Da raiz às folhas, a beterraba é um alimento que contém alta concentração de nutrientes e, por isso, é uma grande aliada na manutenção da sua saúde. E você sabia que uma das responsáveis por sua riqueza nutricional é a sua cor forte e marcante? Isso porque a betacianina, pigmento responsável pela sua coloração, é um poderoso antioxidante e, por isso, ajuda na prevenção de diversas doenças, incluindo alguns tipos de câncer. Já o seu sabor doce faz com que esse seja não apenas um tubérculo saudável, como também extremamente saboroso.

Benefícios da beterraba

Seja em um suco detox, no feijão ou como ingrediente de uma salada variada, fato é que não faltam motivos para consumir a beterraba. Confira cinco deles:

1.Boa para a digestão

A grande quantidade de fibras desse tubérculo (10% da nossa necessidade diária) é o grande trunfo da beterraba para a nossa digestão. Isso porque elas normalizam o trato intestinal, o que é essencial para a saúde digestiva. E mais: uma substância chamada betaína normaliza a secreção ácida do estômago, o que melhora a absorção de nutrientes e evita problemas como azia e refluxo.

2. Aliada de atletas

Se você pratica atividades físicas, a beterraba não pode ficar de fora da sua dieta. Isso porque ela confere energia para realizar os exercícios e aumenta a resistência, uma vez que fornece mais nutrientes e oxigênio para os músculos. O alimento também aumenta a força e reduz a fadiga muscular. E se o seu objetivo é a perda de peso, também pode consumir a beterraba sem receio, já que ela é um vegetal com baixo teor de gorduras.

3. Auxilia a saúde mental

Há estudos que mostram que o consumo regular desse vegetal é um dos aliados para evitar doenças degenerativas, como a demência. Isso porque ele possui nutrientes que aumentam o fluxo de sangue no cérebro. Trata-se ainda de um dos ingredientes que ajudam no tratamento de depressão, já que é rico em triptofano, aminoácido responsável pela sensação de bem-estar.

4. É benéfica para o coração

Se você precisa reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, precisa inserir a beterraba no seu cardápio hoje mesmo. Ela conta com uma substância chamada betacianina, que controla o colesterol e protege as paredes arteriais, o que é essencial na prevenção das doenças cardiovasculares, como derrame e infarto.

5. Ajuda a prevenir anemia

Você já deve ter visto algumas pessoas cozinhando feijão juntamente com uma beterraba. O objetivo disso é potencializar o teor de ferro no alimento. Como a beterraba é rica nesse mineral, ela é uma aliada poderosa para prevenir a anemia. Por isso, especialmente as mulheres grávidas devem consumir regularmente esse vegetal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 45

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.