Mesmo quem não sofre com pressão alta deve sim se preocupar com o consumo diário de sal. Isso porque o sódio, componente presente nesse ingrediente, quando em excesso no organismo, pode causar, além de hipertensão, problemas renais.
Segundo o Ministério da Saúde, o consumo ideal de sal deve ser de 4 a 6 gramas por dia. Um desafio, já que a maioria dos alimentos que nos cercam tem esse item presente em sua composição. Mas fique tranquilo! Hoje vamos mostrar como montar um cardápio para te ajudar nessa jornada.
A primeira dica é ficar de olho no rótulo dos alimentos e escolher sempre a opção com menos quantidade de sódio na composição. Além disso, no preparo das refeições do dia a dia você pode diminuir aos poucos a quantidade de sal que costuma usar. Para as carnes, por exemplo, busque usar mais condimentos, como ervas e pimentas, tirando o sal do papel principal. Na salada, tente usar apenas azeite, vinagre/limão. .
Outra sugestão é optar por sal com menos sódio em sua composição na hora da compra. O sal light, por exemplo, tem potássio na composição e menos sódio. Já o sal grosso ou marinho é uma boa alternativa para culinária cotidiana, pois penetra menos nos alimentos.
Agora é soltar a imaginação para diversificar e buscar uma alimentação sem exceder no consumo diário de sal. Já tem ideias? Conta para gente aqui nos comentários 😉