Se você está iniciando a digitalização do seu negócio agora, deve ter se deparado com o termo SEO, sigla para Search Engine Optimization.

Em tradução livre, significa Otimização para Mecanismos de Buscas. Esta técnica visa colocar a marca nos primeiros resultados de buscas de sites como o Google.

E se você quer atrair mais clientes, estar bem-posicionado no Google é crucial!

Por isso, neste artigo o Blog da Alelo traz algumas informações para você garantir o seu lugar ao Sol nas buscas.

Bora?

Como funcionam os mecanismos de buscas?

Quem nunca usou o Google na vida? Em tempos de internet das coisas, metaverso, redes sociais, e telas que não acabam mais, recorrer às buscas faz parte da rotina.

Seja no contexto profissional para tirar alguma dúvida, seja para pesquisar a reputação de uma empresa da qual pretendemos comprar algum produto.

Os buscadores são como grandes enciclopédias que reúnem conhecimento acerca de tudo o que existe na internet. Tá, enciclopédia está distante no tempo e no espaço.

Basta dizer que tudo o que existe e possui um endereço eletrônico é facilmente localizável por estes motores de buscas. Ou pelo menos, deveria ser assim.

Isso ocorre porque o algoritmo, que é como um programa de computador que opera nos mecanismos de buscas, analisa tudo o que está na internet. Imagine o seguinte:

  1. Um usuário digita no Google: “restaurante vegetariano aberto no almoço”;
  2. O algoritmo faz uma varredura em todos os sites listados atrás de informações que correspondam à busca;
  3. Na outra ponta, o Restaurante Tudo Verde, que conta com um site completão, com cardápio digital, conteúdos sobre boas práticas vegetarianas e o horário de funcionamento atualizado, é encontrado pelo algoritmo, que decide que este será um bom resultado para o usuário.

Resumidamente, os motores de buscas são criados, e constantemente atualizados, para que os resultados sejam aderentes às buscas dos usuários, garantindo assim uma boa experiência.

Como ser encontrado pelos buscadores

Perceba no exemplo acima que, para aparecer como resultado à busca em questão, o restaurante (fictício) contava com: um site na internet, cardápio digital – possivelmente indicando que os pratos são vegetarianos – e horário de funcionamento atualizado.

Mas não é tão simples assim, afinal, quantos sites de restaurantes vegetarianos devem existir na internet? Provavelmente milhares.

Por isso, o algoritmo deve utilizar alguns critérios para ordenar os resultados para o usuário. E ele o fará, conforme a relevância de cada site, conforme os termos usados na busca.

E aí que chegamos às técnicas de SEO, que nada mais são do que maneiras de garantir que o seu site seja notado pelo motor de busca, e entregue nas primeiras posições.

Afinal, estar no topo garante uma excelente visibilidade para os negócios, e consequentemente, uma maior probabilidade de o usuário clicar e ir parar no site da empresa.

Veja algumas dicas:

Tenha presença digital:

Parece óbvio, mas vale reforçar. Sua empresa precisa estar na internet. Seja através de um site, marketplace, redes sociais, enfim. Lembre-se que o usuário procurará por opções. Seja uma delas!

Busque ser relevante:

Buscadores como o Google utilizam algoritmos criados para analisar a relevância do seu site em relação à busca do usuário. Isto se dá através da análise do conteúdo existente. Então, garanta que o seu site reflete aquilo que você tem a oferecer!

Produza conteúdo:

Se você é uma referência na sua área de atuação, conte pra todo mundo! Escreva artigos, compartilhe notícias e fotos do seu estabelecimento. Lembre-se que é através deste conteúdo que o Google entenderá se você é relevante ou não.

E o que é SEO local

SEO local é o conjunto de estratégias que visa melhorar o posicionamento de uma marca quando usuários pesquisam por soluções na sua região.

Voltando no exemplo anterior, supondo que a pessoa pesquisando por um restaurante vegetariano para almoçar tenha feito a busca pelo celular, nem é preciso digitar o local onde ela se encontra.

Através do smartphone, o algoritmo do Google já identificará sua geolocalização e trará uma lista de sugestões nos arredores.

Incrível, né?

E vale lembrar que, diferente das buscas pagas, que como o nome diz, custam dinheiro, os cliques dos usuários que chegam no seu site através destes resultados orgânicos do Google, são gratuitos. É o chamado tráfego orgânico.

E claro, as primeiras posições são super disputadas!

Por isso, vale se aprofundar no tema e garantir uma boa posição para o seu estabelecimento comercial.

Achou muito complicado? A Hublocal te ajuda.

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