Quais são as principais tendências para o futuro do RH? Foi buscando responder a essa pergunta que a Diretora de Gente e ASG da Alelo, Carolina Ferreira, e o Diretor Sênior de Práticas Globais de RH da Gartner, Sandro Araújo, participaram de um bate-papo no Alelo Talk durante o segundo dia do CONARH 2025.
Entre os temas abordados, os palestrantes destacaram a formação de novas lideranças, a utilização da inteligência artificial no ambiente de trabalho e a promoção da cultura organizacional dentro das empresas.
Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então confira um breve resumo do que rolou!
Formação de novos líderes e o papel do RH
Sandro Araújo abriu a conversa no Alelo Talk destacando como o mercado corporativo tem ficado cada vez mais competitivo, com aumento da exigência por resultados.
“A alta gestão das organizações está sendo pressionada por aumento de valor agregado, aumento de receita e, obviamente, isso reverbera dentro do RH, que passa a ter que responder por isso. Então é muito importante uma conversa buscando eficiência operacional, talvez mais agilidade e mais colaboração”, afirmou.
Para lidar com esse cenário de pressão por resultados, a saída tem sido investir na formação de lideranças capacitadas. Carolina destacou que a Alelo tenta capacitar os futuros líderes por meio de avaliações de desempenho, que ajudam a guiar o caminho do colaborador.
“A liderança hoje tem um papel mais protagonista. E aí vem o desafio do RH de como preparar essa liderança para esse novo papel. A nossa estratégia neste ano deu uma viradinha de chave, dando zoom na formação dessas lideranças, um pilar fundamental para a gente”, afirmou Carolina.
Já Araújo afirmou que a Gartner conta com cinco grandes prioridades na formação de um líder:
- Habilidades de liderança;
- Cultura;
- Planejamento estratégico da força de trabalho;
- Gestão de mudanças;
- Uso da tecnologia.
Uso da Inteligência Artificial
De acordo com um estudo da Gartner citado por Araújo, os CEOs têm expectativa de um salto de produtividade de 23% entre 12 a 18 meses após investir em inteligência artificial.
Além disso, ele citou que quase 50% dos entrevistados disseram não conhecer as ferramentas de IA disponíveis na organização deles. Dentro dos outros 50%, apenas 20% utilizavam essas ferramentas de forma recorrente.
Para Carolina, o primeiro passo consiste em dar repertório aos líderes sobre o que a IA é capaz de proporcionar para as organizações.
“A gente teve a estratégia de nivelar a formação da liderança para que entendam como elas podem ajudar nos microprocessos do dia a dia e não em grande escala. A partir desse nivelamento, a gente aprofunda pouco a pouco”, comentou.
Cultura organizacional
Promover uma cultura organizacional que converse com os objetivos da empresa é uma das tarefas mais importantes para o RH.
“Para poder falar de cultura, as pessoas precisam se enxergar nela. É sobre como as coisas funcionam na empresa”, afirmou a Diretora de Gente e ASG da Alelo.
De acordo com Carolina, a Alelo busca organizar as skills necessárias para trabalhar na empresa, o comportamento das equipes, como é o dia a dia, entre outros fatores, para construir a cultura organizacional.
Ela também citou a metodologia ECOA, que reúne quatro pilares essenciais para a Alelo:
- Evoluir com as trocas;
- Cliente no centro da decisão;
- Orgulho de fazer a diferença;
- Arriscar, corrigir e surpreender.
Já Araújo destacou que grande parte das empresas pensa em promover uma cultura de “marca empregadora”. Para isso, há um fator indispensável: a humanização.
“Na pandemia, nós percebemos que as pessoas não estão necessariamente preocupadas com as coisas que as empresas dão, mas com os sentimentos que elas geram quando essas coisas são oferecidas”, afirmou.
No final do bate-papo, Sandro Araújo e Carolina Ferreira responderam perguntas do público presente. A conversa na íntegra você pode conferir no YouTube.
Alelo Talk: tudo que o RH precisa saber no CONARH!
O Alelo Talk é o espaço exclusivo da Alelo no CONARH 2025. Um lugar pra mergulhar em cases reais, mentorias, painéis e rodas de conversa com quem é referência no mercado.
Continue acompanhando todos os bate-papos no YouTube!