Um item essencial para manter um negócio funcionando é o capital de giro. Independentemente do tamanho da sua empresa, esse recurso será o responsável por manter a saúde financeira da instituição.

Renata de Oliveira Gomes, Gerente de Marketing da Alelo, traz dicas para você entender o que é o capital de giro e como deve ser utilizado no seu negócio.

O conteúdo faz parte da série “Alelo Descomplica”, que você encontra aqui no Blog e também no Youtube.

Vamos nessa?

O que é capital de giro?

O capital de giro é a diferença entre o que você tem em caixa e a soma das despesas e contas a pagar. Ou seja, o recurso financeiro que você tem a mão pra fazer o seu negócio funcionar.

Por exemplo, se você compra um forno profissional para assar pães, mas não sobra nada para comprar a farinha, a conta não vai fechar, concorda?

“É com ele [capital de giro] que você vai poder oferecer financiamento aos seus clientes nas vendas a prazo. Ele também será o responsável por manter seus estoques, pagar fornecedores, impostos, funcionários e todos os custos operacionais do seu negócio”, explica Renata.

Como você mantém um bom capital de giro? 

A gerente de marketing da Alelo orienta que o primeiro passo é identificar e cortar os custos extras. “Seja disciplinado! O capital de giro não deve ser usado para cobrir despesas. Caso isso seja inevitável, reponha a quantia retirada assim que o dinheiro entrar em caixa”, fala. 

Outro passo essencial é negociar com fornecedores para ter prazos de pagamento mais competitivos e bons descontos à vista. 

“Com seus clientes, tente sempre que possível reduzir os prazos de financiamento. Caso seja necessário, você também pode antecipar os pagamentos a receber”, comenta Renata.

Custos variáveis

Além do capital de giro, para manter as finanças do seu negócio em dia, é importante ter um bom controle dos chamados custos variáveis. 

Nós já publicamos um material sobre como definir um preço de venda adequado ao mercado. E isso tem a ver com os custos variáveis da sua empresa.

“Se você tem um restaurante que vende marmitas em uma área comercial, é possível que durante a semana você gaste mais gás e ingredientes para cozinhar, já que vende mais refeições. Já aos finais de semana, momento em que você recebe menos clientes, é provável que esses custos sejam menores.” Esse é um bom exemplo de custos variáveis.

“Seja qual for o tipo do seu estabelecimento, lembre-se de que para calcular custos variáveis, você deve primeiro selecionar um período para o qual deseja fazer essa conta, como um mês, um semestre ou um ano. Com esse prazo definido, você conseguirá ter uma previsão que vai ajudar a gerir o seu negócio ao longo do tempo”, finaliza Renata.

Melhore sua gestão financeira

Agora, que você já compreendeu o que é capital de giro, saiba que, para acompanhar como o seu movimento está em relação aos concorrentes da região onde está a sua empresa, os clientes da Alelo podem acessar o Painel Meu Negócio.  Sabe como ele funciona?

No painel, é possível ver dados sobre o mercado da sua região e até mesmo ticket médio de compras feitas com os cartões Alelo ao seu redor. 

São informações que podem ajudar a tomar decisões melhores em relação à sua gestão financeira. Como por exemplo, mudar o horário de atendimento, adaptar o cardápio conforme a demanda da região, ajustar o preço, fazer promoções especiais, etc.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.