O hábito de aproveitar cascas, talos e sementes de frutas e vegetais, além de fazer bem para o planeta, pode ser muito bom para o seu bolso.

Segundo uma pesquisa de campo realizada pelo Dieese em 2021, o valor estimado para suprir a necessidade alimentar de uma única pessoa durante o mês, seria a partir de R$365 no Ceará, chegando a R$732 na Paraíba.

Ou seja, dependendo do seu saldo no Alelo, encontrar formas de economizar pode ser a única maneira de chegar no fim do mês com uma alimentação de qualidade.

Mas como saber quais frutas, legumes e verduras podem ser 100% aproveitados para uma apetitosa refeição?

O blog da Alelo traz dicas preciosas para deixar seus pratos ainda mais nutritivos e diminuir ao máximo o desperdício na cozinha. Já prepara as panelas!

Por que reaproveitar as cascas e os talos dos alimentos?

As cascas, as folhas, os talos e as sementes das frutas e dos vegetais são ricas em vitaminas, fibras, antioxidantes e muito mais.

“[Aproveitar 100% dos alimentos] deveria ser algo natural. O ser humano é a única espécie que gera resíduos intencionalmente. ‘Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma’. Essa frase, atribuída a Lavoisier, faz todo o sentido”, diz a nutricionista Laura Alonso, fundadora do Cultiva.Eco, consultoria voltada a projetos sobre alimentação e sustentabilidade. 

“O que é “inservível” ou ‘resíduo’ de alguma espécie na natureza vira matéria-prima para outra. Já percebeu? Tudo tem um motivo na natureza, então deveria ser natural aproveitarmos ou darmos um destino adequado a tudo a fim de tornar o ciclo virtuoso”, acrescenta Laura.

Zero desperdício beneficia a economia familiar

A contenção de gastos obtida pelo reaproveitamento de alimentos é muito importante, especialmente pela alta dos preços em todo o mundo, e o peso que tem o gasto com alimentação no orçamento das famílias brasileiras

“As cascas, os talos e as sementes fazem parte do alimento e possuem nutrientes valiosos, então quando você joga ‘fora’ – entre aspas, pois não existe fora –, você está literalmente descartando nutrientes, sabor e dinheiro”, ressalta a nutricionista.

Laura Alonso destaca que o aproveitamento integral dos alimentos pode ser feito de diversas formas dentro da nossa alimentação.

“Um talo que seria descartado pode virar um patê, compor uma farofa, um pesto e o que mais a criatividade puder transformar. Esse olhar favorece não apenas a redução na geração de resíduos, mas também faz parte da economia familiar, pois há a possibilidade de transformar as partes que seriam descartadas em preparações saborosas e nutritivas”, explica.

Laura Alonso NUTRICIONISTA fundadora do Cultiva.Eco

Como reaproveitar as cascas e os talos no dia a dia?

Laura ressalta que há inúmeras possibilidades para fazer esse reaproveitamento de cascas, talos e das demais partes dos alimentos no cardápio do dia a dia.

As sementes, por exemplo, podem virar petiscos, compor granolas e outras preparações saudáveis, enquanto a casca da banana traz variedade de preparações (tanto doces quanto salgadas).

“O que sempre gosto de fazer são os caldos. É possível trocar os caldos de legumes industrializados e cheios de sódio por naturais. O cheiro é maravilhoso e tem um sabor incrível”, afirma a especialista.

Laura dá, ainda, algumas dicas de como conservar os ingredientes:

  • junte em um pote no freezer as cascas de cebola, alho, raízes, a ponta de legumes, etc.;
  • quando houver uma boa quantidade, coloque tudo na panela com água e deixe ferver;
  • passe a peneira e congele o caldo em forminhas de gelo, guardando as porções de caldo para o dia a dia.

Existem outras formas de economizar apostando no zero desperdício, como:

  • comprar alimentos que seriam descartados por não apresentarem um formato padrão;
  • buscar produtos perto do prazo de vencimento no mercado (mas lembre-se de consumi-los rápido);
  • consumir ingredientes da estação, que costumam ser mais baratos pois vêm de safras abundantes;
  • dê preferência para produtores rurais ou ainda ingredientes da sua região.

Sabe aquela cenoura meio torta que ninguém quer no mercado? A coitadinha acaba sendo descartada, apesar de ser tão nutritiva e saborosa quanto às demais. Para evitar que isso aconteça, surgiu a https://www.instagram.com/fruta.imperfeita/

Pratos e receitas saborosas com cascas

São infinitas as possibilidades de receitas saborosas com ingredientes que iriam para o lixo:

  • uso da casca de abacaxi, melão e até berinjela para fazer sucos;
  • doces feitos com a casca da laranja, da melancia, do mamão e do maracujá;
  • farinha de casca de banana;
  • azeite com cascas de frutas cítricas;
  • folhas de couve-flor para cremes;
  • snacks com sementes de abóbora e melão;
  • talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa para sopas;
  • folhas de cenoura para deliciosos bolinhos.

“Acho que quando aproveitamos integralmente os alimentos, temos a oportunidade de economizar, de nutrir nosso corpo e de respeitar o meio ambiente e os alimentos”, completa Laura Alonso.

E que tal começar o hábito do zero desperdício na sua cozinha? Prepare estas deliciosas receitas e deixe todo mundo com água na boca.

Geleia de casca de mamão

Ingredientes: 

  • Cascas de 2 mamões;
  • 1 xícara de água;
  • 1 xícara e 1/2 de açúcar (essa quantidade pode variar de acordo com o seu gosto);
  • 1 pau de canela;
  • 2 cravos;

Modo de Preparo:

Triture a casca dos mamões no liquidificador e leve ao fogo em uma panela com os demais ingredientes. Cozinhe em fogo baixo, mexendo até o ponto de geleia. 

Chips Assado de Casca de Batata

Ingredientes:

  • Cascas de 1kg de batata;
  • ½ colher (sopa) de azeite;
  • Sal e pimenta-do-reino moídos na hora;

Modo preparo:

Com uma escovinha para legumes, lave as cascas das batatas sob água corrente. Seque bem com um pano de prato limpo. Em seguida, descasque as batatas em tiras bem longas, num movimento único.

Tempere as cascas da batata com o azeite, sal e pimenta-do-reino moídos na hora. Distribua as cascas numa assadeira, leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos até que dourem e fiquem crocantes – na metade do tempo, vire as tiras com a espátula para que assem por igual. Sirva a seguir como petisco.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.