Entre os dias 28 e 29 de maio acontece a 17ª edição da Virada Cultural em São Paulo. A expectativa é que as atrações aconteçam entre as 18h do sábado até as 18h do domingo.

Apesar de estar marcado para o último final de semana de maio, o evento já começou o esquenta com opções culturais para todos os gostos.

Então para te ajudar a se programar e aproveitar desde já, separamos algumas dicas e sugestões de atrações.

Vamos lá?

Dicas para você curtir a Virada Cultural

1- Crie um cronograma de atrações na Virada Cultural

Pesquise a programação com antecedência e crie um cronograma com as atrações que deseja participar. Tenha em mente o horário de início e término de cada uma e não se esqueça de incluir na agenda pausas para descanso e alimentação (não esqueça do seu Alelo para curtir uma boa comida paulistana).

2- Não leve peso

Como muitos dos eventos acontecem em praças e ruas, programe-se para não levar peso. Opte por bolsas menores, como por exemplo, as pochetes. Para guardar itens de valor, invista em doleiras. Elas podem ser usadas por dentro da roupa, perfeitas para manter seus pertences seguros.

3- Use o transporte público

É possível que algumas vias principais da cidade estejam bloqueadas. Portanto, optar pelo transporte público é a melhor opção. Caso seja indispensável o uso do automóvel, escolha estacionamentos próximos às estações de metrô e termine o percurso nos trilhos.

4- Covid-19 a prevenção ainda continua

Não se esqueça da máscara, álcool em gel e comprovante de vacinação antes de sair de casa.

Dicas anotadas, vamos ao que interessa!

5 sugestões de atrações na Virada Cultural

1) Tour Mulheres na História de São Paulo imagem de divulgação:

Tour de mulheres

Com duração de aproximadamente 2 horas, o passeio te leva para conhecer pontos turísticos e os nomes das responsáveis pelas construções, monumentos, identidade e memória da cidade.

  • Quando? Todos os sábados de abril e maio, às 11h
  • Onde? Praça da Colmeia, no Pátio Metrô São Bento
  • Quanto? Grátis, com retirada de senhas a partir das 10h30 no local. Saiba mais aqui.

2) Espetáculo Pinóquio

Peça de teatro PinoQuio

O musical enfatiza a importância da ética e da educação na formação dos indivíduos e conta com muita empolgação: teatro de animação, números com perna-de-pau, músicas, danças, instrumentos e movimentação do cenário numa sucessão de cenas zero tédio. Concepção e encenação são de Miguel Vellinho, da Cia PeQuod, canções de Tim Rescala.

  • Quando? Até 06 de junho, sábados e domingos às 15h, segunda a sexta às 19h
  • Onde? Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – São Paulo/SP – Próximo ao metrô São Bento.
  • Quanto? A partir de R$30 (parceiro Alelo Cultural) + informações aqui.

3) Exposição “Contramemória”

Obra de arte

Contramemória é uma exposição que pretende reler e traduzir criticamente, para o contexto atual, o ambiente cultural da Semana de Arte Moderna de 1922. Além da oportunidade de ver trabalhos de Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti e Flávio de Carvalho. Curadoria de Lilia Schwarz, Jaime Lauriano e Pedro Meira. Obras de Ailton Krenak, Denilson Baniwa, Daiara Tukano, O Bastardo, Adriana Varejão, Raphael Escobar, Bertone Balduino, Ana Elisa Egreja, Lídia Lisbôa, Mídia Ninja e Val Souza.

  • Quando? Até 5 de junho, terça a sexta, das 11h às 17h; sábados e domingos, das 10h às 15h
  • Onde? Theatro Municipal – Praça Ramos de Azevedo, s/n, República e Praça das Artes – Av. São João, 281, Centro
  • Quanto? Grátis + informações aqui.

4) Show Blitz 40 Anos

Show Blitz 40 anos

A banda da praia vai invadir o mundo! E para celebrar, uma turnê pelo Brasil, Estados Unidos e Europa. O palco vai ferver com a mistura de estilos da Blitz: rock, pop, funk, reggae, samba e blues. A formação atual da Blitz é Evandro Mesquita (vocal, guitarra e violão), Billy Forghieri (teclados), Juba (bateria), Rogério Meanda (guitarra), Cláudia Niemeyer (baixo), Andréa Coutinho (backing vocal) e Nicole Cyrne (backing vocal).

  • Quando? 28 de Maio de 2022 às 21h
  • Onde? Teatro Bradesco – Próximo ao Starbucks – R. Palestra Itália, 500 Piso Pompéia – Perdizes
  • Quanto? A partir de R$80 (parceiro Alelo Cultural) + informações: https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/blitz-40-anos-10082

5) Exposição Xilograffiti

Xilografite
Crédito: Imagem divulgação Exposição Xilograffiti

O curador Baixo Ribeiro fez essa relação entre a Xilogravura e o Graffiti e desenvolve a mostra que fica em cartaz no SESC Consolação até 31 de julho. O objetivo da mostra é apresentar a diversidade territorial, de técnicas, de dimensões e de processos entre os artistas. Incluindo obras de J. Borges (PE), Lira Nordestina (CE), Samuel Casal (RS), Atelier Piratininga (SP), Turenko (AM), Paulestinos (SP), Oficina Tipográfica (SP), Romildo Rocha (MA), Derlon (PE), Xicra convida soupixo, Andréa Sobreiro e Carol Piene (CE), 23ª edição do Projeto Armazém – Mulher Artista Resiste (SC) e Lau Guimarães (SP).

  • Quando? Até 31 de julho de 2022, de terça a sábado, das 10h às 21h e aos domingos e feriados, das 10h às 18h
  • Onde? SESC Consolação – R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo
  • Quanto? Grátis + informações aqui.

Gostou das indicações? Consultando as agendas das redes parceiras Alelo Cultura você pode aproveitar muito mais!

Clique aqui e descubra.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.