“Te chamaram no RH!” A frase que pode empolgar e também assustar. Afinal, o departamento de Recursos Humanos é a porta de entrada nas empresas. E também de saída. No entanto, o setor tem diversas outras funções que são essenciais para a saúde de uma empresa.

Neste conteúdo você vai conhecer um pouco mais sobre as atribuições e a importância do RH no mundo dos negócios. Confira!

O que é o setor de Recursos Humanos?

Primeiro é necessário compreender que o termo “recursos humanos” pode ser utilizado com dois significados. Um deles se trata de um sinônimo de capital humano, ou seja, as pessoas que trabalham em uma empresa.

No entanto, na maioria das vezes, a expressão Recursos Humanos se refere a um departamento dentro da empresa, também conhecido pela sigla RH. A principal função deste setor é desenvolver as melhores estratégias para a gestão de pessoas dentro do ambiente de trabalho.

Origem

O escritor e consultor administrativo Idalberto Chiavenato, um dos teóricos mais importantes na área de recursos humanos, afirma que as pessoas sempre foram membros fundamentais para as corporações. Por outro lado, a empresa é o mecanismo pelo qual as pessoas podem conseguir seus objetivos. 

A área de RH é relativamente nova e surgiu no início do século XX, impulsionada pela Revolução Industrial. Antes disso, os trabalhadores produziam manualmente seus produtos para consumo ou comércio, mas após a chegada da primeira máquina a vapor tudo mudou.

Nesse contexto, surgiu a necessidade de organizar as pessoas inseridas dentro da nova lógica de produção. Ao todo, a história da gestão de pessoas costuma ser dividida em quatro fases:

1 – Relações industriais

Devido à força das indústrias no final do século XIX e início do século XX, o departamento foi inicialmente chamado de “Relações Industriais”. Nesse período, o foco era a contratação de mão de obra, pagamento e demissão de funcionários.

Nesta época, o capataz era figura central da gestão de pessoas, sendo responsável por selecionar trabalhadores de maneira subjetiva e improvisada.

Vale ressaltar que no período a mão de obra era abundante devido ao crescimento das cidades. Com isso, os trabalhadores eram facilmente substituídos.

O pacote de benefícios desta época não devia ser muito bom, né? (risos)

2 – Departamento Pessoal

Na década de 1920, os trabalhadores começaram a reivindicar melhores condições. Ao mesmo tempo, diversas pesquisas e experimentos eram conduzidos como forma de melhorar a produtividade.

Nesse contexto, fatores como motivação, liderança e trabalho em equipe passaram a ser mais determinantes. Aqui, também surgiram a maioria das leis trabalhistas e o Estado passou a atuar como um mediador nas relações entre empresas e funcionários.

3 – Gestão de Recursos Humanos

Nesta fase, que vai de 1940 a 1980, o RH começa a se alinhar para o que conhecemos hoje. Com isso, o departamento passou a não apenas ser responsável pelo recrutamento e demissões, mas também pelo desenvolvimento de pessoal e avaliação de potencial.

Com novas tecnologias, o setor se preparou para lidar com profissionais cada vez mais capacitados. Também surgem novos estudos e teorias, principalmente organizacionais.

Além do conhecimento técnico, características como proatividade, comunicação e atenção à qualidade passam a ser desejáveis para os recrutadores.

4 – Gestão Estratégica de Pessoas

A fase atual da história do Recursos Humanos exige que os profissionais estejam atentos à imagem, perfil de organização e motivação dos funcionários. Além disso, devem atentar-se ao surgimento de novas tecnologias.

As empresas também passam a pensar na carreira dos seus colaboradores, fazendo-os enxergar oportunidades de se desenvolverem na empresa. Com esse planejamento, a rotatividade diminui, já que os funcionários se sentem motivados a crescer dentro do negócio. 

Ainda há uma maior preocupação em preservar profissionais mais qualificados, pois tornam-se um ativo importante para a empresa.

Agora sim, o pacote de benefícios ganha uma atenção especial, já que muitas vezes, é o diferencial na hora de atrair bons profissionais.

O que faz o RH?

As atribuições do departamento de Recursos Humanos variam conforme o porte de cada empresa e a atividade que ela realiza. 

No geral, algumas funções de destaque são:

  • Recrutamento e seleção;
  • Afastamentos e demissões;
  • Atração de talentos e profissionais capacitados;
  • Employer Branding (atividades para gerar uma percepção positiva da empresa enquanto ambiente de trabalho);
  • Definição de cargos, salários e benefícios;
  • Criação e desenvolvimento de uma cultura organizacional;
  • Treinamento de colaboradores;
  • Gerenciamento de performance;
  • Gerenciamento de frequência, suspensões, atestados, pagamentos e férias de funcionários;
  • Zelo pela segurança, bem-estar e saúde mental dos funcionários;
  • Desenvolvimento de lideranças.

É muito trabalho, né?

Em pequenas empresas, geralmente quem atua como RH é o próprio dono do negócio. Por isso, aqui na Alelo, nos preocupamos muito em garantir uma gestão simplificada dos benefícios.

Quem é o profissional de RH?

Para se tornar um profissional de Recursos Humanos o primeiro passo é a graduação. Além dos cursos da própria área, o departamento de RH muitas vezes costuma abrigar profissionais formados em Psicologia, Administração e Direito.

Além da formação superior, existem também cursos técnicos em relações públicas e gestão de pessoas que dão uma base para quem está iniciando.

Entre as principais habilidades que um profissional de RH deve ter estão:

  • Boa comunicação;
  • Visão sistêmica;
  • Flexibilidade;
  • Capacidade analítica;
  • Ética;
  • Empatia;
  • Mentalidade corporativa.

Se você quiser saber ainda mais sobre a carreira e o papel de um gestor de RH, você pode conferir um material exclusivo que nós preparamos.

Saiba tudo sobre o setor de Recursos Humanos

Qual a importância do Recursos Humanos na empresa?

Você já imaginou como seria uma empresa sem o setor de Recursos Humanos?  Quem faria o controle da folha de pagamento, processos seletivos e garantiria o cumprimento das leis trabalhistas?

As empresas que não contam com um departamento dedicado, muitas vezes precisam recorrer a contadores ou profissionais que os auxiliem a cumprir com estas rotinas.

Só de pensar nessas questões já dá para ter uma noção do tamanho da importância do RH. Além de garantir que o empreendimento funcione em perfeito estado, ter um departamento estruturado é um passo essencial para atingir o crescimento.

O setor representa um ponto de equilíbrio entre os interesses da gestão e os profissionais. Não podemos deixar de mencionar também a importância do RH humanizado, auxiliando os colaboradores em todas as demandas.

Muitos desses cuidados evitam problemas burocráticos e fazem com que a organização fique isenta de processos trabalhistas no futuro.

Nós também já trouxemos uma matéria destacando como a gestão de pessoas pode contribuir para os resultados positivos de uma empresa. Não deixe de conferir! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.