“Eu vou tomar um tacacá
Dançar, curtir, ficar de boa
Pois quando chego no Pará
Me sinto bem, o tempo voa”
O refrão da música “Voando pro Pará” da cantora Joelma já é bem conhecido pelo público brasileiro, somando mais de 26 milhões visualizações no canal da artista no YouTube. Lançado em 2016, o hit faz parte do primeiro álbum solo de Joelma após o fim da banda Callypso.
Essa aqui:
Se você acompanha as redes sociais, deve ter notado que a música voltou a ser sucesso por ser frequente em diversos vídeos em que anônimos e influenciadores aparecem cantando o refrão. Quem entrou nessa onda foi o cantor mexicano Christian Chávez do RBD.
Durante o show da banda, no estádio Nilton Santos – Rio de Janeiro- na última sexta-feira (10), Chávez soltou a voz cantando “eu tomar vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa”. O público gostou de escutar o trechinho e continuou fazendo a cantoria em coro.
Mas afinal, você sabe o que significa tomar um tacacá?
Origem
O tacacá é um prato bastante típico na região norte do Brasil, principalmente na região amazônica. A sua origem vem dos nativos, sendo derivado de um tipo de sopa conhecida como mani poi.
Trata-se de um prato preparado com um caldo fino de cor amarelada chamado tucupi, sobre o qual se coloca goma, camarão e jambu. Geralmente, é servido muito quente e temperado com sal e pimenta. Os ingredientes utilizados na receita são em grande parte encontrados no Pará.
O tacacá também é servido em uma cuia própria, produzido pelos indígenas da região do baixo amazonas. Esse utensílio é produzido a partir do fruto da cuieira e decorado com arte típica dos nativos, usando cumaté. Tudo isso serve para que o tacacá não seja apenas um prato típico, mas uma experiência culinária.
O tradicional prato não é considerado uma refeição e sim uma espécie de sopa. Na maioria das vezes é consumido ao entardecer nas principais cidades do Norte.
Além de ser um prato típico nos fins de tarde, o tacacá é tão significante para a população dessa região que os compositores incluem citações dele nos versos de suas canções. <3
Receita
Ingredientes:
– 2 litros de tucupi
– 2 dentes de alho
– ½ colher de sal
– 500 ml de água
– 4 folhas de chicória do Pará picadas
– 3 folhas de chicória do Pará
– 5 pimentas-de-cheiro
– 1 maço de alfavaca
– 300 g de tapioca de mandioca
– 3 maços de jambu
– 500 g de camarão salgado
Modo de preparo
Caldo
Coloque o tucupi em uma panela, acrescente o alho, três folhas de chicória e alfavaca. Leve ao fogo por três minutos. Reserve.
Camarão
Lave os camarões com um litro de água e deixe marinar por seis horas. Depois, em uma panela separada, cozinhe o jambu sem os talos por três minutos. Reserve.
Goma
Leve uma panela ao fogo com 500 ml de água, uma pitada de sal e quatro folhas de chicória picada. Deixe cozinhar até levantar fervura. Reserve.
Em outra panela, dissolva a tapioca em 500 ml de água fervendo, até formar uma goma transparente. Reserve.
Finalização
Coloque sal a gosto na cuia. Em seguida, ponha um pouco de tucupi para que a goma não grude no fundo. Sirva uma concha de goma. Coloque o jambu, o camarão, a pimenta e o restante do tucupi.
Talvez a parte mais complicada seja encontrar ingredientes fora da região Norte, mas pela internet é possível entrar em contato com os produtores e comprar de forma online o que é necessário para produzir esse delicioso prato.