Empreendedorismo

Uso de dados nos negócios – por que é imprescindível investir nessa estratégia

0

As compras feitas no shopping, o pedido no aplicativo e a pizza paga pelo WhatsApp – toda transação fornece informações sobre quem somos e quais são os nossos hábitos de consumo, no presencial e no digital.

Todo esse volume de dados – o chamado Big Data – pode atender objetivos diversos.

“Dados das câmeras podem ajudar a localizar pessoas perdidas ou identificar um potencial cliente. Na internet, dados gerados e analisados podem determinar pandemia em uma região ou apontar uma oportunidade de venda de determinado produto. Mesmo a voz pode ser um indicativo se a pessoa está com depressão”, explica a professora Alessandra Montini, coordenadora do FIA Labdata, centro de ensino, pesquisa e consultoria em análise de informação, da Fundação Instituto de Administração, em São Paulo.

Em palestras e eventos sobre o assunto é comum ouvir dizer que “os dados são o novo petróleo”. Afinal, vivemos a era de dados e eles são utilizados para muitas coisas:

  • prever cenários;
  • melhorar processos;
  • lançar produtos;
  • expandir a atuação de uma empresa;
  • e até pode ajudar a evitar prejuízos financeiros futuros.

O uso de dados pós Pandemia

A pandemia agilizou a transformação digital em todas as indústrias. Isso fez com que as empresas tivessem de criar ou aprimorar os canais digitais, seja para interação com seus clientes, ou para melhorias em suas operações. De uma maneira ou de outra, são todos processos que exigem uso de dados.

Segundo um estudo feito pela Experian em novembro de 2020, nos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, 67% das empresas dizem que a pandemia acelerou muitas de suas iniciativas nessa área. E 84% também afirmam haver mais demanda por insights de dados em suas organizações.

Estimativas calculam que 90% dos dados existentes no mundo foram criados nos últimos dois anos e a tendência é que com as novas tecnologias, como 5G e Internet das Coisas, essa coleta de dados se acelere ainda mais.

Para os negócios – sejam eles de pequeno, médio ou grande porte – o uso de dados atualmente é imprescindível, como você verá no próximo tópico.

Quais as vantagens de usar os dados?

“Para aumento de receita ou redução de custos operacionais, os dados são aliados importantes para os negócios”, ressalta o professor da FGV. Ao entender o cliente e suas necessidades, a empresa aumenta as chances de vender mais. Isso acontece porque é possível segmentar o público a partir do conhecimento das características dos consumidores. Ao conhecer seus comportamentos, é possível localizá-los e oferecer aquilo que despertará o seu interesse.

Por outro lado, o uso de dados também ajuda na redução de custos, ao permitir entender como funciona a sua operação, economizando tanto com a execução de tarefas dos seus colaboradores, quanto com o gasto no atendimento de seu público. Veja um trecho da conversa extraída da Live da Alelo sobre Dados.

Trecho da Live da Alelo sobre Inteligência de Dados

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.