Oferecer benefícios adequados aos colaboradores é essencial para a satisfação, produtividade e retenção da equipe. E o vale-alimentação ou vale-refeição ganham muito destaque nos Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para o trabalhador.
Os benefícios de alimentação, que podem ser concedidos por meio do vale-alimentação (VA) ou do vale-refeição (VR), estão entre os mais desejados pelos profissionais brasileiros.
Segundo uma pesquisa da Catho, os auxílios que os trabalhadores no Brasil mais querem são: vale-alimentação (67%), assistência médica (66%), vale-refeição (62%), vale-transporte (56%) e participação nos lucros da empresa (40%).
Mas um estudo da Robert Half mostrou que, mesmo que a maioria dos brasileiros esteja contente com os auxílios, 74% concordam que seria interessante fazer alterações nos benefícios devido às mudanças no mercado de trabalho.
Se você trabalha no RH, certamente deve ter se perguntado sobre como elaborar uma política de benefícios satisfatória. Mas, de fato, a resposta não é tão simples, porque depende do perfil de cada equipe.
Alguns preferem (e precisam) encher o carrinho no supermercado, enquanto outros querem garantir aquele prato feito caprichado em um restaurante na hora do almoço.
Mas bora entender como escolher o melhor benefício para cada situação?
Por que o vale-alimentação é tão importante?
O vale-alimentação é o queridinho de quem gosta (ou precisa) de uma cozinha bem abastecida. Ele é aceito em supermercados, hortifrútis, mercearias, padarias e afins, ajudando a garantir refeições equilibradas para o trabalhador e para toda a família.
Para quem tem filhos, mora com mais pessoas ou prepara as próprias refeições, o VA é um salva-vidas. Afinal, nada como ter controle sobre o que vai para o prato e economizar com marmitinhas feitas em casa, né?
Ah… E, além disso, agora com o modelo híbrido adotado por muitas empresas, o VA faz bastante sentido, visto que o trabalhador acaba passando mais tempo em casa e pode (ou prefere) preparar suas refeições para o dia a dia.
Mas e o vale-refeição?
Agora, se a rotina é corrida e não sobra tempo para cozinhar, o vale-refeição (VR) é a melhor escolha. Ele é aceito em restaurantes, lanchonetes e também no delivery.
Profissionais que passam o dia fora, fazem muitas reuniões externas ou simplesmente gostam de experimentar diferentes tipos de comida costumam preferir essa opção.
Com este benefício, muitos colaboradores conseguem curtir um self-service completo ou um hambúrguer gourmet sem pesar no bolso!
Afinal, como adaptar os benefícios?
A adaptação dos benefícios deve levar em conta as necessidades dos colaboradores e a realidade da empresa.
Por exemplo, se a sua empresa tem um modelo 100% home office, possivelmente o VA seja uma preferência para os colaboradores. No entanto, o ideal é sempre receber esse feedback dos profissionais – afinal, são eles que vão usufruir do benefício, não é mesmo?
Portanto, escutar as preferências da equipe é uma forma eficaz de aumentar o engajamento, melhorar a qualidade de vida e garantir maior produtividade no trabalho.
Algumas das possibilidades para adaptar os benefícios, e a empresa e o colaborador saírem ganhando, são:
- Pesquisa interna: aplicar questionários ou realizar reuniões para entender a preferência dos colaboradores pode ajudar a organização a oferecer a melhor opção. Em alguns casos, um modelo flexível, permitindo a divisão do benefício entre vale-alimentação e vale-refeição, pode ser a melhor alternativa.
- Flexibilidade: algumas empresas já adotam cartões flexíveis. Essa estratégia aumenta a satisfação e permite um melhor uso dos valores disponíveis para VA e VR.
- Política alinhada ao perfil da equipe: organizações com trabalhadores presenciais podem priorizar o vale-refeição, enquanto aquelas que adotam home office ou trabalho híbrido podem oferecer maior saldo em vale-alimentação. Repense a política de benefício de acordo com o dia a dia da sua equipe!
- Adequação à legislação: ah, e não se esqueça de verificar as regras do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e outras normativas trabalhistas para garantir que a concessão dos benefícios esteja de acordo com a lei.
Benefícios para a empresa e para os colaboradores
Independentemente da escolha, investir nesses benefícios é estratégico para a empresa. Dentre as vantagens dos auxílios, destacam-se:
- Motivação e engajamento: os benefícios são importantes para manter a equipe motivada;
- Atração e retenção de talentos: empresas que oferecem bons auxílios se destacam na hora de contratar e manter os melhores profissionais.
- Benefício fiscal: se a empresa está cadastrada no Programa de Alimentação do Trabalhador, pode abater os valores no imposto de renda. Economia para o caixa!
Inclusive, temos um e-book completo sobre a importância de investir em pessoas – e que mostra como os benefícios se destacam neste cenário. Baixe o e-book aqui!

Flexibilidade: o melhor dos dois mundos
No fim do dia, a melhor opção é aquela que deixa todo mundo satisfeito: a empresa economiza, os colaboradores se alimentam bem e a produtividade agradece.
E muitas empresas já perceberam que, ao invés de escolher entre VA e VR, podem oferecer uma solução flexível. Algumas permitem que o colaborador divida o benefício entre as duas opções ou escolham a que faz mais sentido para sua rotina.
Se o objetivo é atender diferentes perfis dentro da equipe, a flexibilidade é um grande diferencial. A Alelo, por exemplo, oferece duas soluções de benefícios flexíveis para empresas: o Alelo Pod e o Alelo Tudo!
Ambas as soluções visam oferecer mais liberdade e flexibilidade tanto para as empresas quanto para os colaboradores, centralizando diversos benefícios em um único cartão e facilitando a gestão e o uso dos recursos.
O que é o Alelo Pod?

Este é um cartão com bandeira Elo que reúne diversos benefícios em um único lugar. Com o Alelo Pod, a empresa define quais serão os benefícios oferecidos, e o saldo fica separadinho em carteiras específicas: despesas de home office, cursos, compras em supermercados, refeições em restaurantes, abastecimento em postos de combustível e muito mais.
O cartão é aceito em milhões de estabelecimentos da rede Elo em todo o Brasil e oferece funcionalidades como pagamento por aproximação, uso em compras online e acompanhamento de saldo por meio de um aplicativo exclusivo.
E o Alelo Tudo?

Já o Alelo Tudo é um cartão de benefícios flexíveis, completo e adaptável às necessidades de empresas de todos os portes. Ele permite compor um portfólio de benefícios que pode incluir alimentação, refeição, antecipação salarial e outros.
Tanto para o Alelo Pod quando o Alelo Tudo, as contas são segregadas, garantindo a finalidade específica de cada benefício e assegurando conformidade com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Quer saber mais?
Continue navegando por aqui e confira os conteúdos que preparamos com dicas para o RH e a gestão da sua empresa!