Os restaurantes precisam estar atentos para melhorar a experiência do cliente. E uma alternativa cada vez mais efetiva é usar a tecnologia para conseguir a tão sonhada fidelização.

Esse tipo de inovação, com a adoção do formato digital em vários momentos do atendimento, permite o oferecimento de um serviço mais rápido, eficiente e personalizado, ao mesmo tempo em que melhora a gestão interna, que fica organizada e com menos erros.

Veja a seguir como o emprego de ferramentas tecnológicas no dia a dia do seu restaurante tem tudo para fazer com que o cliente “volte sempre”.  

Bora lá?

Por que usar tecnologia no atendimento ao cliente nos restaurantes?

O mundo está cada vez mais digital. O uso da internet e de aparelhos eletrônicos como: telefones celulares, tablets, notebooks e afins, fazem parte do cotidiano das pessoas.

Atualmente, o Brasil é o 5º país com a maior quantidade de usuários de smartphones no ranking mundial. 

São mais de 118 milhões de usuários de celulares ativos, segundo dados de um levantamento da The World Bank e Statista. 

Já o percentual da população brasileira que usa internet está em 87,2%, com público em todas as faixas etárias e classes sociais. 

Sendo assim, se as ferramentas de digitalização estão na casa das pessoas, nos momentos de lazer e no ambiente de trabalho, por que não considerar a aplicação da tecnologia no atendimento ao cliente no restaurante?

Com o uso das ferramentas digitais no atendimento nos restaurantes, ocorrem os seguintes benefícios:

  • Aceleram o processo de pedido e pagamento, reduzindo o tempo de espera do cliente;
  • Garantem que os pedidos sejam processados rapidamente e com precisão;
  • Permitem que sejam feitos pedidos, reservas e pagamentos de maneira fácil e conveniente, sem a necessidade de interações demoradas;
  • Oferecem recomendações personalizadas com base no histórico de pedidos e preferências do cliente;
  • Inclusão de elementos interativos, como imagens e vídeos dos pratos.

Tecnologias para usar agora no “restaurante do futuro”

Existem várias tecnologias que podem melhorar a experiência do cliente em restaurantes e que devem estar naqueles estabelecimentos que estão de olho no futuro. Aqui estão algumas delas:

Autoatendimento

Terminais de autoatendimento melhoram a satisfação e a conveniência para os clientes, uma vez que trazem versatilidade ao serviço.

Ele pode ser realizado por meio de totens ou mesmo por tablets, com telas menores, que podem estar ao lado do balcão ou em cima das mesas, a depender do conceito do estabelecimento. 

O autoatendimento é positivo nas seguintes questões:

  • Redução do tempo de espera;
  • Precisão nos pedidos;
  • Experiência do cliente, que tem mais controle sobre seu pedido;
  • Integração com programas de fidelidade.

Além da operação ficar muito mais dinâmica, isso permite que a equipe do restaurante se concentre em outras tarefas que não podem ser mecanizadas.

a importância da tecnologia no atendimento dos restaurantes

Cardápio digital

O cardápio impresso está longe de acabar, mas cada vez mais ele divide a popularidade e o espaço com o cardápio digital.

Essas versões digitais são acessíveis via QR code, tablets e monitores, e permitem atualizações em tempo real, inclusão de fotos, novas ofertas, mudança de preço, descrições detalhadas dos pratos, recomendações de harmonização e atualização sempre que houver necessidade.

Como não há a utilização do papel impresso, o cardápio digital também é sustentável, o que é outro ponto positivo aos olhos da clientela.

Chatbot

Programa de computador projetado para simular conversas humanas, o chatbot permite que o restaurante se comunique com usuários por meio de texto ou voz em diversas plataformas, como:

  • Websites;
  • Aplicativos de mensagens (entre eles o WhatsApp, o mais popular no mundo);
  • Assistentes virtuais;
  • Atendimento telefônico.

No foodservice, especialmente no delivery onde esse sistema é amplamente usado, o chatbot pode receber pedidos, fazer recomendações, oferecer ofertas especiais e responder às preocupações de um cliente. Isso resulta em engajamento e fidelização com os clientes.

Sistema KDS

Um monitor KDS (sigla para Kitchen Display System) não passa exatamente pelas mãos do cliente, mas como serve para facilitar a comunicação entre salão e cozinha, essa tela touch também resulta em vantagem para os frequentadores do restaurante.

O display fica ligado aos principais canais de pedido do estabelecimento (PDV, garçom, cardápio online; e aplicativos delivery) e todas as solicitações caem em uma única tela, que apresenta a ordem de chegada dos pedidos.

A utilização do KDS ajuda a cozinha a se organizar e evita atrasos no andamento dos pedidos, o que resulta na melhor experiência ao cliente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.