O organograma é um modo de ilustrar, por meio de um gráfico, a estrutura interna de uma empresa, com a disposição dos setores, cargos e funcionários. Assim, é possível ver de forma clara toda a hierarquia empresarial.
Mas saiba que há vários formatos que podem fazer essa representação visual, com o organograma circular sendo um dos mais populares. Para mostrar as particularidades desse modelo, confira este conteúdo do blog da Alelo. Vamos lá?
O que é o organograma circular?
Também conhecido como organograma radial, o organograma circular é uma alternativa interessante ao padrão hierárquico, em que a estrutura da organização aparece em estilo pirâmide.
Nesse modelo, o cargo de liderança (proprietário, CEO, diretor) é posicionado ao centro do quadro, com o nível de hierarquia em ordem decrescente, enquanto se segue para as camadas mais externas do círculo.
Quais as vantagens do organograma circular?
A ideia principal do organograma circular é destacar o trabalho colaborativo em equipe e reduzir distâncias entre os cargos.
O modelo circular possui uma configuração mais inclusiva, com a economia de espaço na representação dos departamentos e dos trabalhadores.
Outros benefícios ligados ao organograma circular são:
- Estímulo à integração de novos funcionários;
- Menos peso na disposição da hierarquia;
- Facilita o planejamento para a alocação de recursos e de equipe;
- Demonstra melhor a posição dos colaboradores e quem contatar diante de cada situação.
A leitura desse modelo, porém, talvez seja difícil para pessoas não acostumadas. Funcionários novos, por exemplo, podem ter problemas para identificar com precisão a quem se reportar na linha hierárquica da corporação.
Como saber se a estrutura circular é a melhor para a empresa?
Por diminuir as diferenças entre liderança e os demais colaboradores, esse modelo organizacional é mais frequente em empresas modernas e com liderança no estilo liberal, que gostam de ressaltar a cultura de colaboração da equipe.
Como implementar o organograma circular
Confira algumas informações que não podem ficar de fora durante a estruturação do desenho do organograma circular:
- represente cada colaborador, se possível com foto, nome, cargo e e-mail;
- indique a quem cada funcionário deve se reportar para facilitar o trânsito de informações na empresa;
- mantenha o organograma sempre atualizado e completo, além de disponibilizá-lo em lugares onde possa ser consultado a qualquer momento.
Após reunir todas as informações, escolha o programa onde será desenhado seu organograma circular. Há diversas ferramentas e aplicativos disponíveis online que podem ajudar nessa construção.
Garantir um ambiente de trabalho organizado, justo e transparente para seus colaboradores é um excelente caminho para o sucesso.