Você já atualizou o seu calendário para 2024? Se não, ainda dá tempo. A chegada de um novo ano é um período favorável para reflexões, mudanças, aprender novas habilidades e observar tendências.
Entra ano, sai ano, e as novidades para o setor de Recursos Humanos estão sempre se renovando, não é mesmo? Por isso, é necessário estar atento aos novos desafios que serão impostos pelo mercado de trabalho e às ferramentas necessárias para se adaptar.
Quem acompanha a Alelo no LinkedIn já conferiu algumas dessas tendências. Conheça agora com mais detalhes as novidades para ficar de olho em 2024 e preparar o planejamento com ações para o setor de Recursos Humanos.
Inteligência Artificial
Quando se fala em inteligência artificial (IA), muitos temem que a tecnologia possa “tirar” o emprego das pessoas. No entanto, uma das tendências para este ano é que as IAs sejam aliadas do RH.
Nunca é demais repetir que o bom funcionamento da tecnologia depende de uma combinação eficaz entre pessoas, processos e responsabilidade.
Uma das principais aplicações da inteligência artificial no departamento de Recursos Humanos é no processo de seleção de candidatos e recrutamento. Algumas ferramentas conseguem direcionar as vagas para talentos específicos.
Outra vantagem é que o sistema pode fazer uma triagem automática nos currículos e identificar se o candidato tem os requisitos básicos necessários para a vaga.
A IA ainda pode ser útil para automatizar tarefas repetitivas e diminuir a burocracia interna para que os funcionários possam focar em questões estratégicas.
Algumas aplicações que valem a pena serem destacadas são:
– Controle da jornada de trabalho;
– Organização de treinamentos;
– Cálculos da folha de pagamento;
– Acompanhamento de indicadores.
Você entenderá mais sobre como utilizar a IA nesta matéria da Alelo.
Bons benefícios
Você já ouviu falar no termo “quiet quitting”. A tendência é de que ele esteja cada vez mais presente nas rodas de conversas corporativas em 2024.
Em uma tradução livre, “quiet quitting” significa “demissão silenciosa”. No entanto, em vez de pedir discretamente o desligamento, o termo diz respeito à prática de trabalhar apenas o necessário para sua função.
Em outras palavras, é um movimento em que se estabelece de forma mais clara os limites entre o trabalho e a vida pessoal para evitar sobrecarga, contudo, pode descarrilhar para a desmotivação e consequente queda de produtividade. Ele tem ficado cada vez mais popular entre as gerações mais jovens.
Há também um aumento nos pedidos voluntários de demissão. Segundo o Ministério do Trabalho, foram registradas 7 milhões de solicitações de desligamento entre outubro de 2022 e setembro de 2023.
Por conta de todo esse contexto, os benefícios oferecidos pela empresa serão cada vez mais levados em conta na hora do colaborador tomar a decisão de ficar ou deixar uma empresa.
Além de aumentarem a qualidade de vida do trabalhador, os benefícios são um grande trunfo para atrair talentos. O investimento em benefícios representa uma grande vantagem financeira para a empresa, que evita desligamentos e todo o processo de contratação de novos colaboradores.
Podemos listar alguns dos principais benefícios que os colaboradores desejam ter no ambiente de trabalho:
– Mais tempo livre;
– Cuidado com a saúde;
– Programas de educação financeira;
– Flexibilidade no trabalho;
Ambiente saudável
Um dos papéis do profissional de Recursos Humanos é tornar o ambiente corporativo mais eficiente e saudável, mantendo o equilíbrio na relação entre empregador e colaborador.
O primeiro passo na construção desse ambiente saudável é estimular uma comunicação eficaz. O RH pode incentivar a troca de informações entre líderes e colaboradores de forma transparente e respeitosa.
Reconhecer e valorizar o desempenho e as contribuições dos funcionários também é essencial para manter um bom clima na empresa. Além de elogios, o RH pode incrementar programas de reconhecimento, premiações e incentivar o engajamento e motivação dos colaboradores.
Oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e capacitação para novas habilidades não só melhora o ambiente, como aumenta a produtividade e os resultados. Essas ações também demonstram o compromisso da empresa com o crescimento dos funcionários.
O conceito de employer-branding deixará de ser apenas uma estratégia de marketing e passará a ser incorporado de vez na cultura organizacional das empresas. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, 75% das pessoas pesquisam detalhes e características das empresas antes de se candidatar para uma vaga.
Outras tendências de destaque
São inúmeras tendências que surgem a todo momento na área de Recursos Humanos. Para 2024, além das IAs, é provável que softwares mais completos e unificados otimizem as atividades do dia a dia.
Outra tendência que vem de anos anteriores e seguirá forte em 2024 é a promoção da diversidade, equidade e inclusão no ambiente de trabalho. Empresas mais inclusivas ajudam a derrubar estereótipos e preconceitos.
Desde o fim da pandemia, é possível afirmar que o trabalho híbrido já se consolidou como realidade em vários setores. A tendência é de que os colaboradores cada vez mais priorizem essa modalidade de trabalho, forçando as empresas a se adaptar a esse cenário.
Agora que você está antenado em todas as tendências, está preparado para colocá-las em prática?