Procurar emprego nunca foi uma tarefa fácil, mesmo com as várias ferramentas de busca que a internet trouxe nos últimos anos. Embora a disponibilidade de ferramentas tenha aumentado, uma delas segue sendo essencial para qualquer recrutador: o currículo. 

Esse documento é a chave para a porta de entrada em qualquer processo seletivo. Ele deve chamar a atenção dos recrutadores para as suas habilidades, experiências e diferenciais em relação aos demais candidatos. 

Apesar disso, muitas pessoas não sabem por onde começar e cometem erros que podem ser determinantes para a admissão ou não em uma vaga. 

Mas calma que a gente conversou com a psicóloga e especialista em recursos humanos, Juliana Ferrari, para trazer as melhores dicas para você montar o seu CV. Vamos lá! 

O currículo ainda é importante? 

A resposta para isso é: sem dúvida que sim! É um conteúdo que exalta as qualidades do trabalhador e valoriza sua experiência.

Você sabia que o documento que é considerado o primeiro currículo da história foi escrito por Leonardo Da Vinci? Isso aconteceu em 1482, quando o gênio renascentista estava em busca de emprego. 

Da Vinci era pintor, engenheiro, arquiteto e inventor. Em uma carta enviada ao Duque de Milão, Ludovico Sforza, ele escreve uma narrativa cronológica de seus feitos e faz uma lista de serviços que pode oferecer ao nobre (chora, LinkedIn).

Até 1950, os currículos eram apenas formalidades, muitos eram escritos em guardanapos durante um almoço com os empregadores e continham apenas informações como: idade, sexo, peso e altura. Já na década seguinte, tornou-se necessidade para quem buscava trabalho. 

“O currículo é ainda a principal ferramenta utilizada nos processos seletivos, pois os recrutadores conseguem avaliar quem são os mais indicados ou não para seguirem no processo seletivo. Então, é muito importante organizar de uma forma que defina quem é você, quais são as suas habilidades e que conhecimentos você possui”, afirmou Juliana Ferrari. 

Informações indispensáveis

Um currículo bem-feito é aquele que é completo, mas ao mesmo tempo é objetivo. Ele deve carregar um conteúdo de qualidade, ressaltando as informações que mais interessam ao contratante. 

Segundo Juliana, algumas informações são indispensáveis na hora de montar o currículo. Entre elas estão: 

  • Nome;
  • Endereço;
  • Telefone para contato;
  • E-mail;
  • Formação; 
  • Experiência; 
  • Atividades extracurriculares.

“Se você teve algum resultado naquela organização, como diminuição de custos ou algum projeto que  participou e causou algum impacto, deve colocar”, comentou. 

Os cargos e a formação devem ser colocados de forma decrescente, ou seja, do mais atual para o mais antigo. Não se esqueça de descrever as atividades que você executou em cada cargo. Não há necessidade de fornecer informações como CPF e RG. 

Caso esteja se candidatando para vagas de áreas diferentes, o ideal é que você elabore currículos diferentes, dando ênfase às habilidades mais importantes exigidas para aquele trabalho. 

“Coloque informações que sejam mais detalhadas e atrativas para a vaga que você está se candidatando. Se você está mandando um currículo para a área comercial, por exemplo, dê ênfase à sua experiência e cursos realizados naquela área”, explicou a psicóloga .

Formato 

Além de bem escrito, o currículo precisa estar bem organizado. Use margens amplas, uma fonte de texto limpa e legível. Utilize o negrito e itálico apenas para destacar pontos importantes e facilitar a leitura do recrutador. 

Fique atento também ao tamanho do CV. O ideal é que ele tenha no máximo duas páginas. Quanto menor e mais objetivo for o documento, melhor. 

Afinal, imagina só quantos documentos o RH precisa analisar para encontrar os candidatos!

Seja bastante criterioso e revise o texto com calma antes de imprimir ou enviá-lo por e-mail. Se for necessário, peça a opinião de um amigo, mas em hipótese alguma deixe passar um erro de português ou de digitação. 

Dicas extras ao elaborar o currículo 

Como vimos, o currículo deve ser curto e bem objetivo. Portanto, evite colocar informações que não agregam para aquela vaga em específico. Tenha atenção ao disponibilizar o contato, como, por exemplo, o número do celular, que deve sempre estar atualizado. 

E nada de usar aquele e-mail gatinh@e-mail.com tá?

“O e-mail deve ser formal, pois ele reflete a sua imagem profissional. Tente não colocar apelidos ou números. Tenha um e-mail específico para essa situação. Erros de português também geram uma visão distorcida da pessoa”, afirmou Juliana. 

Um erro gravíssimo que alguns candidatos cometem é mentir sobre suas habilidades no currículo. Isso gera desconfiança no recrutador, até mesmo sobre as informações que são verdadeiras. 

“Às vezes, a pessoa coloca informações e na entrevista o recrutador percebe que é mentira. Por exemplo, quando você coloca que é fluente em uma língua e na verdade não é”, comentou a psicóloga. 

Uma última dica é não colocar pretensão salarial e nem exagerar em autoelogios como “sou proativo”, “sou educado” e “trabalho bem em equipe”. Em vez disso, demonstre suas qualidades pessoais descrevendo projetos que realizou em seus empregos anteriores. 

Agora que você já sabe como elaborar o seu currículo, faça da melhor maneira possível para conseguir aquela sonhada vaga.

Aproveita pra dar uma espiada nas oportunidades da Alelo e venha ser um Alelover!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.