Nada como a comodidade de pedir algo e receber no conforto do lar ou do ambiente de trabalho. É graças ao delivery que sua comida, seu remédio, seu cosmético ou qualquer outro produto chega até você.

O negócio do delivery é tão sério que “em agosto de 2023, mais de oito em cada dez proprietários de smartphones pesquisados ​​no Brasil afirmaram usar um aplicativo móvel para pedir comida online, contra menos da metade (47%) dos entrevistados em 2017”, diz uma pesquisa da Statista

Neste texto, a gente vai te explicar tudinho sobre como fazer um planejamento estratégico para delivery. A ideia é que você faça seu negócio faturar ainda mais. Bora lá?

Planejamento estratégico para delivery

Segundo o Sebrae, mercearias, supermercados, bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias estão entre os serviços de maior demanda. 

Mas lembre-se de que outros setores como: farmácias, lojas de roupas, óticas também podem utilizar o delivery.

Alguns passos para ficar atento

Avalie, de forma estratégica, como o delivery pode ser utilizado no seu negócio para atender seu público. Analise também se é vantajoso levar o produto até o cliente. Lembre-se dos custos para a implantação dessa comodidade para o consumidor. 

Defina se todos os produtos do seu negócio entrarão no delivery. Alguns medicamentos, por exemplo, precisam ficar refrigerados. Com isso, caso sejam levados até o cliente, devem estar muito bem acondicionados para não estragarem e o entregador deverá fazer a entrega no menor tempo possível. 

Tenha em mente a área de atuação do seu delivery. Cobrir uma área muito extensa pode não compensar financeiramente. Talvez, terceirizar a entrega seja uma solução.

As taxas do delivery devem caber no orçamento da empresa e do planejado, não devendo estar contidas no valor do produto. Se necessário, informe ao cliente o valor da entrega. Isso se chama transparência transacional.

Fazer as entregas no horário combinado é um grande diferencial no serviço oferecido. Se a demora é grande, o cliente acaba desistindo de comprar na sua loja novamente. 

Oferecer várias formas de pagamento como: crédito, débito e pix, por exemplo, ajudam no delivery como um todo.

Por fim, ouça as opiniões dos clientes. Um pós-venda bem-feito ajuda na fidelização do seu público-alvo.

Oferecer várias formas de pagamento como: crédito, débito e pix, por exemplo, ajudam no delivery como um todo.

Como divulgar o seu delivery?

Divulgação e promoção são as palavras de ordem aqui, segundo o Sebrae. 

Utilizar as mídias (sociais ou convencionais) para fazer a divulgação do delivery e mostrar quais produtos o consumidor consegue comprar é um excelente caminho. Deixe claras as vantagens de fazer o pedido com a sua empresa. 

A comunicação deve ser objetiva, deixando nítidos os horários, canais de atendimento e formas de pagamento, por exemplo. Monitorar a comunicação é essencial para melhorar, cada vez mais, as ações de marketing e a experiência do consumidor. 

Com o monitoramento, é possível fazer relatórios e fica mais fácil fazer promoções, como o cashback do Mais Clientes . Isso ajuda na fidelização do cliente que se sente motivado em consumir na sua empresa. 

Saiba como fazer planejamento estratégico para delivery

Dica extra

Tenha uma excelente embalagem para que o produto saia da sua loja e chegue perfeito até o consumidor. 

No caso de alimentos, a embalagem deve ser capaz de manter a temperatura (fria ou quente) por algum tempo. 

Se o produto vendido é frágil, a embalagem deve ser pensada para protegê-lo e evitar que se quebre no trajeto. 

Em qualquer caso, a embalagem deve ser resistente, prática e funcional. Economizar na compra de uma embalagem inadequada fará com que o seu público-alvo tenha uma experiência de compra desagradável. 

Continue navegando pela Alelo e descubra mais dicas sen-sa-cio-nais para melhorar o faturamento do seu negócio. 

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