Você já parou para pensar quanto tempo gasta mexendo em aplicativos no celular todos os dias? Segundo estudos da Apple e do fabricante de aplicativos Locket, nós desbloqueamos o aparelho entre 80 e 110 vezes diariamente. São algumas horas importantes reféns das notificações e dos aplicativos. Mas esse comportamento, que muitas vezes prejudica a produtividade, pode ser usado para o bem da sua carreira. Afinal, existem vários aplicativos voltados para o crescimento profissional. 

 “Administrar o tempo é uma das habilidades para evitar os desvios e há muitos aplicativos que podem colaborar para desenvolver competências importantes, como capacidade de comunicação, autoconhecimento e organização”, diz Daniela Amarotto, consultora de RH, de São Paulo.

Pensando em te ajudar a otimizar o uso do celular, separamos 15 apps que podem auxiliar na evolução da sua carreira, seja no desenvolvimento profissional, na busca por emprego, no networking, a fazer trabalho voluntário, organizar documentos e até mesmo na hora de meditar e relaxar depois de um dia de trabalho. 

Confira a seguir a lista de aplicativos para te ajudar na carreira:

1 – SelfControl 

O aplicativo ajuda a evitar as distrações. Ele funciona bloqueando sites listados por você como aqueles escapes de produtividade. É como um amigo que ajuda a retomar o foco e usar a energia no que realmente importa durante o período de trabalho.

2 – Prezi

Saber prender a atenção dos colegas de trabalho durante as reuniões é fundamental — e um diferencial. Para isso, esse aplicativo pode dar uma mãozinha na hora de inovar nas apresentações ao oferecer a possibilidade de criar conteúdos animados e interativos, que não se limitam aos tradicionais slides. A ferramenta também permite a inserção de planilhas e gráficos e tem o objetivo de colaborar visualmente para que sua explanação seja a mais interessante possível.

3 – Feedly

Uma das competências mais cobradas dos candidatos atualmente é a de contextualização da informação. Não basta mais saber apenas sobre a área e a empresa que trabalha, é preciso ter uma noção do todo. Por isso, esse aplicativo pode ser útil na hora de realizar um filtro sobre os assuntos de interesse. Sua função é integrar as atualizações dos veículos de comunicação selecionados em uma única plataforma,  além de enviar alertas sobre publicações de tópicos pré-definidos como importantes.

4 – How to pronounce

Quando você não tiver um amigo por perto para te ajudar sair daquela saia justa — ou mesmo para treinar idiomas — este aplicativo pode ser um bom aliado. A ferramenta é uma espécie de tradutor, mas focada em expressões ou palavras pontuais, para quem já tem o domínio da língua e esqueceu de algo específico. O aplicativo fornece a pronúncia correta de palavras em idiomas como inglês, russo, português, turco, espanhol, francês e ucraniano. Além disso, você pode gravar sua pronúncia e receber uma avaliação sobre como está seu desempenho.  

5 – GoConqr

Cuidar da carreira demanda especializações constantes. Este aplicativo é um aliado para quem precisa diversificar métodos de estudo e desenvolver concentração. Com ajuda da ferramenta, os usuários têm acesso a grupos de aprendizagem com outros estudantes e profissionais que compartilham dos mesmos interesses. Também é possível traçar mapas de estudo por meio de fluxogramas, cartões de dados, slides e notas, além de poder compartilhar conteúdos.

6 – Pocket

Sabe aquela infinidade de conteúdos que você acha interessante ao longo do dia, mas nem sempre tem tempo para ler na hora que vê? Esta multiplataforma permite que você salve textos e vídeos para explorar mais tarde, seja no smartphone, no tablet ou no computador. O conteúdo é sincronizado automaticamente, em um layout único, e você pode escolher a hora para se atualizar — mesmo que esteja sem conexão com a internet. O aplicativo pode ser uma boa fonte de armazenamento de notícias e palestras sobre temas atuais, por exemplo.

7 – Voluntário

Este aplicativo de trabalho ajuda a interligar voluntários com o interesse de exercer atividades de voluntariado. Ele promove a interação dos usuários por funcionalidades como publicar mensagens, que permite marcar encontros, e assim, doar horas de trabalho de acordo com a campanha envolvida, entre outras. Além disso, divulga ações que estão em andamento e ajuda a exercitar a cidadania digital.

8 – CamCard

Mesmo com a tecnologia ganhando espaço nas relações, a tradicional troca de cartões de visita parece ser inevitável em muitos casos. Mas afinal, o que fazer com os pequenos pedaços de papel para que eles não se percam e levem junto oportunidades de networking? Com este app, você fotografa cada cartão e forma um banco de dados para consultas posteriores. Além da vantagem de não ocupar espaço físico, também fica fácil pesquisar o contato digitando na busca qualquer informação relacionada a ele, seja nome, empresa ou cargo.

9 – Carpool

Aplicativo de carona para o trabalho. Funciona para unir motoristas e passageiros com rotas diárias, para que as viagens sejam compartilhadas e os custos com combustíveis e estacionamento sejam amortizados. Mas, é importante que condutores e passageiros avaliem o perfil um do outro no app, revisando recomendações e classificação antes de iniciar o trajeto juntos. O serviço é baseado em confiança, da mesma forma que outros apps de carona compartilhada como Blablacar. 

10 – Na Prática

Este aplicativo, promovido pela Fundação Estudar, envia dicas de carreira aos usuários e pode ser uma boa fonte de informação e desenvolvimento pessoal. O aplicativo traz conteúdos sobre como é trabalhar nos mais diversos setores e indústrias, como mercado financeiro, tecnologia, consultoria e varejo. Além disso, a plataforma fornece descontos para quem deseja participar de um curso presencial de carreiras da instituição sem fins lucrativos.

11 – Reachr

Esta plataforma pode ser uma opção para os interessados em conseguir uma vaga ou mesmo mudar de emprego. A base da busca são os algoritmos e o objetivo é promover o encontro entre as partes com base nas afinidades e necessidades das companhias e candidatos. Empresas como Decathlon e Natura buscam profissionais por meio da plataforma, que possui vagas em diversos setores.

12 – Trello

É um aplicativo para trabalho em equipe. Com interface simples, ele oferece ferramentas para auxiliar no trabalho e também na vida pessoal. Por meio dele, é possível gerenciar um time compartilhando atividades e recebendo retornos ou apenas fazer uma lista de compras para a casa. É possível fazer o controle de atividades realizadas e pendentes — e evitar os esquecimentos.   

13 – Lumosity

Criado por cientistas e designers, este aplicativo combina jogos cognitivos para treinar a memória, flexibilidade, lógica e solução rápida de problemas. Os games se adaptam conforme o desempenho do usuário e são atualizados a cada duas semanas. É possível acompanhar a própria performance por meio de um histórico. Mais de 85 milhões de pessoas já fizeram o download do app no mundo.

14 – Carteira de trabalho digital

 A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço. Para modernizar o acesso às informações do trabalhador, o Ministério da Economia lançou o aplicativo da carteira de trabalho digital. 

15 –  Medite.se

O aplicativo pode ser uma boa fonte de relaxamento depois de um dia intenso no trabalho ou mesmo antes de um compromisso importante. A ferramenta estimula o autoconhecimento por meio da meditação em poucos minutos. Os áudios que servem como guias são narrados por Tadashi Kadomoto, terapeuta que faz treinamentos comportamentais no instituto que leva seu nome.

Leia também nossa lista de aplicativos para empreendedores aqui. 

Agora que você já tem uma lista de aplicativos, que tal atualizar seu celular e aproveitar seu tempo para investir na sua carreira? Compartilhe com a gente os resultados!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.