Estar em dia com as expectativas do mercado de trabalho pode ser um desafio, né? E é por isso que cursos são essenciais. 

Além de ajudar quem deseja se desenvolver profissionalmente, eles também são um diferencial no seu currículo!

Sejam cursos profissionalizantes, técnicos, de informática ou de idiomas, essas formações extras têm relação direta com as hard skills. Você já ouviu falar sobre elas?

Pensando em te ajudar a complementar o seu currículo, listamos alguns cursos excelentes para dar uma guinada na carreira, além de explicarmos a importância das hard e soft skills. 

A gente sabe que, às vezes, é difícil realizar os cursos por conta de dinheiro. Mas trazemos uma dica valiosa ao final do texto. <3

Bora lá?

O que são hard skills e soft skills?

Hard skills e soft skills são dois tipos de habilidades que podem ser desenvolvidas e fazem a diferença no ambiente de trabalho. 

As hard skills são as competências técnicas dos trabalhadores, como programação de computadores, fluência em um idioma, conhecimento em softwares específicos, domínio em mídias sociais, entre outros.

Em geral, essas habilidades podem ser adquiridas por meio de cursos, que conferem certificações ou testes, e fazem a diferença no seu currículo, porque mostram que você está atualizado e alinhado com o mercado. 

Já as soft skills são as competências emocionais, interpessoais, comportamentais e de comunicação. 

São exemplos de soft skills: perfil de liderança, habilidades de comunicação, trabalho em equipe, empatia, facilidade em resolução de problemas, pensamento crítico, entre outras.

Por que fazer cursos complementares?

São muitas as vantagens de fazer cursos que vão dar aquela guinada na sua carreira. Dentre elas, destacam-se:

  • Atualização profissional: cursos oferecem conhecimento atualizado sobre novas técnicas, tecnologias e tendências em sua área de atuação e ajudam você a se adaptar às mudanças e a permanecer relevante no mercado;
  • Competitividade: a formação contínua pode diferenciá-lo dos concorrentes e aumentar suas chances de ser selecionado para oportunidades profissionais;
  • Desenvolvimento de habilidades: cursos podem ajudar a adquirir novas habilidades ou aprimorar aquelas que você já tem;
  • Networking: participar de cursos permite que você se conecte com profissionais do mesmo ramo, ampliando sua rede de contatos;
  • Evolução da carreira: certificações e novos conhecimentos podem abrir portas para promoções ou oportunidades de avanço na carreira;
  • Satisfação profissional: aprendizado contínuo pode proporcionar mais satisfação no trabalho. Assim, você consegue lidar melhor com desafios e expande suas oportunidades, podendo até desenvolver um plano de carreira mais conectado com aquilo que você mais gosta.

Quais cursos são bons para alavancar a carreira?

Os cursos que podem impulsionar uma carreira de certo modo variam de acordo com a área de atuação e os objetivos individuais. 

No entanto, algumas opções mais gerais tendem a ser bastante valorizadas em diversos setores. Algumas das principais são:

Cursos de informática

Hoje em dia, praticamente tudo é feito em um computador e por meio de sistemas internos nas empresas. Por isso, cursos de informática se tornaram cada vez mais essenciais. 

Por exemplo, fazer um curso do pacote Office, que inclui programas como: Word, Excel, PowerPoint e outros, é fundamental em muitos ambientes de trabalho. Inclusive, empregadores esperam que os profissionais tenham, no mínimo, habilidades básicas nesses programas.

Outro curso que pode ser interessante é do Pacote Adobe. Os softwares da Adobe são utilizados em várias indústrias, como design gráfico, marketing, publicidade, cinema, fotografia, entre outros. Ter habilidades nesses programas pode abrir muitas portas no mercado de trabalho.

Cursos de tecnologia e programação

Python, Java, Data Science, Desenvolvimento Web, entre outros são cursos altamente procurados devido à crescente demanda por habilidades técnicas voltadas ao digital. Eles podem complementar diversas áreas de atuação e melhorar o desempenho profissional.

Cursos de idioma

Em um mundo cada vez mais globalizado, saber mais de um idioma pode ser um diferencial no mercado de trabalho. Muitas empresas valorizam candidatos que falam mais de uma língua, especialmente se a empresa atua internacionalmente.

Gestão e Liderança 

Cursos de liderança, gerenciamento de projetos, gestão de equipes e habilidades de comunicação são essenciais para avançar em cargos de liderança. 

Eles também ajudam a desenvolver as soft skills, fazendo com que os profissionais melhorem suas relações interpessoais, sua comunicação e sua postura emocional no ambiente de trabalho. 

Cursos para dar uma guinada na carreira

Cursos ESG

Uma pesquisa recente, realizada pela Fundação Tide Setubal e Instituto Silvis, mostrou que 74,2% dos empresários acreditam que práticas ESG são fundamentais para as organizações. 

Ou seja, estar bem informado em relação à sigla ESG (Governança ambiental, social e corporativa), que está em alta no mercado e tem se tornado um pilar para grandes companhias, é um enorme diferencial.

Hoje em dia, há diversos cursos que já se aprofundam nas práticas do ESG. 

Marketing Digital e SEO

Com o aumento do comércio online e a crescente das redes sociais, as habilidades em marketing digital, SEO, Google Analytics e estratégias de conteúdo são muito valorizadas no mercado de trabalho. 

É possível encontrar vários cursos de curta duração que trazem insights importantes sobre o tema. 

Use o seu FGTS para custear os cursos

A dica que prometemos vem aqui! 

Quer começar um curso, mas está sem grana para custear seus estudos? Fique tranquilo! Temos a solução para você. 

Já ouviu falar do saque-aniversário do Fundo de Garantia? Essa opção garante que, no mês do seu aniversário, você consiga resgatar uma parcela do seu FGTS.

Mas você não precisa esperar até o mês do seu aniversário para resgatar esse dinheirinho extra! Em parceria com a Digio, a Alelo te ajuda a antecipar 7 parcelas do seu saque. 

Basta entrar no app Meu Alelo, realizar a solicitação da modalidade saque-aniversário e fazer o curso que vai dar aquela guinada na sua carreira! 

Se você quer saber mais sobre o saque, clique aqui e veja o passo a passo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.