As questões socioambientais vem sendo cada vez mais levadas a sério pelo mercado corporativo. Nesse sentido, o ESG, (sigla de: Enviromental/Ambiental, Social and Governance/ Governança) desponta como uma estratégia empresarial, que já foi tema aqui no Blog da Alelo

Ela reúne os critérios ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Uma forma de avalia-las pelos seus resultados socioambientais. 

Pensando na importância do ESG , o Blog da Alelo separou cinco filmes e documentários para você refletir sobre o tema.

Bora lá!

Queda Livre – A tragédia do Caso Boeing

Em 2018 e 2019, dois acidentes aéreos envolvendo aeronaves da empresa norte-americana Boeing deixaram centenas de vítimas. “Queda Livre – A tragédia do Caso Boeing” é um documentário na Netflix que mostra a negligência da empresa com os modelos 737 Max (modelo dos acidentes).

 Por meio do documentário, é possível ver como, apesar de a empresa dizer que prioriza a segurança, ela na verdade dava prioridade ao lucro. Um dos problemas era a falta de treinamento adequado dos pilotos. 

  • Lançamento: 2022
  • Onde Assistir: Netflix

 O Crime do Século 

Os Estados Unidos vivem uma epidemia de uso excessivo de opióides. Desde os anos 2000, mais de 500 mil pessoas morreram no país devido à overdose desse tipo de remédio. “O crime do século” fala sobre a responsabilidade da indústria farmacêutica norte-americana no quadro.

Minissérie documental em dois episódios, traz testemunhas-chave sobre o caso. A crise do vício em opióides teve como catalisadores prescrições médicas desnecessárias, campanhas de marketing desonestas e até vista grossa do governo

  • Lançamento: 2021
  • Onde Assistir: HBO Max

Desserviço ao consumidor

Vários meios do mundo corporativo aparecem na série documental da Netflix “Desserviço ao consumidor”, como as indústrias de cosméticos, cigarros eletrônicos, móveis não duráveis, além do ciclo da reciclagem. 

 A série mostra como as empresas podem construir sua imagem através de marketing e propaganda enganosa. Um exemplo são as instituições que assumem publicamente um papel de sustentáveis e engajadas sem serem de verdade. 

  • Lançamento: 2019
  • Onde Assistir: Netflix

Seaspiracy: Mar Vermelho

Todos os temas que envolvem o ESG são abordados em “Seaspiracy: Mar Vermelho”, um filme que fala sobre consequências da indústria da pesca. 

Mostrando sua perspectiva pessoal sobre o assunto, o cineasta Ali Tabrizi traz um material que avalia o impacto dos hábitos humanos na vida marinha.

Tabrizi investigou vários crimes ambientais que aconteceram nos mares e oceanos. “Seaspiracy” aborda a falta de responsabilidade ambiental, manipulação de selos sustentáveis, entre outras coisas.

  • Lançamento: 2021
  • Onde Assistir: Netflix

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

Os danos causados ao meio ambiente pela indústria agropecuária são o tema de “Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade”. Um relatório da ONU é usado para mostrar como a maioria dos impactos ambientais são causados pela atividade pecuária. 

Além disso, o documentário apresenta um caminho para a sustentabilidade global. “Cowspiracy” é produzido e dirigido por Keep Andersen e Keegan Kuhn e tem produção executiva de Leonardo DiCaprio.

  • Lançamento: 2014
  • Onde Assistir: Netflix

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.