8 frutas e legumes típicos do inverno para incluir na sua dieta

Com o friozinho típico do inverno, fica ainda mais irresistível se render às delícias calóricas para ajudar a aquecer um pouco mais o corpo. Com isso, o consumo de frutas e vegetais costuma ser menor nessa época do ano. Mas não precisa ser assim. A estação é propícia para uma diversidade de vegetais ricos nutricionalmente e que ainda podem conferir um sabor diferenciado às suas refeições. 

Consumir frutas e legumes típicos de cada estação só tem vantagens. Além de serem mais baratos, já que há uma maior oferta, eles também são mais frescos e nutritivos. Como são cultivados na época natural de produção, não é necessário o uso de grandes quantidades de agrotóxicos, fertilizantes e outros agentes químicos. Isso interfere também no sabor, que fica muito mais realçado. 

8 frutas e legumes típicos do inverno 

Confira quais os alimentos dessa estação que merecem fazer parte de sua rotina alimentar: 

Morango: Para quem não resiste a uma sobremesa depois do almoço, essa é a fruta perfeita. O morango é rico em vitamina C e, por isso, ajuda a fortalecer a parede dos vasos sanguíneos. Além disso, tem um baixo valor calórico. 

Laranja: Outra fonte de vitamina C, o que é especialmente importante nessa época do ano, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso, a laranja ajuda no controle do colesterol e regula o intestino, por ser fonte de fibras. 

Pera: Essa é uma fruta que ajuda na digestão e regula o intestino, por ser fica em fibras. Esses nutrientes ainda prolongam a sensação de saciedade, o que é ótimo para quem deseja perder peso. E não é só isso. A pera ainda tem um baixo índice glicêmico e, por isso, é uma das frutas que menos aumenta o nível de açúcar no sangue. 

Berinjela: Além de versátil, a berinjela é extremamente nutritiva. O vegetal possui uma substância chamada tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas. 

Batata-doce: Aliada de quem pratica atividades físicas, especialmente musculação, a batata-doce é fonte carboidratos complexos, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e confere maior saciedade. 

Inhame: Por ser fonte de vitamina B6, o consumo regular de inhame ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas. 

Tangerina: Outra fonte de vitamina C, ela é uma boa aliada na prevenção de gripes e resfriados. Também é rica em potássio, mineral que previne câimbras.

Banana: Uma das frutas mais consumidas pelo brasileiro, a banana é muito rica em potássio. Além disso, ajuda no controle da pressão arterial e ajuda na prevenção e tratamento da depressão. 

Como você viu, opções não faltam para manter uma alimentação saudável e menos calórica durante todo o ano! Por isso, não abra mão desses e outros vegetais e garanta uma melhor qualidade de vida!

O que você achou disso?

Alelo

Share
Published by
Alelo

Recent Posts

Os desafios na busca pela acessibilidade cultural

A cultura tem um papel essencial na inclusão social e por isso o debate sobre…

3 dias ago

Como o esporte pode ajudar no desempenho profissional?

O esporte traz diversos benefícios para a saúde, mas também pode ser muito vantajoso para…

4 dias ago

Deslocamento até o trabalho: o que diz legislação sobre as horas in itinere?

O termo horas in itinere é usado no “juridiquês” para tratar o deslocamento até o…

6 dias ago

Supermercado é lugar de criança sim!

Fazer compras no supermercado representa uma oportunidade de promover uma educação financeira e alimentar aos…

6 dias ago

Como cuidar da pele sem gastar muito dinheiro?

Sim, é possível cuidar da pele sem apertar o bolso! Confira dicas da Alelo para…

1 semana ago

Diversidade e amizade: “Priscilla, Rainha do Deserto – O Musical” chega aos palcos em junho

O espetáculo estreia dia 7 de junho, em São Paulo. Reynaldo Gianecchini, Diego Martins, Verónica…

2 semanas ago