alimentaçãoBem-EstarDesempenhoDisposiçãoEquílibroSaudabilidade

6 alimentos que conferem a sensação de saciedade

0

Quem busca qualidade de vida sabe que é essencial manter uma dieta balanceada, composta por alimentos saudáveis. Para isso, é preciso estar atento em relação à qualidade e a quantidade do que se consome durante o dia. E alguns alimentos são poderosos aliados nisso, por terem alto valor nutricional e conferirem uma sensação de saciedade, que diminui o desejo de ingerir guloseimas entre as refeições.
Body Building Diet food
Alimentos que conferem a sensação de saciedade
Para fugir das tentações que comprometem a dieta alimentar, é importante inserir na rotina diária alimentos ricos em fibras, que retardam a digestão e, assim, dão a sensação de saciedade. Com isso, eles ainda são aliados de quem deseja perder alguns quilos. Confira abaixo algumas opções que cumprem esse papel:
Cereais integrais
Os pães cereais integrais (pães, arroz, macarrão, aveia, quinua…) são alimentos que merecem ser incluídos na dieta. Esses produtos ajudam a manter o equilíbrio do nível de açúcar no sangue e possuem grandes quantidades de fibras, o que contribui para que a pessoa se sinta satisfeita por um tempo maior.
Loaf of Multigrain Bread
Arroz integral e Feijão
Essa dupla é imbatível quando se trata deste assunto. Isso porque o arroz integral possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, fosfato e ferro. Já o feijão é um alimento rico em proteína vegetal, fibras, fonte de ferro e vitaminas do complexo B. Ele é um tipo de amido resistente. Isso quer dizer que o seu carboidrato demora mais tempo para se transformar em glicose (açúcar no sangue), evitando picos de insulina e que o metabolismo fique lento. Além do valor nutricional, a ingestão destes dois alimentos juntos faz com que a pessoa demore mais tempo para sentir fome. Dê preferência ao arroz integral por conter fibras.
rice and beans
Frutas associadas a grãos e iogurtes                  
As frutas e os grãos são excelentes fontes de fibras. Quando consumidos com iogurte, ou qualquer outro laticínio, oferecem maior saciedade, pois esses produtos contêm grandes quantidades de proteína. A digestão desses alimentos é mais lenta, o que faz com que demore mais tempo para sentir fome.
Detox breakfast
Saladas cruas
Os vegetais crus são campeãs de fibras e também contam com outra particularidade: elas exigem muita mastigação. Este é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer. Por isso, inclua sempre as saladas cruas no almoço e no jantar.
Fresh vegetables salad on wooden table
Carnes
Por serem ricas em proteínas e gorduras, as carnes retardam a fome. Porém, especialistas alertam que elas não devem ser consumidas em grandes quantidades para cumprir este objetivo. O ideal é consumi-las com outros alimentos, como verduras e legumes, para que a refeição fique mais completa e, com isso, mais saudável.
Grilled steak with salad
Oleaginosas
As castanhas, amêndoas e nozes, além de serem uma ótima fonte de gorduras mono e poli-insaturadas, consideradas saudáveis para o organismo, são ricas em proteínas vegetais. Eles retardam o esvaziamento gástrico por conta das fibras e gorduras boas.

Vale a pena inserir esses alimentos que conferem a sensação de saciedade na sua rotina alimentar, para assim evitar os “beliscos” durante o dia. Para outras dicas de alimentação saudável, não deixe de acompanhar o site da Alelo Comer Bem É Tudo de Bom.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.