Você já tem um organograma para a sua empresa? Esse gráfico pode facilitar muito a rotina, e os diversos modelos disponíveis podem atender às necessidades mais variadas do seu negócio.

Para você conhecer melhor esse tipo de representação gráfica e entender se ele combina com a sua gestão, o blog da Alelo preparou um texto completo. Vamos nessa?

O que é estrutura funcional?

Comum entre as companhias e organizações, a estrutura funcional é aquela que vai dividir a empresa em departamentos, ou seja, os profissionais são designados de acordo com a sua respectiva área de atuação – lembrando que cada departamento responde a um líder.

Neste modelo, a estrutura organizacional deve ser sempre priorizada e bem elaborada. Assim, fica evidente para a equipe quais áreas e departamentos são relacionados ou, em caso de problemas, a quem recorrer.

Por essa razão, o organograma funcional é o mais tradicional quando falamos em estrutura organizacional, pois este modelo representa a hierarquia existente dentro de uma determinada empresa, de modo claro e acessível.

Mas lembre-se: o organograma funcional não representa relações hierárquicas, mas funcionais. Graficamente, ele se inicia de cima para baixo, com o cargo mais importante no topo, e vai se desenrolando até chegar às partes operacionais.

Qual a diferença entre funcional e clássico?

O que diferencia o organograma clássico do funcional são os nomes escritos dentro das “caixinhas” do gráfico. No primeiro caso, apenas as áreas são apontadas, enquanto no segundo, são inseridas as funções de cada colaborador.

Qual a vantagem do organograma funcional?

Há uma série de vantagens no organograma funcional, incluindo maior eficiência operacional, visto que as habilidades e os conhecimentos dos colaboradores serão melhor externalizados à equipe. Entre os principais benefícios desse gráfico, destacam-se:

  • gestão por um líder experiente, que consegue compreender as dinâmicas e revisar o trabalho produzido;
  • funcionários mais interligados, o que promove compartilhamento de ideias e incentivo de novas habilidades;
  • possibilidade de diminuição de turnover devido às chances de promoção para os colaboradores;
  • por conta da exibição do nível de experiência dos profissionais, aqueles com qualidades excepcionais executam as tarefas mais rapidamente e com confiança, reduzindo a taxa de erros;
  • como o plano de carreira fica evidente aos colaboradores, há um incentivo de desenvolvimento de habilidades para que avancem nas hierarquias;

Quais são as características de uma organização funcional?

Estrutura clássica da administração, a funcional apresenta recursos organizados em departamentos, isto é, em administrativo, contábil, marketing, desenvolvimento, produção, entre outros.

Todos esses recursos inseridos nos departamentos são de responsabilidade de um único chefe. Vale ressaltar, ainda, que em cada área os colaboradores compartilham conhecimentos e habilidades semelhantes.

Por que o organograma funcional é interessante para o RH?

Como o organograma evidencia as áreas e funções, o gráfico confere mais harmonia e lógica nas atividades desempenhadas na rotina, além de manter todos os funcionários alinhados. Além disso, fica mais fácil para que o RH entenda totalmente a estrutura organizacional, facilitando a gestão dos cargos e da equipe.

Como criar um organograma funcional?

Para um bom gráfico funcional, é fundamental seguir alguns conceitos que estão presentes em todos os modelos, incluindo hierarquia (geralmente representadas de cima para baixo no funcional), representação dos cargos (funções existentes nas áreas) e linhas de comunicação (conexões entre cargos ou áreas da empresa).

Para este modelo, o objetivo é evitar que os cargos e as funções sejam sobrepostos. Assim, defina muito bem os níveis hierárquicos para não haver dúvidas sobre os respectivos papéis na empresa.

Na hora de elaborar graficamente, a tecnologia pode ser uma aliada. Há softwares próprios para o desenvolvimento do projeto, tanto pagos como gratuitos, como Cacoo, DrawExpress Diagram Lite, NodeScape e Gliffy. O Excel e o Power Point também são bastante acessíveis e possibilitam os recursos essenciais para a elaboração e formatação do organograma da sua empresa.

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