Vimos neste post que o organograma é uma representação visual da estrutura interna de uma organização, associação ou empresa. Neste último caso, o organograma empresarial é um desenho da hierarquia de cargos e funções e serve para facilitar o dia a dia do negócio.

Ele pode ser desenhado de diversas formas, por isso o blog da Alelo preparou este conteúdo para te ajudar a construir esta estrutura. Vamos conferir?

Quais os 3 tipos de organogramas mais utilizados nas empresas?

Organograma horizontal:

No modelo de organograma horizontal, os profissionais têm mais autonomia na realização das atividades e na tomada de decisões. Nele, os diferentes cargos são desenhados na horizontal, com os de nível mais alto posicionados à esquerda, e os mais baixos à direita.

Organograma vertical:

Um organograma vertical, que também é conhecido como organograma linear, é o tipo mais comum usado nas organizações corporativas. Este organograma baseia-se em uma hierarquia – tipo de organização baseada em líderes e liderados.

Organograma circular:

O organograma circular, também conhecido como radial, refere-se ao trabalho em equipe, ou seja, à união dos grupos dentro de uma empresa. Neste modelo, os responsáveis são alocados ao centro da estrutura, e os demais funcionários, ao redor.

Como separar os setores de uma empresa

Parte importante da criação do organograma é identificar os setores e funções. Algumas orientações básicas podem te ajudar a realizar essa organização. Para cada área, faça alguns questionamentos como:

1.   O que faz esse setor?

2.   Qual sua importância dentro da empresa?

3.   Qual o processo de realização das tarefas desse setor?

4.   Quem são os responsáveis por realizar essas tarefas?

5.   Qual a periodicidade das demandas do setor?

6.   Quais os custos ou investimentos necessários para realizar as demandas do setor?

Com estas respostas, separe os setores em blocos e categorias. Esta representação visual pode auxiliar os colaboradores a encontrar os responsáveis por determinadas tarefas, garantindo mais fluidez nos processos.

Como montar um organograma empresarial?

  1. Faça uma pesquisa interna

Essa é uma etapa essencial, pois, para criar um organograma geral da empresa, é preciso realizar pesquisas que auxiliarão você a entender cada cargo, suas funções e como eles estão ligados.

Conte com a ajuda dos colaboradores para identificar as responsabilidades e entregas de cada área e pessoa. Assim você terá uma visão mais sistêmica da companhia.

2.            Escolha o modelo do organograma

Agora que você já tem uma visão mais ampla dos colaboradores e de suas funções, considere também a cultura organizacional.

Você acha que os colaboradores seriam mais produtivos com mais autonomia ou mais hierarquia? Os times trabalhariam melhor em colaboração, ou com entregas individuais?

Estas respostas poderão indicar qual organograma funcionaria melhor para sua empresa.

3.            Selecione a melhor ferramenta

Existem muitas ferramentas que podem te ajudar a criar organogramas, como o Excel, PowerPoint e Word. Também existem programas específicos, mas o importante é que ele fique claro para os colaboradores.

3.           Divulgue o organograma

Disponibilize o material criado nos canais de comunicação interna e certifique-se de que todos o acessem e compreendam.

Colher o feedback dos funcionários também é muito importante para garantir o funcionamento do novo processo de trabalho e de hierarquia apresentado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.