Sair para almoçar ou jantar em família é um ótimo programa para os momentos de lazer. Mas quando há crianças no grupo, é importante pensar em locais que ofereçam algum tipo de diversão para elas.

Afinal, geralmente os pequenos gostam de estar em movimento o tempo todo!

Por isso, quando o estabelecimento conta com atrativos para todas as idades, certamente entrará na lista dos lugares a voltar.

Seja no mês das crianças ou no ano inteiro, se você quer que o seu estabelecimento atraia famílias, é preciso saber quais atividades oferecer, garantindo segurança e conforto para todos.

Vem com a gente se inspirar nestes espaços incríveis!

Espaços kids pra ninguém botar defeito

Roni Hirsh, fundador e diretor criativo do Erê Lab, especializado em mobiliário urbano infantil, sugere que os espaços tenham brincadeiras para as crianças que já têm autonomia para brincar sozinhas, e também para que os pais possam brincar junto, principalmente no caso de filhos pequenos.

Ele lembra que, embora seja comum o uso do tablet ou celular na mesa, é interessante deixar os eletrônicos de lado e poder vivenciar uma boa experiência em família.

A churrascaria Rio Brasa no Rio de Janeiro, conta com duas unidades, uma na Barra e outra na Lagoa. O espaço kids tem videogame, carrossel, piscina de bolinhas, roda-gigante, entre outros brinquedos, e é monitorado por profissionais.

Unidade Barra

@rio_brasa

Av. Ayrton Senna nº 2.541

Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ

Unidade Lagoa

@rio_brasa

Av. Borges de Medeiros nº 829 Lagoa – Rio de Janeiro/RJ

A gerente de marketing e vendas da Nogueira Brinquedos, Percila Paloma, recorda que é preciso levar em consideração o público e a faixa etária das crianças que frequentam o restaurante, além do tamanho do ambiente disponível.

“Avaliar se é melhor que a família coma e vá embora rápido ou permaneça por mais tempo, ajuda a saber o tipo de brinquedos a oferecer”, diz Paloma.

O tradicional brinquedão, que conta com escorregador, piscina de bolinha e corredores com desafios, costuma fazer sucesso entre a criançada, e está presente em muitos estabelecimentos.

Como é o caso do Gran Parrilla, também no Rio de Janeiro. O restaurante conta com ambiente sofisticado e confortável para proporcionar grandes momentos ao sabor da gastronomia argentina.

Aberto para almoço e jantar, o local oferece também pratos especiais para as crianças, além de um espaço infantil superdescolado.

@granparrilla

Av. Lúcio Costa, 8000 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ

Cenários temáticos também estão entre os favoritos do público infantil.

Na capital paulista, a Taverna Medieval é uma hamburgueria que promove uma verdadeira viagem à Idade Média.

Os ambientes e decoração temáticos oferecem uma experiência divertida.

Informações, horários e reservas: www.tavernamedieval.com.br/reservas

@taverna_medieval

Rua Gandavo, 456 – Vila Mariana – São Paulo/SP

Telefone: (11) 4114-2816

Ambientes ao ar livre e em contato com a natureza podem ser uma boa opção.

No Restaurante Jardim de Minas em BH, o espaço kids conta com uma casinha da árvore (na árvore mesmo), além de várias atrações para a criançada.

No cardápio: saladas, massas, pratos para duas pessoas, porções, assados e várias outras delícias.

@restaurantejardimdeminas

Rua Noraldino de Lima 581 – Aeroporto – Belo Horizonte/MG

Para restaurantes que buscam fugir do tradicional, inovar no design e pensar em atrativos alinhados ao perfil do lugar podem ser uma boa saída.

“Se é um espaço de comida brasileira, vale explorar conteúdos que brinquem com a culinária local ou oferecer visitas à cozinha que instiguem o interesse pelos alimentos.

Já se é um estabelecimento vegetariano, pode-se pensar em fazer um brinquedo ou desenho de um alface gigante ou uma cenoura, sem necessariamente ter uma sala específica para isso”, diz o diretor do Erê Lab. Nesse caso, porém, ele ressalta que é preciso pensar na acústica. “Os brinquedos geram uma adrenalina e as crianças gritam, então é preciso planejar o local de forma que não seja um incomodo para outras mesas”, orienta Hirsch.

Segurança dos espaços kids

Em se tratando de crianças, garantir a segurança durante a diversão é obrigatório. A gerente da Nogueira Brinquedos lembra a importância de checar se a empresa fornecedora de brinquedos possui certificados que garantem a qualidade, padronização e segurança dos seus produtos.

“O dono do estabelecimento deve se certificar que o espaço esteja seguro, redobrando atenção para alguns itens como tomadas e fios de eletricidade, quinas dos móveis e brinquedos, telas de proteção, no caso do brinquedão, e presença de objetos pontiagudos, farpas e pontas salientes, como parafusos e porcas”, alerta Paloma.

Ela diz ainda ser imprescindível verificar se ao redor dos brinquedos existem obstáculos perigosos onde as crianças possam tropeçar, e chama a atenção para a escolha dos pisos, sendo o de EVA o mais indicado para as áreas onde ficam os bebês, e o de borracha para as áreas externas ou de recreação, que envolvam brincadeira, atividades escolares e brinquedos com mais altura.

“Recomenda-se também o controle de usuários e faixa etária do brinquedo de acordo com o indicado na placa de segurança, e fazer a manutenção dos brinquedos de acordo com a necessidade”, destaca Paloma.

A seguir, ela sugere algumas das atividades mais indicadas para cada faixa etária. 

Bebês de 6 meses a 2 anos

Nesse período, os bebês brincam sozinhos e gostam de objetos para apertar, sacudir, jogar, bater, empilhar.

Crianças de 2 a 3 anos

Elas gostam de brinquedos que induzam ao movimento, opções para montar, ler, criar histórias e objetos. Vale investir em brincadeiras coletivas, que promovam a interação e socialização entre as crianças.

No Engenho Dedé, na capital paraense, além de boa comida e uma bebida na temperatura certa para ajudar a refrescar no calor de Belém, as crianças têm um espaço só delas: a Dedelândia.

@engenhodede

Avenida Visconde de Souza Franco, 776 – dentro do Shopping Boulevard, Lojas 152 e 153 no Reduto, Belém/PA

Crianças acima de 3 anos

Brincadeiras em grupo, que despertem o lúdico e a criatividade são importantes para a socialização. Espaços semelhantes aos da vida real, como um camarim, pet shop, posto de gasolina, casinha e mercadinho, favorecem o faz-de-conta e o brincar simbólico, estimulando a imaginação.

No Restaurante Dona Ju em Brasília, o Juju Kids é um espaço totalmente pensado para as crianças dos 2 aos 14 anos!

Porções, caldos e espetinhos fazem parte do cardápio do Dona Ju. A unidade fica em Águas Claras (DF).

@bardonaju

CH SHA Conjunto 6 Chácara 529, 01 Avenida Vereda da Cruz, 18G – Águas Claras, Brasília/DF

Concluindo, se o seu estabelecimento recebe famílias com crianças, é preciso tornar o ambiente o mais inclusivo possível para que todos se sintam à vontade para curtir todas as experiências propostas. Relembrando:

  • Avalie a acústica e o local disponível para dedicar um espaço seguro e acessível às crianças;
  • Certifique-se de oferecer atividades e brinquedos para todas as faixas etárias;
  • Cuide da segurança do local, contratando empresas e profissionais certificados e fazendo a manutenção e limpeza necessárias;
  • Pense em atividades ligadas ao tema do seu estabelecimento para atrair mais clientes;
  • Não se esqueça de divulgar.

Conta pra gente como é o espaço kids do seu estabelecimento!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.