Bora aproveitar o Rio de Janeiro? A cidade maravilhosa conta com vários lugares que vão muito além das praias e pontos turísticos famosos como Pão de Açúcar e Corcovado.

Tem passeios mais cult e até trilhas que levam ao topo de montanhas que proporcionam uma vista daquelas. Legal, né?

Com uma rica história e influências culturais que se refletem na culinária, música e celebrações, o Rio é imperdível para quem busca viver o espírito carioca e suas inúmeras maravilhas.

Então, se prepare para curtir um Rio diferentão. Bora nessa?

Lugares fora do comum no Rio de Janeiro

Biblioteca Nacional do Brasil

Biblioteca Nacional do Brasil no Rio de Janeiro
A Biblioteca Nacional é apontada pela Unesco como uma das dez maiores do mundo – Fonte: Wikpedia

Se você gosta de livros e prédio histórico, a Biblioteca Nacional, no centro da cidade, é um passeio imperdível. 

Considerada a maior biblioteca da América Latina, ela é apontada pela Unesco como uma das dez maiores do mundo. 

Para visitar o acervo, é preciso fazer um cadastro na recepção. Ela é aberta ao público, de segunda a sexta, das 10h às 16h30.

Real Gabinete Português de Leitura

Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro
Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro – Foto: Wikpedia

Esta é outra biblioteca que vale a visita por ser uma das mais belas do mundo. Interessante, né?

O Real Gabinete Português de Leitura tem a maior e mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal, com um acervo, inteiramente informatizado, da ordem de 350.000 volumes. Será que alguém já conseguiu ler tudo?

Entre as obras mais raras está a primeira edição de ” Os Lusíadas”, de 1572, que pertenceu à “Companhia de Jesus”; as “Ordenações de Dom Manuel” por Jacob Cromberger, editadas em 1521; os “Capitolos de Cortes e Leys que sobre alguns delles fizeram”, editados em 1539; “A verdadeira informação das terras do Preste Joam, segundo vio e escreveo ho padre Francisco Alvarez”, de 1540.

Você não vai perder a chance de estar num lugar desse, vai?

Forte do Leme

Forte do Leme
Fonte: Wikpedia

Não é todo mundo que conhece o Forte. Mas quem vai até lá tem uma vista privilegiada de alguns pontos famosos da cidade como: Cristo Redentor, Pão de Açúcar e toda a praia de Copacabana e até Niterói, do outro lado da Baía de Guanabara. 

Chegar lá é fácil, viu? Uma trilha ecológica de 20 minutinhos, que começa na praça Almirante Júlio de Noronha, te leva até o Forte. É possível ver pássaros e até macaquinhos. Mas nada de alimentar os bichinhos, ok?

Aliás, sabia que o nome original dele é Duque de Caxias? Foi construído para ser um observatório marítimo. Hoje ele funciona como memorial e galeria que conta a história do lugar. Tem também uma sala de vídeo onde são reproduzidos filmes sobre o Brasil. 

Pedra da Gávea

Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro

Se você é mais aventureiro(a) e quer ter uma vista espetacular da zona oeste do Rio de Janeiro, a Pedra da Gávea é “o Lugar”.

Para chegar lá no topo, a cerca de 800 metros de altura, é preciso percorrer uma trilha de aproximadamente 3 horas. Se puder contratar um guia, será ótimo. 

Já prepara a câmera, porque as fotos serão dignas de feed do Instagram. Confia!

Escadaria Selarón

Se você gosta mesmo é de subida, a escadaria Selarón, entre os bairros da Lapa e Santa Teresa, é um ponto turístico que tem que ser colocado no seu roteiro.

Ela já apareceu em vários clipes musicais. Já pensou fazer uma foto na escadaria onde gravaram Snoop Dogg e U2? É isso mesmo, ela é superfamosa!

Com mais de 2 mil azulejos coloridos, é considerada um dos monumentos da Cidade Maravilhosa. 

Escadaria Selarón
Escadaria Selarón, um cartão postal do Rio de Janeiro

Parque Lage

Parque Lage

Já pensou em um lugar com uma natureza exuberante, cheio de cultura e arte? Assim é o Parque Lage. 

No charmoso bairro do Jardim Botânico, o parque abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV). E sim, o turista pode escolher e fazer um curso gratuito. 

Quer impressionar o mozão ? Os jardins e a piscina do Parque Lage criam o cenário perfeito para encontros românticos.

Ilha Fiscal

Ilha Fiscal
Ilha Fiscal, famosa desde os tempos do império – Foto: Wikpedia

Ela faz parte do Complexo Cultural da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) e serviu de cenário para o evento conhecido como “O Último Baile do Império”.

O castelinho, como é chamado por muitos, que testemunhou tantos fatos históricos, é uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro.

Na Ilha Fiscal, destacam-se o Torreão, as salas expositivas que abordam a sua construção, o último baile do Império e a ocupação pela Marinha do Brasil. 

O novo atrativo é a Galeota de D. João VI (Galeota Imperial), embarcação de pequeno porte, movida a remos, que servia à Família Real portuguesa.

O ingresso pode ser adquirido presencialmente ou pela internet.

Tá com fome? Aproveite os sabores do Rio de Janeiro

Gosta de confeitaria? A Confeitaria Colombo foi fundada em 1894. São 130 anos de história e sabores inesquecíveis. 

Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, o Vamo Steak Bar, é uma opção no estilo “kitchen bar”. O restaurante e bar é ideal para os amantes de carnes nobres. 

Para se refrescar no calor carioca, nada melhor do que um sorvete, não é mesmo? E se for com uma apresentação diferentona, melhor ainda. O Sorvete Chic, na Casa Gourmet, em Botafogo, é o lugar.

Mas se você é daqueles que fica na dúvida sobre o que comer, bora pro Armazém do Pão. E o que tem por lá? Pães artesanais, cafés especiais, massas e lanches, além de almoço todos os dias.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.