Hoje em dia quem não tem o WhatsApp instalado no celular é praticamente incomunicável, não é mesmo? O aplicativo queridinho dos brasileiros se tornou uma ferramenta fundamental para a comunicação, seja no âmbito pessoal ou profissional.
Segundo uma pesquisa da plataforma Statista, especializada em coleta de dados, o WhatsApp conta com 147 milhões de usuários no país, o equivalente a 99% dos brasileiros com acesso à internet. O Brasil é o segundo maior mercado do aplicativo no mundo, atrás apenas da Índia.
A ferramenta se tornou tão importante para os brasileiros, que quando apresenta alguma instabilidade, há um caos nas redes sociais, com pessoas desesperadas por um substituto do aplicativo.
Isso também se deve ao fato de o aplicativo de mensagens ter evoluído para uma plataforma de multicomunicação, possibilitando ligações e compartilhamento de vídeos, imagens e documentos.
É claro que uma ferramenta de comunicação tão poderosa também pode ser útil nos negócios. Por isso, nós vamos te contar tudo sobre o WhatsApp Business, a versão comercial do aplicativo. Confira!
O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é uma versão desenvolvida com o propósito de atender microempreendedores e pequenas empresas. Assim como o Facebook e o Instagram nas suas versões voltadas para negócios, o WhatsApp oferece recursos extras em comparação à versão convencional, como: respostas rápidas, mensagens automáticas e perfis verificados.
A ferramenta facilita a comunicação entre empresas e usuários, permitindo uma interação eficiente e fornecendo um serviço melhor ao cliente. Hoje, é possível fazer pagamentos e expor catálogos no aplicativo.
A versão é gratuita, mas possui recursos adicionais que são pagos, como a criação de uma página personalizada (perfil mais detalhado com informações de endereço, foto, site e horário de funcionamento) e múltiplos atendentes, distribuindo o atendimento em até 10 aparelhos diferentes para a equipe cuidar do contato com os clientes.
Como mudar para o WhatsApp Business?
Se você já possui uma conta convencional do WhatsApp, saiba que migrar para a versão comercial é uma tarefa muito simples. É possível trocar de modelo, sem perder o histórico de conversas, usando o recurso de backup do Google Drive.
Porém fique atento! O processo inverso, de mudar do Business para o convencional, não pode ser feito mantendo o histórico. Além disso, o número do celular só pode ser usado em uma das versões.
Veja como alterar o WhatsApp convencional para Business no Android e no iPhone:
1 – Salvando o histórico
Caso queira manter o histórico das conversas, acesse as configurações do WhatsApp. No Android, são os três pontinhos na parte superior da tela, enquanto no iPhone fica no menu inferior, à direita.
Depois, clique em “conversas” e abra “backup de conversas”. Por fim, selecione “fazer backup” e aguarde até que o aplicativo envie todas as conversas para o Google Drive ou iCloud.
2 – Configurando o WhatsApp Business
A próxima etapa é baixar o WhatsApp Business no seu celular e instalar. Quando estiver concluído, abra o aplicativo e toque em “concordar e continuar”. Em seguida, digite o telefone da sua empresa com DDD e vá em “avançar”.
Uma mensagem de confirmação informará que o número já está cadastrado no WhatsApp e será transferido para versão Business. Clique em “continuar” e digite o código de confirmação recebido por SMS.
O app vai solicitar permissão de acesso aos seus arquivos e contatos. Clique em “continuar” e em “permitir”.
A opção para restaurar o backup das conversas será exibida. Toque em “restaurar” e aguarde os arquivos serem baixados. Quando terminar, vá em “avançar”.
Com o WhatsApp Business já instalado e configurado, digite o nome da sua empresa e selecione uma categoria. Caso queira, é possível já adicionar uma foto de perfil tocando no ícone da câmera.
Por fim, selecione “avançar” para finalizar a configuração e acessar a tela de conversas.
Principais vantagens do WhatsApp Business
Como você já viu, o WhatsApp Business traz uma série de funções extras em comparação a sua versão convencional. Mas vale a pena fazer essa migração por conta dessas funcionalidades?
A resposta é sim! Quando a empresa tem um perfil comercial, ela se diferencia de um perfil pessoal, trazendo diversas informações úteis para os clientes como a localização da loja, e-mail e horário de funcionamento.
Outra vantagem é que toda a comunicação da loja fica centralizada em um só lugar, facilitando o atendimento. As mensagens automáticas também ajudam a evitar que o consumidor fique no “vácuo” enquanto aguarda um atendente.
Pensando especificamente na facilidade e objetividade da comunicação, o aplicativo permite que o empreendedor tenha uma “vitrine virtual” dos seus produtos, aumentando as chances de chamar a atenção do consumidor e concretizar uma venda.
O WhatsApp Business ainda conta com um menu de estatísticas, permitindo acompanhar quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas. Esse recurso auxilia o empreendedor a entender como está sendo o desempenho da sua comunicação com o público.
O que está esperando? Baixe agora mesmo e usufrua de todas as vantagens do principal meio de comunicação dos brasileiros pela internet!