Os restaurantes bem que tentaram segurar, mas chega uma hora em que o aumento nos custos dos alimentos, energia e gás precisa ser repassado ao valor final cobrado dos clientes.
Mas como comunicar isso sem deixá-los insatisfeitos?
Apesar de muito se falar sobre a alta nos preços, é preciso comunicar o reajuste de forma clara e responsável para não pegar os consumidores de surpresa e evitar afastá-los do seu negócio.
Para ajudar seu restaurante nesta tarefa, preparamos algumas dicas:
1 – Avise o aumento de preços com antecedência
Ninguém gosta de ver que os preços subiram apenas quando a conta chega. Para mostrar respeito pelos seus clientes, programe o reajuste e avise-os com antecedência.
E não se esqueça de deixar claro no comunicado a partir de quando o reajuste entrará em vigor. Esta informação é importante principalmente para quem trabalha com venda de pacotes de alimentação, por exemplo.
2 – Explique os motivos do aumento de preços
Embora todo mundo saiba que os preços de combustíveis subiram e que isso impacta, por exemplo, nos custos de produção, explique essa e outras razões para o reajuste.
Considere também abrir os valores de custos de alguns produtos, como os mais utilizados no seu estabelecimento.
Se por exemplo, seu restaurante tem a carne como um dos principais ingredientes, considere informar ao cliente que determinado tipo de carne teve um reajuste de X% e que isso tem impactado de forma significativa nos custos do seu negócio, tornando necessário o aumento de preço.
3 – Comunique o aumento de preços em diversos meios
Na hora de divulgar a alta nos preços, lembre-se de fazê-lo por todos os meios possíveis.
Cartazes afixados pelo estabelecimento comercial são essenciais, principalmente na entrada e próximo ao caixa.
Caso você tenha os contatos de seus clientes, envie também e-mails ou mensagens via WhatsApp e Telegram, dependendo de como estiver acostumado se comunicar com eles.
Mas lembre-se de oferecer uma contrapartida. O que nos leva à próxima dica:
4 – Reforce os planos de fidelização
Agora que você já deu a má notícia, bora trazer a boa.
Utilize campanhas de fidelidade e promoções especiais para trazer seus clientes para perto de você.
Por exemplo, uma bebida de graça quando se consome um valor mínimo, ou um brinde após um determinado número de refeições no estabelecimento.
Desta forma, você ressalta que, apesar do aumento nos preços, seu estabelecimento continua preocupado com o melhor atendimento e atento às necessidades dos clientes.
Após seguir essas dicas, mantenha-se disponível para conversar com as pessoas para tirar possíveis dúvidas e esclarecer outros pontos.
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Este é o momento de cativar seus clientes, mostrando que, apesar de todas as dificuldades, vocês devem seguir juntos em parceria.
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