Entender sobre gestão de pessoas é tão importante quanto dominar assuntos como vendas, compras e outros relacionados ao cotidiano da sua empresa.

Afinal, são os colaboradores que contribuirão para o resultado positivo dos negócios.

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Assim, existem técnicas para valorizar cada profissional e, com isso, ter um time craque para chamar de seu.

Neste conteúdo trazemos os pontos estratégicos sobre gestão de pessoas para você implementar na sua empresa. Vamos nessa?

O que é a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é uma área crucial dentro do meio empresarial e tem a finalidade de garantir a melhor administração do capital humano da empresa.

Esse conceito mais “humanizado” desponta no mundo corporativo a partir dos anos 1980, em rivalidade ao modelo de chefia, mais autoritário, que era a prática vigente até aquele momento.

Com a utilização de técnicas de recursos humanos, a gestão feita de forma estratégica consegue fazer com que os colaboradores trabalhem alinhados com os parâmetros da empresa, trazendo diversos benefícios.

Sintonia, foco e motivação são as palavras-chave!

Qual é o objetivo da gestão de pessoas?

O objetivo da gestão de pessoas depende muito dos valores da empresa, mas há alguns pontos em comum, como os que listamos a seguir:

  • Aumentar a competitividade da empresa e colocá-la como uma referência em seu setor de atuação;
  • Fazer todos os departamentos se alinharem às metas da organização;
  • Certificar que a empresa tenha profissionais competentes e comprometidos;
  • Garantir a satisfação de colaboradores e demais pessoas que fazem parte da empresa;
  • Auxiliar a empresa nas práticas éticas e de responsabilidade social de ESG (“environmental, social and governance” ou, em tradução para o português, “ambiental, social e governança”);
  • Fazer com que os colaboradores ajudem os gestores a seguirem as atribuições administrativas, conceito chamado no mercado de PODC (Planejamento, Organização, Direção e Controle);
  • Ajudar a potencializar a produtividade com o mínimo de custo;
  • Orientar a boa convivência de pessoas de diferentes religiões, costumes e opiniões políticas, a famosa diversidade cultural.

Alguns dos erros mais comuns na gestão de pessoas são: a falha na comunicação, o excesso de foco nos resultados, não encontrar profissionais adequados para as funções e não valorizar o treinamento da equipe.

Quais são os pilares da gestão de pessoas?

Há algumas medidas estratégicas em matéria de gestão de pessoas, que garantem a evolução dos negócios e de todos os envolvidos. Vejamos abaixo quais são eles:

  • Motivação: instigar a equipe a dar o seu melhor é fundamental, pois pessoas desmotivadas não rendem o necessário. Para isso, é preciso estar atento às necessidades e anseios de cada colaborador. Lembre-se que oferecer uma boa remuneração é importante, porém as atividades, desafios diários, feedbacks e reconhecimentos podem ser tão importantes quanto. Bonificações, gratificações e o plano de carreira também garantem um senso de futuro;
  • Comunicação: por ser um fator de união entre gestores e colaboradores, ela precisa ser clara, objetiva e sem ruídos. Entre as formas de abordagem mais importantes está o feedback, uma avaliação do gestor para o funcionário e vice-versa. Durante estas conversas estruturadas, existe a oportunidade de alinhamento de expectativas, correção de erros e incentivo para a melhora contínua;
  • Trabalho em equipe: fortalecer a relação entre os membros do time faz florescer o espírito colaborativo. Desse modo, despertam-se sentimentos de confiança, empatia e companheirismo entre os colegas de trabalho;
  • Conhecimento e competência: a busca pelo aperfeiçoamento deve ser constante para os profissionais que querem crescer na carreira;
  • Treinamento e desenvolvimento: a valorização dos colaboradores é uma visão atual dentro das empresas. Então custear cursos e treinamentos que desenvolvam as habilidades das pessoas deve estar na pauta dos gestores.

Os tipos diferentes de gestão

Assim como há diferentes modelos empresariais, os modos de gestão de pessoas também são heterogêneos. Veja a seguir alguns dos principais e identifique qual encaixa ao perfil do seu negócio.

  • Tradicional: aqui prevalece a hierarquia verticalizada entre gestores e colaboradores. Nesse caso, o gestor quer ter para si todas as grandes decisões da empresa, como uma verdadeira autoridade que atribui pouca autonomia à equipe;
  • Por desempenho: esse modelo dá mais importância à valorização e ao desenvolvimento dos profissionais, com foco em resultados. Por isso a clareza ao expor as metas para o time também faz parte do modelo;
  • Por competências: com foco no desenvolvimento individual do colaborador, esse modelo é baseado nas chamadas soft skills e hard skills. Estes termos em inglês abordam as habilidades emocionais apresentadas pelos profissionais nas diferentes situações cotidianas, assim como suas competências técnicas;
  • Misto: como o próprio nome diz, podem ser combinados variados tipos de gestão, com a utilização daquela que é mais conveniente com a situação identificada.

Como gerir pessoas

Separamos sete dicas para que os gestores consigam alcançar o sucesso com a sua equipe. Confira:

  1. seja exemplo como líder;
  2. treine e capacite sua equipe;
  3. incentive a autonomia delegando responsabilidades;
  4. crie formas de reconhecimentos e ciclo de feedback periódicos;
  5. preserve um ambiente de trabalho equilibrado;
  6. esteja sempre aberto a dialogar;
  7. solucione insatisfações dos colaboradores.

Toda empresa precisa de um gestor de pessoas?

Sim, pois o gestor de pessoas é quem vai cuidar dos profissionais, desde a sua contratação, até o seu desenvolvimento. E já sabe, né? Empresas são formadas por pessoas. Quanto mais felizes forem no desempenho das suas atividades, maior a probabilidade de atingirem ótimos resultados no negócio.

Quando a empresa não tem ninguém olhando para o bem-estar dos profissionais, pode haver consequências negativas, como erros, conflitos, diminuição de produtividade e, até mesmo, uma alta rotatividade de funcionários, o chamado turnover

É comum a empresa delegar a gestão de pessoas a colaboradores que já fazem parte do time interno da organização, em especial aos líderes de setores.

Quais cursos fazer para trabalhar com gestão de pessoas?

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, diferenciais como cursos de Educação a Distância (EAD), MBA e especializações são fundamentais.

No caso da gestão de pessoas não é diferente, pois há uma série de técnicas para quem quer ser especialista na área.

É possível ingressar na carreira com o curso de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, que tem duração média de dois anos. Nele são abordadas disciplinas, como: Administração, Psicologia, Relações Trabalhistas, Contabilidade e Informática. Conheça alguns cursos aqui e aqui.

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Diferenças entre gestão de pessoas e gestão de RH

Muitas pessoas confundem as duas áreas, mas os profissionais de cada uma dessas áreas exercem funções diferentes. No setor de recursos humanos, foca-se mais no planejamento estratégico macro para a empresa, enquanto a gestão de pessoas está focada no engajamento individual

Nos últimos tempos, o setor de RH passou de um departamento burocrático para um departamento estratégico nas empresas, o que aponta o reconhecimento da importância dos colaboradores para o sucesso dos negócios.

Entre as principais funções do gestor de RH, estão:

  • Avaliar o desempenho das equipes;
  • Realizar processos de recrutamento e seleção;
  • Estabelecer benefícios aos colaboradores;
  • Resguardar a saúde e segurança dos funcionários dentro do ambiente de trabalho;
  • Formatar planos de cargos e salários.

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