Se você já empreende ou pensa em abrir um estabelecimento comercial, deve saber que não é tarefa fácil. Ter um restaurante de sucesso envolve tomar decisões estratégicas, que precisam estar embasadas em dados.

Mas sabemos que na correria do dia a dia, muitas vezes o tempo é curto para planejar cada passo.

Por isso, te convidamos a acompanhar a série Alelo Descomplica o seu Negócio, que trará dicas muito importantes, baseadas nas histórias de sucesso dos milhares de estabelecimentos comercias parceiros da Alelo.

(No e-book “Estratégias de Marketing” você encontra dicas sobre o que não pode ficar de fora do seu planejamento. Acesse o material completo.)

Queremos apoiar você para que o seu estabelecimento tenha muito sucesso.

Vamos começar pelo começo? Você já ouviu falar dos 4Ps?

Produto: como encantar seu cliente?

Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a diferenciação do seu produto e serviço, é essencial para atrair novos clientes. Por isso, considere:   

  • Qual seu objetivo?
  • Quais são as suas qualidades?
  • Para quem seu produto será destinado?
  • Qual o problema que o produto ou negócio se propõe a resolver?
  • Como e quando o cliente poderá usá-lo ou frequentá-lo?

Quando se trata de um restaurante então, as respostas para estas perguntas determinarão várias escolhas, como: o tipo de gastronomia, a ambientação, a localização, e muito mais.

Lembre-se que é importante ficar atento ao feedback dos clientes, e ao movimento da concorrência. Assim você fica sempre a frente, com novidades e lançamentos para trazer seus clientes para perto.

Inclua novos pratos no cardápio – 5 aspectos para o sucesso das criações

 

Praça: do restaurante instagramável ao delivery

Para definir o local onde o seu estabelecimento será montado, as definições sobre o Produto devem estar muito claras para você.

Afinal, dependendo do tipo de cardápio e modelo de serviço que pretende oferecer, o seu endereço deverá refletir todas estas estratégias. E com isso, surgem novas perguntas:

  • É um negócio físico com salão?
  • O ponto é de fácil acesso e com visibilidade?
  • Seu negócio é um delivery? Qual a área de entrega?

Outro ponto muito importante a se considerar é com relação ao perfil do público-alvo. Se você quiser atender famílias com crianças, por exemplo, incluir um Espaço Kids pode ser um grande atrativo.

Preço: quanto cobrar pelo seu produto?

Para definir o preço dos seus produtos, não vale apenas pensar nos custos das mercadorias e insumos. É preciso levar em conta diversos fatores, como:

  1. Custos operacionais: além dos ingredientes que compõem os pratos, gastos com aluguel, luz, gás, funcionários, etc, devem estar no planejamento financeiro do seu negócio;
  2. Demanda de clientes: seu negócio é sazonal? Qual o movimento esperado? Existe muita procura pelo tipo de produto que está oferecendo?
  3. Concorrência: caso o seu estabelecimento esteja localizado próximo de muitos outros com a mesma proposta, talvez seja necessário desenvolver uma estratégia de diferenciação de preços, entrega de brindes, campanhas de fidelidade, etc.

No caso dos parceiros Alelo, é aconselhável estar por dentro do valor médio do vale refeição pago pelas empresas próximas ao seu restaurante. Afinal, os trabalhadores, muito provavelmente, tentarão se manter dentro desta verba (a não ser nos almocinhos felizes às sextas 🙂 ).

O comportamento de uso dos donos dos verdinhos podem oscilar ao longo do mês também. Afinal, quando o mês vira e o saldo cai, é hora de ostentar!

Enquanto que no final do mês, é provável que as pessoas estejam em busca de opções mais em conta. Hora de fazer promoções!

Promoção: como atrair os clientes

Da fachada ao perfil na rede social, todos os canais de comunicação com seu cliente são oportunidades de conquistá-lo. Por isso, capriche no desenvolvimento da sua marca, cardápios e no tom da mensagem que pretende transmitir.

Isto porque, a sua forma de se comunicar com a clientela deve estar alinhada ao estilo do seu restaurante. Se ele for um local pensado para as famílias curtirem aos finais de semana, vale ter uma linguagem mais despojada, incluir brindes para as crianças e promoções focadas em quantidades. Por exemplo, pratos tamanho família.

Já se o seu comércio é mais focado nos trabalhadores da redondeza que passam depois do almoço para comprar um chocolate, aposte nos combos do tipo: chocolate com café.

Mas lembre-se de sempre considerar os custos envolvidos e calcular a possível demanda para não se enrolar.

E se precisar daquela ajudinha para crescer, conta com a Alelo!

Todos os dias, mais de 10 milhões de pessoas, que trabalham nas 150 mil empresas-clientes da Alelo, buscam um local para usar nossos cartões.

Por isso, ser um estabelecimento comercial credenciado à Alelo, garante mais visibilidade para você, além de soluções que vão te ajudar com a gestão do seu negócio, a divulgação dos seus produtos, obter empréstimo e muito mais.

Faça o credenciamento e seja um restaurante de sucesso.

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