Se você quer reduzir as despesas do seu negócio, talvez a sublocação seja uma opção. Não sabe o que é isso? Calma que o Blog da Alelo vai te explicar.
Existem algumas vantagens nesse tipo de locação de imóveis, desde reduzir custos até atrair mais clientes. Mas é preciso levar em conta alguns aspectos antes de escolher o lugar. Bora lá?
O que é sublocação de estabelecimento comercial?
A sublocação ocorre quando o inquilino aluga o imóvel do proprietário e o subloca (aluga novamente) para outra pessoa.
Com isso, o sublocatário passa a ser responsável pelas despesas (aluguel, condomínio, taxas, etc) e também pela preservação do imóvel.
Para isso, a principal exigência é que o valor da sublocação não ultrapasse o valor total do aluguel original do imóvel.
Quais são os benefícios da sublocação de estabelecimento comercial?
- Redução de despesas: a sublocação pode ajudar a diminuir os custos. Isto porque o valor do aluguel tende a ser menor. E em muitos casos, a estrutura do local já está preparada para um negócio, reduzindo os gastos com implantação com adequação de espaços, equipamentos de cozinha, etc
- Atrair mais clientes: quando a sublocação é concomitante com o funcionamento de outra empresa no mesmo local, além da redução de custos, ambos os negócios podem se beneficiar com a circulação dos seus clientes. Principalmente quando os produtos e serviços são complementares.
Como fazer a sublocação de um estabelecimento comercial?
Primeiramente, certifique-se de que o dono do imóvel sabe da sublocação. É preciso que esteja tudo em contrato e muito bem especificado.
Em seguida, fique preste atenção ao valor cobrado. Ele não pode ser maior do que o valor original do aluguel.
Outro ponto a ser considerado é que, na hora da renovação do contrato, quem está sublocando o imóvel tem preferência para continuar no ponto.
O artigo 30 da Lei do Inquilinato diz que “estando o imóvel sublocado em sua totalidade, caberá a preferência ao sublocatário e, em seguida, ao locatário. Se forem vários os sublocatários, a preferência caberá a todos, em comum, ou a qualquer um deles – se um só for o interessado”.
Isso quer dizer que, se você já ocupa o ponto comercial como sublocatário e pretende ficar, a preferência é sua.
Na mesma lei, o artigo 51 diz que nas locações de imóveis destinados ao comércio, o locatário terá direito à renovação do contrato, por igual prazo, desde que, cumulativamente:
- o contrato a renovar tenha sido celebrado por escrito e com prazo determinado;
- o prazo mínimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos;
- o locatário esteja explorando seu comércio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo e ininterrupto de três anos.
Na dúvida, procure um advogado especialista em direito imobiliário para lhe orientar.
Dicas para encontrar o espaço ideal para sublocação
1. Conheça o público
Compreender o perfil de quem vai consumir seu produto ou serviço é o primeiro passo para encontrar um bom local para o seu negócio. Especialmente se você já tem um comércio e quer mudar a sua empresa de lugar.
2. O local deve ser visível
A visibilidade, como já dissemos, tem um impacto enorme no dia a dia e deve ser levado em consideração na hora de escolher o imóvel. Lembre-se daquele ditado “quem é visto é lembrado”.
3. Considere a acessibilidade
Além de ser um ato de responsabilidade social, prezar pela acessibilidade garante a diversidade de público.
4. Fluxo de pessoas na área
Avalie o fluxo de pessoas no bairro escolhido. Veja os horários de maior movimento e até mesmo a existência de estabelecimentos que possam atrair pessoas para a região, como: universidades, bancos e supermercados.
5. Analise a concorrência
Avalie se vale a pena abrir uma empresa do mesmo segmento de outra que já é consolidada no mercado e na região onde está instalada. Alguns quarteirões podem fazer a diferença.
6. Potencial de crescimento da região
O crescimento da região vai afetar diretamente o seu estabelecimento. Se a prefeitura vai colocar uma nova linha de ônibus, metrô ou construir algo que atraia mais público, por exemplo, com certeza vai mexer com a dinâmica da sua empresa.
7. Infraestrutura
Analise como é o acesso à energia, se a rede de telefonia do bairro é boa, se a internet é de qualidade, a proximidade de transporte público e os pontos de estacionamento, o tamanho do local, e muito mais.
Agora que você já sabe o que é a sublocação, pode considerar essa forma de aluguel de ponto comercial para abrir uma empresa ou mudar a sua de local. 🙂
Confira no site da Alelo todas as vantagens que os estabelecimentos comerciais têm ao se credenciar.