Se você tem o seu próprio negócio, provavelmente já cogitou fazer uma mudança ou reforma no seu estabelecimento. Mas surge aquela preocupação: de onde tirar dinheiro para colocá-la em prática?  

E quando a situação aperta, então?

Seja para expandir os negócios, ou manter as contas em dia, muitos estabelecimentos vão em busca das soluções de crédito disponíveis no mercado.

Pensando nisso, o Paulo Juvenal, Gerente Comercial da Alelo e o Reinaldo Ribeiro, Consultor Comercial da Alelo, dão dicas sobre quando é importante solicitar um empréstimo em mais um episódio da série “Alelo Descomplica”. Confira! 

Avalie as dificuldades 

Caso você queira solicitar um empréstimo por conta de alguma dificuldade financeira, é importante avaliar qual a causa do problema. 

Independentemente da obtenção de crédito, ajustar as contas, controlar os gastos e cortar as despesas se necessário, vai auxiliar que você não passe pelos mesmos problemas no futuro. 

Você pode chegar à conclusão que os seus preços precisam ser reajustados, por exemplo.

“Se a avaliação indicar que seus preços não estão adequados ao mercado, é preciso revisar esses valores” — Paulo Juvenal, Gerente Comercial da Alelo 

Ajuste o calendário de pagamento conforme recebimentos 

A janela entre o recebimento dos clientes e a data em que você precisa pagar seus fornecedores é outro fator que pode prejudicar seu caixa.

“Ajustar esse calendário de pagamentos pode ser uma ótima saída”, explica Reinaldo Ribeiro, Consultor Comercial da Alelo.

Para isso é possível recorrer à Antecipação de Recebíveis, por exemplo. Assim você adianta o saldo da sua agenda para quitar suas dívidas mais urgentes. 

Estudo de viabilidade

Em um cenário em que a intenção é expandir um negócio que vai bem, é fundamental elaborar um estudo de viabilidade e um plano de negócios. 

“Eles vão fazer você entender se os seus ganhos futuros serão maiores ou menores do que os seus gastos com a expansão”, esclarece Juvenal. 

Diferença entre empréstimo x financiamento 

Depois de fazer todas as suas avaliações, se a decisão tomada for realmente ir em busca do dinheiro, é importante ter em mente a diferença entre empréstimo e financiamento. 

O financiamento é adquirido em casos de finalidades bem específicas, como por exemplo, obter um imóvel para você abrir uma nova unidade. 

Já o empréstimo não precisa de uma definição específica de como será investido. Você pega o dinheiro e utiliza como bem entender. 

Portanto, se você for seguir com o empréstimo, é fundamental analisar para que exatamente você vai utilizar esse recurso, quanto irá precisar e como irá pagar. 

Precisa de crédito? Aproveite o parceiro da Alelo! 

Como estabelecimento comercial credenciado à Alelo, você pode aproveitar o Alelo Desenvolve, uma solução de crédito pré-aprovada pelo nosso parceiro Banco do Brasil. 

A solicitação é online, sem burocracia e os valores são descontados diretamente da agenda de recebíveis da Alelo. 

Para saber mais, acesse o canal Meu Estabelecimento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.