso, um líder precisa:

  • ter autenticidade;
  • ser acessível;
  • ser aberto ao diálogo;
  • saber como impactar os colaboradores;
  • ter muita criatividade;
  • ser transparente;
  • ter um papel de protagonista;
  • ser colaborativo e comprometido com a equipe.

Caso estas competências não sejam natas, é possível desenvolvê-las através de cursos, leituras ou mentorias.

Como ser um líder respeitado

Para ser respeitado por sua equipe, o líder precisa desenvolver habilidades para ser um bom agente de mudança.

Ser decisivo, dar um bom exemplo, ser transparente, ter uma boa comunicação com o restante da equipe, promover a capacitação dos que estão ao seu redor, reconhecer o sucesso do time, além de motivar e inspirar os colaboradores, são práticas essenciais para que o líder seja respeitado.

O que um líder não pode fazer

  • reter informações necessárias e importantes para a equipe;
  • querer ser referência a todo momento;
  • não ter sensibilidade ou empatia;
  • ter uma postura manipuladora;
  • não assumir erros;
  • esquivar-se de responsabilidades.

Quais são os tipos de liderança?

É inegável a importância do bom líder para o engajamento dos colaboradores. No entanto, existem diferentes tipos de liderança, dependendo das características pessoais do profissional à frente do time, ou ainda do perfil que a empresa busca para conduzir seus times.

Conheça alguns dos principais tipos de liderança:

Liderança situacional

Na liderança situacional o líder se adapta à realidade da empresa, à rotina, às demandas mais específicas e  também, aos colaboradores, fazendo com que todos possam desenvolver suas habilidades pessoais.

Liderança democrática

Conhecida também como participativa, na liderança democrática o líder pondera a opinião de todos os colaboradores, entendendo que não é o dono da verdade e que uma perspectiva diferente pode ser essencial para as decisões.

Esse perfil é responsável por instigar seu time a participar do processo de tomada de decisão.

Liderança liberal

Com ideais semelhantes aos da liderança democrática, a liberal também valoriza as opiniões da equipe. Mais do que isso, neste modelo, os colaboradores têm total liberdade para decidir. O papel do líder aqui é participar quando solicitado, dando maior autonomia e tendo como base o autogerenciamento.

Liderança transformacional

Assim como o nome sugere, a liderança transformacional instiga as transformações. Aqui, o pensamento “fora da caixinha” é muito incentivado. Neste modelo, o líder é um grande exemplo para a equipe, ajudando todos os colaboradores a desenvolverem as habilidades e capacitando o time em busca dos melhores resultados possíveis.

Liderança feminina

A liderança feminina nada mais é do que os cargos de chefia ocupados por mulheres. Contudo, a terminologia é importante para fomentar a igualdade de gênero dentro das empresas e, consequentemente, promover a igualdade na sociedade.

Liderança transacional

a liderança transacional prevê recompensas à equipe a partir das metas alcançadas. Pode existir também algum tipo de “punição” caso os resultados não sejam atingidos.

Sua principal característica é ser uma espécie de guia para os liderados, motivando-os de acordo com as metas e tarefas. Aqui, o principal papel do líder, portanto, é organizar o desempenho das tarefas.

Liderança carismática

A liderança carismática é aquela em que o líder é uma figura de inspiração e confiança, levando a equipe à ação através do seu espírito cativante. Tendo como base a comunicação, neste modelo, o líder sabe como persuadir, instigar e influenciar os colaboradores de forma bastante natural.

Liderança servidora

Esta categoria se preocupa em priorizar as necessidades dos liderados e de outros colaboradores da empresa. A liderança servidora é baseada na empatia e na escuta ativa dos que estão ao seu redor.

Existe liderança perfeita?

Não, a liderança perfeita não existe! Mas deve-se buscar um modelo ideal de liderança, apostando em práticas que atendam à cultura organizacional e às necessidades da empresa e dos colaboradores.

Assim, o bom líder irá potencializar o crescimento dos que estão ao seu redor, além de inspirar e motivar toda a equipe.

Como desenvolver técnicas de liderança?

Para aqueles que estão buscando ser um líder melhor, ou ocupar um cargo de liderança pela primeira vez, há diversos cursos, treinamentos e seminários.

É importantíssimo investir em estudo. Afinal, os conceitos de liderança estão mudando e os líderes devem acompanhar esta evolução para o seu próprio sucesso, e também para o bem dos seus colaboradores.

Além das técnicas, é importante investir também no aprimoramento da inteligência emocional, ou as chamadas “soft skills”.

Afinal, para ter produtividade e bons resultados, nada melhor do que uma equipe motivada, integrada e, acima de tudo, feliz!

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