Nos blocos de rua, escolas de samba ou em casa mesmo, o Carnaval é o momento de se jogar na folia.

E para turbinar essa explosão de ritmos e cores, os mocktails – os coquetéis sem álcool – são opções saborosas, refrescantes e saudáveis para quem quer mostrar o samba no pé sem estragar a brincadeira e ainda fugir daquela ressaca chata no dia seguinte.

O bloco da Alelo abre alas na avenida com receitas de mocktails para deixar seu Carnaval “10, nota 10!”. Coloque a fantasia de bartender e vamos lá!

O que é um mocktail?

Quem disse que um coquetel saboroso e refrescante precisa levar álcool?

Um mocktail é exatamente isso, um coquetel versão sem álcool. Essa bebida é pensada especialmente para pessoas que não querem ou não podem ingerir álcool, seja para evitar os efeitos, fugir da ressaca no dia seguinte, por alguma condição médica ou por ser o motorista da rodada.

Mas não se engane, o mocktail está longe de ser uma vitamina ou um suco. Ele deve conter todos os ingredientes que um bartender coloca em um coquetel tradicional, com a adição de xaropes, licores, frutas, ervas e outros elementos aromáticos.

A apresentação da bebida também deve ter um toque festivo e carnavalesco, com copos específicos utilizados para servir e a decoração feita com frutas, ervas ou outros enfeites. Esses são pontos que valorizam muito.

Um mocktail é isso: um coquetel versão sem álcool.

Receitas de mocktails

A maioria dos mocktails são versões “virgens” dos coquetéis, como o Virgin Mary, o Mojito Virgem e o Manga Mule.

Seguem abaixo algumas receitas deliciosas de mocktails para deixar o Carnaval vibrante e colorido.

Margarita Virgem de Melancia

A margarita é uma bebida perfeita para refrescar a galera no bloquinho e não deixar o pique cair. O coquetel de procedência mexicana em sua versão não alcoólica tem tudo para abalar na avenida.

Ingredientes

  • melancia tamanho médio, sem semente, cortada em pedaços;
  • ½ xícara de chá de suco de lima fresco;
  • 1 colher de chá de agave;
  • 1/3 de xícara de chá de água gasosa.

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata a melancia até obter um “purê” com a mesma. Adicione o suco de lima, o agave e misture bem. Sirva em quatro copos de margarita e finalize com a água gasosa.

Fonte: Pão de Açúcar

Piña Colada sem álcool, uma adaptação dos mocktails

Piña Colada sem álcool

Essa adaptação da famosa bebida, surgida a partir da criatividade de um bartender de Porto Rico, é para quem ama um coquetel doce, cremoso, tropical e refrescante. Ele é ideal para festas temáticas, resorts e ambientes animados.

Ingredientes

  • 150 ml (3 doses) de suco de abacaxi;
  • 80 g de leite condensado;
  • 15 ml de suco de limão;
  • 1 copo de pedaços congelados de abacaxi.

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até atingir uma consistência mais grossa. Transfira para uma taça e saúde! 

Fonte: Divvino

Mojito Virgem, um delicioso mocktail

Mojito Virgem

Coquetel que tem uma versão zero álcool tão saborosa quanto o tradicional, o Mojito tem raízes na cultura cubana e foi criado para revigorar durante as noites quentes do Caribe – e, é claro, combater as altas temperaturas do Carnaval do Brasil.

Ingredientes

  • 1 unidade de limão;
  • 15 folhas de hortelã ou menta fresca;
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo;
  • 1 punhado de gelo picado;
  • 1 copo de refrigerante de limão.

Modo de preparo

Corte em seis partes e reserve duas rodelas para decorar o copo. Coloque o limão em um copo alto e acrescente o açúcar. Esmague com a ajuda de um almofariz, até que os pedaços se misturem com o açúcar. Lave as folhas de hortelã e acrescente ao copo junto com o gelo picado e pressione com a mão para que fique compacto. Acrescente o refrigerante até o topo do copo e, com a ajuda de uma colher, misture tudo. O ideal é que os pedaços de limão e de hortelã fiquem bem repartidos por todo o copo. Decore com as rodelas de limão.

Fonte: Tudo Receitas

E uma última dica para sair no bloco com seu mocktail e se divertir sem se sentir indisposto pelas várias horas de festa: esteja sempre bem alimentado. Veja aqui algumas dicas de lanches supersaudáveis para levar no bolso ou na bolsa. Bom Carnaval!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.