A Inteligência Artificial (IA na sigla em inglês) tem sido cada vez mais utilizada no ambiente corporativo, em especial pelos departamentos de Recursos Humanos (RH), que têm usado a tecnologia para auxiliar em processos de contratação, demissão e gestão de pessoal.

O Capterra, plataforma líder mundial de avaliação e seleção de software, fez uma pesquisa com mais de mil trabalhadores de pequenas e médias empresas (PMEs) sobre o uso da IA e descobriu que 4 de cada 10 PMEs usam inteligência artificial no RH.

O blog da Alelo te conta mais sobre como o uso de IA pode ajudar a melhorar os processos na sua empresa. Vamos nessa?

Inteligência artificial no dia a dia do RH

De acordo com a pesquisa, o uso da Inteligência Artificial no departamento de Recursos Humanos é “capaz de otimizar uma série de tarefas inerentes ao setor, como recrutamento e seleção, gestão de conhecimento e avaliação de desempenho”.

Com o uso de IA é possível se conectar a outros sistemas da empresa e criar uma base de dados que auxiliará na tomada de decisões, por exemplo. Tudo isso ocorre porque existe a possibilidade de fazer cruzamento de dados em um tempo muito menor.

Os dados coletados pela IA ajudam o RH a identificar os melhores candidatos para uma vaga aberta ou o comportamento dos colaboradores que já estão contratados.

As informações também são capazes de auxiliar na identificação de um colaborador mais propenso ao desligamento, permitindo que o RH crie estratégias para aumentar seu engajamento e assim, evitar sua saída.

A pesquisa aponta que 40% dos funcionários de PMEs indicaram que a empresa onde trabalham usam IA no setor de RH para os mais diversos fins. Veja alguns:

  • Sistema de recursos humanos: a IA é utilizada para agrupar informações de colaboradores como: contato, frequência, salário e treinamentos.
  • Análise de RH: os dados coletados servem para verificar padrões e tendências. Costuma ser usado em ações de people analytics.(análise de pessoas, em tradução livre).
  • Avaliação de desempenho: é usado para envio de feedback e identificação de competências que podem ser melhoradas.
  • Reconhecimento de funcionários: criação de fóruns ou atividades corporativas que valorizam os colaboradores no ambiente laboral.
  • Controle de presença: controla a frequência do colaborador, horas extras e afastamentos por licença ou férias.
  • Recrutamento de talentos: ajuda na automação de busca por novos colaboradores.

De modo geral, pode-se dizer que com o uso de IA os processos são otimizados, uma vez que a Inteligência Artificial elimina tarefas repetitivas e fornece informações precisas aos gestores. Assim os profissionais de RH podem focar em ações mais estratégicas.

Inteligência Artificial e a Lei Geral de Proteção de Dados

O departamento de RH precisa ficar atento ao que diz a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em relação à coleta de informações pessoais de cada colaborador.

Um cuidado é sempre dizer ao trabalhador qual a finalidade e por quanto tempo essas informações ficarão armazenadas.

As empresas que usam IA no departamento de RH informaram os colaboradores sobre o direito de coleta de dados da seguinte forma:

  • 43% receberam treinamento e assinaram termo de consentimento;
  • 25% participaram de discussões sobre o tema dentro da empresa;
  • 22% receberam comunicado por e-mail, com orientações de como poderiam encontrar informações sobre o assunto.

Para garantir a segurança digital e evitar vazamento de dados, as empresas podem fazer um diagnóstico para identificar situações de risco e implementar ferramentas como softwares de cibersegurança.


Como usar IA no RH?

De modo prático, pense que a IA pode reunir dados como: produtividade, horas extras, entrada, saída, afastamento por doença, licença, entre outras informações de cada trabalhador da instituição.

Com essas informações coletadas por softwares, o RH consegue otimizar a coleta dos dados e consequentemente a tomada de decisões que interferem diretamente no dia a dia da instituição. O processo se torna mais prático e ágil.

O Fórum Econômico Mundial publicou um guia (em inglês) com recomendações sobre o uso de Inteligência Artificial nas empresas. Veja as principais:

  • Estabelecer uma equipe para avaliar a ferramenta;
  • Definir o propósito de implementação da tecnologia;
  • Criar um documento sobre políticas em torno da IA com orientações específicas para o setor de RH;
  • Avaliar o risco oferecido pela ferramenta à empresa.


Inteligência Artificial na demissão?

Quando se fala em utilizar Inteligência Artificial em demissões, isso significa que o departamento de Recursos Humanos da empresa vai utilizar os dados coletados pelos softwares de IA para decidir quando e como será feito o desligamento do colaborador.

As pessoas que disseram se sentir confortáveis com o uso de IA no processo de demissão alegaram que a Inteligência Artificial pode gerar decisões mais precisas, evitando problemas pessoais entre o gerente e o subordinado.

Isso acontece pois a gestão pode contar com dados sobre desempenho do funcionário para tomar uma decisão imparcial.

Contudo, 38% das pessoas entrevistadas acreditam que o uso de IA na demissão é pouco confiável. Elas alegaram que um ser humano deveria estar envolvido nesse tipo de decisão e que não seria ético usar IA para demitir alguém.

Também citaram que a IA é incapaz de avaliar desempenho e habilidades e que os funcionários podem se sentir pressionados e isso pode colocar em risco a saúde ocupacional.

Em relação a outras etapas em que a IA é usada dentro do departamento de RH, as pessoas entrevistadas foram, na média, mais otimistas.

Inteligência Artificial na demissão?

Dicas para uso da IA no RH da empresa

Siga sempre as orientações da LGPD. Os dados pessoais colhidos pelo sistema de IA devem ser mantidos de forma segura e com o consentimento dos colaboradores.

Também deixe claro para que tipo de atividade os dados colhidos serão utilizados.

O gestor do RH deve conversar com as equipes e compreender como elas se sentem com o uso de IA no ambiente corporativo.

E lembre-se de, mesmo usando IA, não deixar de lado o fator humano na tomada de decisões e ações que afetarão a vida profissional dos colaboradores.

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