Você já fez uma promoção no seu estabelecimento, pensando em aumentar as vendas e atrair mais clientes, mas não deu muito certo?
Estratégia adotada por qualquer empresa, independentemente do ramo de atividade, porte ou localização geográfica, a promoção não exige grandes investimentos, mas é preciso calibrar a estratégia para atingir seus objetivos.
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E confira aqui neste conteúdo, o “beabá” desta técnica que deve fazer parte do seu negócio. Bora lá!
Como definir uma estratégia para a sua promoção
O primeiro passo é o cálculo dos custos.
De nada adianta reduzir demais o preço da mercadoria ou do serviço e ter um resultado negativo.
O planejamento financeiro deve prever dados como o custo do produto ou serviço, a projeção do número de consumidores esperados e por fim, quanto é possível reduzir o preço e ainda assim ter uma margem de lucro.
Ao programar uma promoção, também é essencial ter em mente qual será o objetivo da campanha.
“Tudo vai depender da métrica do negócio. Se estou com o estoque alto e preciso ‘queimar’ produtos, talvez a melhor promoção seja do tipo ‘pague 3 leve 4’, dando uma peça grátis”, explica Bianca Dramali, professora de pesquisa e comportamento do consumidor da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-Rio).
Ela diz que a promoção ajuda a mudar a curva de vendas de qualquer negócio, mas lembra que não é porque o vizinho do lado está realizando uma oferta que devemos fazê-la também.
É importante ficar atento à concorrência e às tendências mas deve-se levar em conta que cada negócio tem suas especificidades.
Testar modelos para ver qual deles tem uma resposta melhor do público é importante. “Pode ser que um tipo de promoção esteja na moda e muita gente a use, mas para certo público, que não entende a mecânica daquela proposta, ela não funcione”, relata Bianca.
Outra questão essencial é quanto à legalidade da campanha. A empresa deve verificar junto ao ministério público, se ela agride alguma lei ou se é necessário tomar alguma medida preventiva. Uma boa referência é a portaria 628/96 do Ministério da Justiça, além de todo o código de defesa do consumidor.
A seguir, veja algumas dicas para levar em conta na hora de planejar as promoções e conheça modelos de campanhas que podem dar certo no seu negócio.
5 dicas para acertar nas promoções
1) Tempo determinado
Toda campanha deve ter um prazo de duração pré-determinado para que o cliente sinta que, de fato, recebeu um benefício.
No caso de queda no preço, se a ação é prolongada, o desconto acaba sendo incorporado ao produto ou serviço, perdendo sua atratividade, conforme o Sebrae.
2) Viabilidade
Grandes promoções podem atrair um número significativo de pessoas à loja física ou virtual, e, por isso, é preciso pensar na operação.
Nesse caso, questões como a necessidade de aumentar a equipe, o tamanho do espaço físico ou a capacidade do servidor para suportar uma grande demanda têm de ser considerados.
3) Transparência
Tudo que puder ser feito para evitar ruídos de comunicação nas ações promocionais é válido. Isso inclui sinalizar claramente o que está sendo ofertado nos pontos de venda, usar textos simples e diretos, evitar letras miúdas, deixar as regras claras e cumprir o prometido.
“Quanto mais transparente for, melhor, pois o cliente que se sentir enganado, certamente abandonará a marca”, declara a professora da ESPM-Rio.
4) Canal de comunicação
O meio de divulgação da promoção depende muito do tipo de estabelecimento e do seu público. Postos de combustível, por exemplo, se comunicam com os motoristas por meio de banners ou placas suspensas que possam ser vistas de longe.
Já as farmácias ainda usam folhetos em que trazem ofertas diversas. Algumas, porém têm investido em outros canais como os de mensagens via whats app. “Se é um negócio de moda plus size, vale talvez pagar uma influenciadora digital com esse mesmo perfil que garante atingir o público desejado”, diz Miriam Vale, professora de fundamentos da administração do Ibmec São Paulo.
Se você tem um restaurante próximo a um centro comercial, talvez seja interessante fazer panfletagem próximo a estas empresas. Ou se o seu atendimento é por delivery, vale ainda fazer uma campanha online, direcionando sua comunicação às pessoas da região.
5) Redes sociais
Se as mídias digitais são usadas como forma de comunicação entre a marca e seu público, elas podem divulgar promoções – desde que isso seja feito de forma moderada.
Afinal, publicar inúmeros posts nas páginas sociais da empresa ou enviar dez mensagens de e-mail para cada cliente só falando dos descontos e vantagens pode se tornar um incômodo.
O ideal é mesclar posts de anúncios com outros de conteúdo e informações relacionadas à marca. Também é preciso lembrar que cada mídia tem uma proposta diferente. “O Linkedin, por exemplo, não é o melhor lugar para divulgar uma marca de moda. Isso cabe muito mais no Instagram”, afirma a professora do Ibmec SP.
Veja alguns exemplos de promoção que podem funcionar no seu negócio
1- Datas especiais
Além do dia das mães, dos pais, das crianças e do Natal, em que as vendas costumam aumentar, é importante pensar em algo para o mês de aniversário da loja ou do negócio. Vale, por exemplo, oferecer preços ou condições especiais de pagamento.
O dia, a semana e/ou mês de aniversário do cliente também podem render a ele alguma vantagem ou desconto. Usar ‘ganchos’ como ‘sexta-feira 13’ ou a final de algum campeonato de futebol podem ainda atrair o público para o seu estabelecimento.
2 – Fidelidade
Programas que somam pontos cada vez que um produto é adquirido ou um serviço utilizado são uma boa maneira de fazer com que o cliente volte a procurar o negócio, interessado em aumentar a pontuação e, assim, ganhar vantagens no estabelecimento.
Com o Alelo Mais Clientes por exemplo, você consegue programar campanhas promocionais de Cashback, e devolver parte do valor gasto direto no saldo do Alelo Refeição do seu cliente. Imagina se ele não vai curtir uma promo dessas?
3 – Ações segmentadas
O histórico de compras de seus clientes diz muito sobre eles e pode ser usado para fazer uma promoção sob medida para ele. Uma distribuidora de doces pode, por exemplo, reduzir o preço de certo produto apenas para quem já o comprou antes.
4 – Parcerias com outras empresas
Empreendimentos que têm o mesmo público-alvo, mas vendem produtos ou serviços diferentes, podem se unir para economizar nos gastos do folheto ou do banner promocional. Isso vale em situações como uma casa de bolos e outra de café.
A união com o parceiro, nessas situações, aumenta as chances de ampliar o número de clientes e atingir um novo público.
E você, que tipo de promoção costuma fazer em seu negócio? Conte aqui pra gente!