A melhor maneira de desenhar a estrutura interna de uma organização empresarial é por meio de um organograma.
No entanto, os modelos de organogramas são variados e cada um deles com uma melhor adaptação à proposta que cada empresa tem. Um exemplo é o modelo horizontal. Vamos juntos saber mais sobre ele?
O que é um organograma horizontal?
O uso do organograma horizontal é mais comum em empresas de menor porte, em que a linha hierárquica é mais “simples” e não há tantos cargos de liderança. Ou seja, a maioria dos colaboradores se retratam aos mesmos líderes, o que dá mais autonomia a eles.
Isso resulta, ainda, em uma maior abrangência no cumprimento de funções por parte dos funcionários, tornando o ambiente empresarial mais flexível e informal.
Nesse modelo, o desenho hierárquico fica da seguinte maneira:
- Os cargos de chefia situam-se à esquerda;
- À direita, estão distribuídos os níveis subsequentes na estrutura empresarial;
- Esse desenho do organograma horizontal coloca os cargos hierarquicamente menores lado a lado com os de nível superior e não abaixo, como acontece no organograma vertical;
- O objetivo é mostrar a importância do trabalho coletivo dentro da empresa, com chefes e subordinados em posições muito próximas.
Quais as vantagens de um organograma horizontal?
Além da maior paridade entre comandantes e comandados, o organograma horizontal traz vantagens como:
- a informalidade e a flexibilidade do ambiente ajudam a motivar a equipe, uma vez que reduz a burocracia das tomadas de decisões;
- essa hierarquia menos enrijecida deixa a gestão mais ágil, tirando a necessidade de muitos gerentes ou coordenadores no quadro de funcionários;
- o trabalho coletivo tem mais poder nessa hierarquia, com um planejamento em conjunto e maior concentração de esforços em projetos específicos.
Um exemplo de empresa moderna que utiliza a horizontalidade em sua hierarquia é a Netflix. Em seu modo operacional, a provedora de filmes e séries via streaming criou uma estrutura na qual as decisões são compartilhadas por todas as equipes do grupo, o que faz com que todos trabalhem com objetivos em comum e em modo de autogerenciamento.
Qual a diferença entre divisão de trabalho horizontal e vertical?
Digamos que as duas divisões de trabalho são antagonistas. Enquanto na primeira a hierarquia é mais flexível, no organograma vertical a hierarquia tradicional é preservada, com as decisões partindo diretamente dos níveis mais altos para os mais baixos.
Isso é demonstrado no desenho organizacional, em que os chefes estão acima dos colaboradores com cargos menores.
Outros fatos que diferenciam a hierarquia vertical:
- A colaboração entre os funcionários acontece, geralmente, em processos estruturados, o que inclui reuniões e monitoramento frequente dos subordinados;
- A comunicação interna é rígida e deve seguir os níveis hierárquicos, o que faz a troca de informações entre os departamentos ser mais lenta.
Como saber se o organograma horizontal é o melhor para a sua empresa
O melhor modelo de organograma a ser usado vai depender de questões como a cultura organizacional da sua empresa e o comportamento dos colaboradores em questões de autogerenciamento ou necessidade de orientações que partam de um líder, por exemplo.
Portanto, não existe melhor ou pior modelo de organograma. O importante é entender qual deles cabe melhor nas necessidades de sua empresa.