Se você está iniciando a digitalização do seu negócio agora, deve ter se deparado com o termo SEO, sigla para Search Engine Optimization.
Em tradução livre, significa Otimização para Mecanismos de Buscas. Esta técnica visa colocar a marca nos primeiros resultados de buscas de sites como o Google.
E se você quer atrair mais clientes, estar bem-posicionado no Google é crucial!
Por isso, neste artigo o Blog da Alelo traz algumas informações para você garantir o seu lugar ao Sol nas buscas.
Bora?
Quem nunca usou o Google na vida? Em tempos de internet das coisas, metaverso, redes sociais, e telas que não acabam mais, recorrer às buscas faz parte da rotina.
Seja no contexto profissional para tirar alguma dúvida, seja para pesquisar a reputação de uma empresa da qual pretendemos comprar algum produto.
Os buscadores são como grandes enciclopédias que reúnem conhecimento acerca de tudo o que existe na internet. Tá, enciclopédia está distante no tempo e no espaço.
Basta dizer que tudo o que existe e possui um endereço eletrônico é facilmente localizável por estes motores de buscas. Ou pelo menos, deveria ser assim.
Isso ocorre porque o algoritmo, que é como um programa de computador que opera nos mecanismos de buscas, analisa tudo o que está na internet. Imagine o seguinte:
Resumidamente, os motores de buscas são criados, e constantemente atualizados, para que os resultados sejam aderentes às buscas dos usuários, garantindo assim uma boa experiência.
Perceba no exemplo acima que, para aparecer como resultado à busca em questão, o restaurante (fictício) contava com: um site na internet, cardápio digital – possivelmente indicando que os pratos são vegetarianos – e horário de funcionamento atualizado.
Mas não é tão simples assim, afinal, quantos sites de restaurantes vegetarianos devem existir na internet? Provavelmente milhares.
Por isso, o algoritmo deve utilizar alguns critérios para ordenar os resultados para o usuário. E ele o fará, conforme a relevância de cada site, conforme os termos usados na busca.
E aí que chegamos às técnicas de SEO, que nada mais são do que maneiras de garantir que o seu site seja notado pelo motor de busca, e entregue nas primeiras posições.
Afinal, estar no topo garante uma excelente visibilidade para os negócios, e consequentemente, uma maior probabilidade de o usuário clicar e ir parar no site da empresa.
Veja algumas dicas:
Tenha presença digital:
Parece óbvio, mas vale reforçar. Sua empresa precisa estar na internet. Seja através de um site, marketplace, redes sociais, enfim. Lembre-se que o usuário procurará por opções. Seja uma delas!
Busque ser relevante:
Buscadores como o Google utilizam algoritmos criados para analisar a relevância do seu site em relação à busca do usuário. Isto se dá através da análise do conteúdo existente. Então, garanta que o seu site reflete aquilo que você tem a oferecer!
Produza conteúdo:
Se você é uma referência na sua área de atuação, conte pra todo mundo! Escreva artigos, compartilhe notícias e fotos do seu estabelecimento. Lembre-se que é através deste conteúdo que o Google entenderá se você é relevante ou não.
SEO local é o conjunto de estratégias que visa melhorar o posicionamento de uma marca quando usuários pesquisam por soluções na sua região.
Voltando no exemplo anterior, supondo que a pessoa pesquisando por um restaurante vegetariano para almoçar tenha feito a busca pelo celular, nem é preciso digitar o local onde ela se encontra.
Através do smartphone, o algoritmo do Google já identificará sua geolocalização e trará uma lista de sugestões nos arredores.
Incrível, né?
E vale lembrar que, diferente das buscas pagas, que como o nome diz, custam dinheiro, os cliques dos usuários que chegam no seu site através destes resultados orgânicos do Google, são gratuitos. É o chamado tráfego orgânico.
E claro, as primeiras posições são super disputadas!
Por isso, vale se aprofundar no tema e garantir uma boa posição para o seu estabelecimento comercial.
Achou muito complicado? A Hublocal te ajuda.
Inclusive, faça o teste agora mesmo para saber se a sua empresa tem uma boa presença digital:
Falar em maternidade e carreira já é pauta aqui no blog faz tempo, e nunca…
“O que vai ficar na fotografia / são os laços invisíveis que havia”, diz a…
Ter um dinheirinho na conta é bom, né? Mas se a sua conta anda no…
O apresentador Chacrinha já dizia: “quem não se comunica se trumbica”. Ter uma boa comunicação…
Salário curto e mês longo, custo de vida elevado e excesso de dívidas são questões…
O Dia das Mães está chegando e nada melhor do que comemorar esta data levando…