Final de março, carnaval já ficou pra trás e é hora de começar o ‘Projeto (do próximo) Verão’ com uma dietinha básica. É hora de cortar gorduras, maneirar nos carboidratos, riscar de vez doces e chocolates… Pera, chocolate não precisa! Afinal, a iguaria feita a partir do cacau pode ajudar a emagrecer sim e não precisa ficar de fora da sua dieta. Ufa, ainda bem.

Sempre tido como vilão da história, o chocolate logo recebia grande culpa pelas gordurinhas a mais, pelas dietas fracassadas, pelos pneuzinhos e por aí vai. Mas essa maravilhosa guloseima pode sim ter espaço na vida de todos nós e ficar no lado do bem. Melhor, do lado da saúde. O segredo é simples: está na quantidade e no tipo do chocolate.

Não só de açúcar vive o chocolatinho nosso de cada dia. Se você escolher as opções amargo ou meio amargo, pode aproveitar melhor seus benefícios. Ele é rico em sais minerais, em vitaminas A, B, C, D e E, e possui os tais flavonoides, que são ácidos fenólicos que fazem o organismo produzir a leptina – um hormônio responsável pela saciedade. Além disso, possui antioxidantes, que auxiliam na prevenção do acúmulo de gordura nas células do corpo. Resumindo: chocolate ajuda no emagrecimento.

Aliás, os famosos antioxidantes ajudam na diminuição do colesterol ruim (LDL), que acaba evitando o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e reduz os riscos de um AVC, por exemplo. O chocolate também possui cafeína (não precisa ser o sabor café, viu?), que influencia o metabolismo, dando aquela acelerada na queima de calorias. Uma dica: quanto mais amargo o chocolate, mais cacau e mais desses nutrientes benéficos ele terá.

Já ouviu falar de radicais livres? Bom, muita gente já bateu os olhos nesse termo e se perguntou o que era. Se eles estiverem em grande quantidade no corpo, eles podem causar problemas como aceleração do crescimento e até provocar tipos de câncer. A neutralização dos radicais livres é outra função dos antioxidantes, juntos com as vitaminas A e B. Tudo isso dentro do seu chocolatinho!

Quando bate aquela tristeza e você sente que o chocolate ajudaria nesse momento, saiba que isso é real: ele te faz mais feliz. Isso porque o bendito doce estimula a secreção de uma substância chamada feniletilamina, parceira da serotonina, que dá aquela sensação de bem-estar quando começa a agir.

Depois de saber todos os benefícios que o chocolate traz, deixe um lugar especial pra ele na sua dieta. Mas não adianta nada se empanturrar de barras e mais barras. Além de optar pelo meio amargo ou amargo, o ideal é 1 quadradinho por dia, ou 50g.

Pode ser como sobremesa, idealmente após uma refeição com salada. Isso porque as fibras dos vegetais reduzem a velocidade de absorção de açúcares pelo organismo, diminuindo a glicemia. E claro, não deixando de praticar exercícios físicos regularmente. Com tudo isso em mente, pode ficar tranquilo e partir pro seu ‘Projeto Verão 2.0’.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.