Já é unanimidade que a tecnologia é necessária para melhorar o desempenho de gestão de frotas no Brasil. Afinal, realizar todos os controles de forma manual e instintiva pode acabar em graves consequências, inclusive em acidentes.

São muitos os pontos a serem observados, além da questão logística. A Lei do Descanso exige, por exemplo, o limite de oito horas de jornada, descanso de 11 horas entre jornadas e intervalo na direção de meia hora a cada quatro horas de direção seguidas, além do controle obrigatório do tempo trabalhado.

Para garantir que todos os controles sejam feitos de forma efetiva e ágil, há alguns mecanismos disponíveis no mercado que podem auxiliar os gestores. A Alelo preparou uma lista com seis deles a fim de deixar seu dia a dia mais tranquilo. Confira a seguir:

Abastecimento: Os postos de combustíveis podem ser importantes aliados para os gestores de frotas. Alguns deles já possuem tecnologias que permitem identificar o frotista e ajudar no controle do consumo médio dos veículos, enviando a informação diretamente para o gestor — para realizar um duplo controle sobre o dado.

Há equipamentos que leem o odômetro do veículo para saber qual a distância percorrida desde o último posto de abastecimento, e quantos litros de combustíveis foram colocados no veículo ajudando a detectar possíveis fraudes.

Atenção direcionada: É praticamente impossível prever o comportamento dos motoristas das frotas — e de quem cruza com eles no trânsito. Por isso, além dos treinamentos e orientações, há aliados tecnológicos que podem colaborar. Um deles é o aplicativo da Samsung chamado “In-Traffic Reply” (resposta em trânsito), que usa o sensor de GPS para determinar quando um carro está em movimento e responde automaticamente com mensagens de texto com a informação “estou dirigindo e não posso responder no momento”. O objetivo é aliviar a pressão social de responder rapidamente e evitar acidentes.

Aplicativos: Ainda há poucas ferramentas disponíveis no mercado capazes de unificar todos os dados necessários para o controle de uma frota visando a necessidade de mobilidade do gestor e tomadas rápidas de decisão.

A Alelo lançou o App Minha Frota, do cartão Alelo Auto, que é um aplicativo que oferece mais controle e otimiza o dia a dia do gestor de frotas, facilitando a tomada de decisão onde quer que esteja. Com a ferramenta o gestor pode, por meio do celular, fazer uma carga emergencial nos cartões dos motoristas em tempo real, descobrir o motivo de uma transação negada ou até mesmo pesquisar os dados cadastrais dos seus condutores e veículos.

Diagnósticos à distância: A parceria com as fabricantes de veículos também é importante para os gestores. A Mercedes-Benz, por exemplo, oferece o serviço de telediagnose para seus produtos. A nova função do sistema de gestão de frota e rastreamento identifica problemas do motor, câmbio, embreagem, freio, entre outros. O recurso comunica imediatamente o gestor da frota sobre a necessidade de uma manutenção fora do previsto e pode amenizar gastos demasiados e a parada repentina do veículo.

Manutenção: Veículos parados são sinônimo de perda de dinheiro. Por isso, a tecnologia é uma ótima aliada para auxiliar na programação das manutenções. Softwares que integram dados dos veículos, agenda das oficinas, estoque de peças são essenciais para manter os veículos rodando em boas condições.

Cuidado com motoristas: A segurança é um assunto muito importante para todo gestor de frotas. Para garantir que os condutores estejam seguros, já há tecnologias como assistentes de faixa (que alertam quando o motorista está saindo da pista de forma inesperada), limitador de velocidade, frenagem autônoma e até mesmo tecnologias mais recentes como o Harken, um cinto de segurança inteligente, que pode alertar quando há uma situação de perigo por conta do cansaço do condutor.

O produto desenvolvido na Europa, funciona com sensores posicionados no banco do motorista e no cinto para acompanhar como estão os batimentos cardíacos e a respiração do condutor. Em caso de sinais de sonolência, o produto envia alertas para o motorista e para uma central de monitoramento.

É importante lembrar que a evolução da tecnologia é extremamente dinâmica e há atualizações constantes. Agora que você já conhece mais algumas ferramentas disponíveis, que tal incorporá-las no seu dia a dia para ajudar no controle de sua frota?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.