Nada como a comodidade de pedir algo e receber no conforto do lar ou do ambiente de trabalho. É graças ao delivery que sua comida, seu remédio, seu cosmético ou qualquer outro produto chega até você.
O negócio do delivery é tão sério que “em agosto de 2023, mais de oito em cada dez proprietários de smartphones pesquisados no Brasil afirmaram usar um aplicativo móvel para pedir comida online, contra menos da metade (47%) dos entrevistados em 2017”, diz uma pesquisa da Statista.
Neste texto, a gente vai te explicar tudinho sobre como fazer um planejamento estratégico para delivery. A ideia é que você faça seu negócio faturar ainda mais. Bora lá?
Planejamento estratégico para delivery
Segundo o Sebrae, mercearias, supermercados, bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias estão entre os serviços de maior demanda.
Mas lembre-se de que outros setores como: farmácias, lojas de roupas, óticas também podem utilizar o delivery.
Alguns passos para ficar atento
Avalie, de forma estratégica, como o delivery pode ser utilizado no seu negócio para atender seu público. Analise também se é vantajoso levar o produto até o cliente. Lembre-se dos custos para a implantação dessa comodidade para o consumidor.
Defina se todos os produtos do seu negócio entrarão no delivery. Alguns medicamentos, por exemplo, precisam ficar refrigerados. Com isso, caso sejam levados até o cliente, devem estar muito bem acondicionados para não estragarem e o entregador deverá fazer a entrega no menor tempo possível.
Tenha em mente a área de atuação do seu delivery. Cobrir uma área muito extensa pode não compensar financeiramente. Talvez, terceirizar a entrega seja uma solução.
As taxas do delivery devem caber no orçamento da empresa e do planejado, não devendo estar contidas no valor do produto. Se necessário, informe ao cliente o valor da entrega. Isso se chama transparência transacional.
Fazer as entregas no horário combinado é um grande diferencial no serviço oferecido. Se a demora é grande, o cliente acaba desistindo de comprar na sua loja novamente.
Oferecer várias formas de pagamento como: crédito, débito e pix, por exemplo, ajudam no delivery como um todo.
Por fim, ouça as opiniões dos clientes. Um pós-venda bem-feito ajuda na fidelização do seu público-alvo.
Como divulgar o seu delivery?
Divulgação e promoção são as palavras de ordem aqui, segundo o Sebrae.
Utilizar as mídias (sociais ou convencionais) para fazer a divulgação do delivery e mostrar quais produtos o consumidor consegue comprar é um excelente caminho. Deixe claras as vantagens de fazer o pedido com a sua empresa.
A comunicação deve ser objetiva, deixando nítidos os horários, canais de atendimento e formas de pagamento, por exemplo. Monitorar a comunicação é essencial para melhorar, cada vez mais, as ações de marketing e a experiência do consumidor.
Com o monitoramento, é possível fazer relatórios e fica mais fácil fazer promoções, como o cashback do Mais Clientes . Isso ajuda na fidelização do cliente que se sente motivado em consumir na sua empresa.
Dica extra
Tenha uma excelente embalagem para que o produto saia da sua loja e chegue perfeito até o consumidor.
No caso de alimentos, a embalagem deve ser capaz de manter a temperatura (fria ou quente) por algum tempo.
Se o produto vendido é frágil, a embalagem deve ser pensada para protegê-lo e evitar que se quebre no trajeto.
Em qualquer caso, a embalagem deve ser resistente, prática e funcional. Economizar na compra de uma embalagem inadequada fará com que o seu público-alvo tenha uma experiência de compra desagradável.
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