As restrições alimentares afetam um número significativo de pessoas. São alergias, intolerâncias, dietas específicas, como vegetarianas ou veganas, ou restrições médicas, como a diabetes. 

Por isso, os restaurantes precisam estar preparados para atender as necessidades específicas dos clientes, com um cardápio com opções adequadas e seguras para seu consumo.

Este cuidado também é uma forma de demonstrar compromisso com a saúde e o bem estar de toda a clientela.

Neste texto, o Blog da Alelo traz dicas importantes para que você possa adaptar o seu estabelecimento a essa demanda crescente. Vamos lá? 

O que são as alergias alimentares? 

Antes de trazer as dicas, primeiro precisamos entender o que são essas alergias alimentares e como surgem

De um modo geral, os sintomas alérgicos aparecem porque o nosso sistema imunitário reconhece determinado alimento como uma ameaça ao organismo, que desencadeia imediatamente uma resposta imunológica exagerada.

As reações podem variar entre leves, moderadas e até mesmo graves, incluindo por exemplo, dermatite atopica, que pode afetar a pele, sintomas gastrointestinais, respiratórios e até mesmo o sistema cardiovascular. 

Podem se desenvolver em qualquer idade e, em alguns casos, persistirem por toda a vida.

Os alimentos que costumam causar reação alérgica, conhecidos como “alergênicos”, são: leite, ovos, amendoim, nozes, peixes, mariscos, trigo e soja, mas qualquer um pode ser um alérgeno potencial.

Portanto, é essencial a preparação dos restaurantes para lidar com as alergias alimentares como uma forma de garantir a segurança dos clientes. Indicar a composição dos pratos no cardápio, por exemplo, é uma maneira eficaz de alertar a clientela.  

Informe-se e treine sua equipe 

A primeira etapa é garantir que a equipe do seu restaurante esteja adequadamente treinada e conscientizada sobre as restrições mais comuns, como alergias a amendoim, glúten ou lactose.

Eles devem ser capazes de fornecer informações precisas sobre os pratos e orientar os clientes em suas escolhas. Além disso, é importante também que saibam a forma correta de lidar com os alimentos e utensílios para evitar contaminação cruzada.

Ofereça um cardápio diversificado 

Também é fundamental que o seu estabelecimento tenha um cardápio que ofereça opções variadas, como pratos vegetarianos, veganos, sem glúten, sem lactose, entre outros. 

Seu material de comunicação precisa ser claro e apresentar as informações de forma direta, especificando os ingredientes e possíveis alérgenos presentes em cada prato. 

É importante destacar que, mesmo oferecendo pratos livres de determinados ingredientes, como amendoim, por exemplo, para algumas alergias graves, o simples fato dele ter sido preparado em uma bancada onde o ingrediente foi manipulado anteriormente, já pode representar um alto risco de contaminação.

Por isso, todo cuidado é pouco!

Tenha opções de substituição e customização

Ter opções de substituição e customização é um diferencial, como por exemplo, fornecer uma opção de pão sem glúten. 

Isto demonstra que o restaurante se preocupa em atender às restrições alimentares e criar uma refeição personalizada.

As restrições alimentares afetam um número significativo de pessoas, e isso é cada vez mais comum no dia a dia.

Divulgue as opções veganas e vegetarianas 

Por fim, divulgue as opções do seu estabelecimento. 

Isso pode ocorrer por meio de publicações nas redes sociais, atualizações no site do estabelecimento ou até mesmo por meio de parcerias, que é uma ótima opção para atrair um grande número de clientes para o seu restaurante. 

Ao adotar essas medidas, você cria uma experiência positiva, segura e memorável para todas as pessoas que frequentam o seu estabelecimento!

E claro, garanta que sua estrutura de cozinha e colaboradores esteja preparada para atender a este público.

Muitos restaurantes acabam se especializando para atender exclusivamente as pessoas com restrições. Assim é possível garantir um ambiente totalmente seguro.

Dê destaque ao seu estabelecimento!

Agora que você já sabe como se preparar para atender as necessidades de clientes com restrições alimentares, que tal ser um estabelecimento comercial credenciado à Alelo

Dessa forma você garante mais visibilidade para o seu negócio, além de inúmeras soluções que vão te ajudar com a gestão do seu negócio.

Conheça aqui as vantagens de se credenciar à Alelo e conte com nossa parceria.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.